segunda-feira , 29 abril 2024

Teclado do notebook parou de funcionar? Veja o que pode ser feito

Então você está num dia super produtivo, ideias fluindo a mil por hora, dedos teclando nervosamente eis que parte do teclado do notebook ou até mesmo ele todo, para de funcionar. Você insiste, passa a digitar com mais força na tentativa de fazer as letras que insistem em não aparecer colaborarem com a sua inspiração, mas de nada adianta. Essa situação é mais comum do que aparenta, mas não é o fim do mundo. Veja aqui o que fazer para tentar solucionar o problema no teclado do notebook.

Bom, a primeira coisa a fazer é identificar se o problema está acontecendo com um tecla, um região do teclado ou o teclado por inteiro. Pra isso, digite a seguinte frase em inglês, que utiliza todas as letras do alfabeto em outros programas, pois, às vezes, o problema está na configuração do software utilizado: The quick brown fox jumps over the lazy dog. Certo, agora você já consegue identificar quais são as teclas que estão falhando. Vamos ao próximo passo para consertar o teclado do notebook.

1 – Aspirando ou “soprando”

Caso você perceba que apenas uma tecla ou uma pequena região do teclado está falhando, pode ser resultado de sujeira proveniente dos famosos “lanchinhos” em frente ao computador, que invadiram o seu teclado, e, agora, estão emperrando o dito cujo.

A melhor forma (e menos agressiva) de se livrar de possíveis migalhas vilãs é utilizando um aspirador USB ou um caseiro mesmo. Passe o aspirador por toda a região em que as teclas estão emperrando, lembrando-se de inclinar um pouco, a fim de facilitar a saída da sujeira para dentro do aspirador.

teclado do notebook

Outra possibilidade é com um compressor de ar, “soprando” a migalha pra fora do teclado do notebook. Caso o aspirador ou o compressor de ar não tenham conseguido resolver a questão, vamos apelar para a velha e boa tática do “conserto a base da força”.  Desligue o seu notebook para não danificar os componentes (principalmente o HD). Com ele totalmente desligado, vire-o de cabeça para baixo (não totalmente, procure segurá-lo um pouco angulado para que a sujeira possa “escorregar” dentro do teclado e encontrar seu caminho para fora) e dê uma chacoalhada, a fim de “desemperrar” a sujeira.

Você pode (e deve) passar novamente o aspirador após o procedimento a fim de retirar, efetivamente, todos os possíveis restos de migalhas que estão lá de dentro. Na maioria dos casos, se o problema realmente for sujeira, você consegue “corrigi-lo” sem maiores dificuldades.

Como evitar o acúmulo de sujeira?

Uma forma de evitar a entrada e/ou acúmulo de sujeira no teclado do notebook é utilizar uma película protetora, pode até ser um papel filme desses convencionais de cozinha. Mas, o mais correto é evitar de degustar alimentos que esfarelam ou podem respingar sobre o teclado, por mais impossível que isso pareça.

2 – Café, refrigerantes e outros líquidos

No caso de líquidos, “o buraco é mais embaixo”. Consumir líquidos em frente ao notebook pode ser no mínimo uma aventura perigosa. Líquidos podem causar um dano mais sério, não somente ao teclado, mas a outros componentes do notebook.  Mas, sabemos que esses acidentes acontecem. Veja como proceder nesses casos.

Caso tenha derramado apenas algumas gotas de refrigerante ou café você pode, com o notebook desligado, retirar as teclas que foram afetadas pelo derramamento e utilizar um pano seco, com poucas gotas de produto de limpeza (pode ser álcool ou até mesmo um pouco de água com sabão) para retirar o produto derramado da placa.

Um cotonete pode ser bem útil nesses casos, por tratar-se de um espaço pequeno e delicado. Deixe a área secar por completo antes de ligar novamente o notebook. Se a quantidade de líquido derramada for grande, a primeira coisa a fazer é desligar o notebook para evitar danos mais extensivos. Outras peças além do teclado podem ser danificadas nesses casos. No que diz respeito ao teclado especificamente, a secagem e possível salvamento do mesmo é um pouco mais difícil. Normalmente nesses casos é necessário fazer a substituição do teclado.

3 – Reboot

Muitas vezes, o teclado pode apresentar problemas por uma possível falha no sistema. A primeira opção nesses casos é o famoso reboot. O reboot ( reinicialização) pode corrigir centenas de problemas. Se você não consegue usar o mouse ou o teclado para reinicializar o seu notebook, basta apertar o botão do power continuamente até que o notebook se desligue. Caso o problema do teclado do notebook não tenha se resolvido após a reinicialização, verifique as alternativas abaixo.

4 – Drivers

Esse e um problema que pode aparecer caso você tenha o costume de instalar softwares de terceiros com frequência, e/ou costuma desligar sua máquina no botão Power, sem usar o comando desligar (shut down).

Cheque o gerenciador de dispositivos do seu notebook.  Se na linha que representa o teclado estiver aparecendo um ponto de exclamação ou caso você não encontre a linha do teclado de forma alguma,  acesse a página do fabricante de seu laptop a fim de baixar os drivers mais recentes para o teclado do notebook.  Talvez você precise utilizar um teclado USB para poder preencher possíveis campos solicitados previamente ao download. Uma vez encontrado o driver, basta instalá-lo e seu problema deve ser corrigido.

5 – Teclado USB

Caso todas as opções anteriores não corrijam seu problema com o teclado, a alternativa inicial é utilizar um teclado USB. Dessa forma, você vai poder utilizar o notebook imediatamente e finalizar os procedimentos iniciados no momento em que o teclado passou a falhar. Assim, você não perde tempo tentando resolver um problema que pode ser mais complicado, como no caso de ser necessária a reposição da peça.

As vezes, por pequenos impactos, a conexão do cabo flat do teclado do notebook pode se soltar da placa mãe, ocasionando problemas parciais ou integrais no funcionamento dele. Se você tem conhecimento e/ou prática em abrir notebooks, consertar esse pequeno problema é simples e fácil.

Caso não seja, veja no site do fabricante ou em tutoriais na internet se há uma explicação em como desmontar o notebook para corrigir o erro. Se você não se sente seguro para efetuar a desmontagem e reconexão do cabo, procure uma assistência técnica de sua confiança para que possam resolver a questão com segurança.

7 – Teclado com defeito

Se você ainda conta com a garantia de fábrica ou garantia estendida, a melhor opção nesse caso é acionar o fabricante.  Caso eles entendam que realmente há um defeito em seu teclado do notebook, é provável que você consiga substitui-lo sem problemas. Lembrando que antes de enviar seu notebook para uma assistência, é sempre prudente efetuar um back-up de seus dados.

Caso você não esteja coberto pela garantia, você terá que substituir o seu teclado por conta. Conte conosco para ajudá-lo a encontrar o teclado correto para seu notebook!

8 – Re-instalando o driver do teclado

Muitos dos problemas apresentados pelos teclados estão ligados aos drivers utilizados pelo sistema. Corrigir esses problemas não é nenhum bicho de sete cabeças, mas requer um cuidado específico.

O primeiro passo para efetuar a correção do driver com segurança é criar um ponto de restauração do sistema, caso haja algum problema durante a correção do driver. Uma vez criado o ponto de restauração, abra o gerenciador de dispositivos. Se você utiliza o Windows XP, clique em Iniciar, clique em “meu computador” com o botão direito do mouse, e selecione propriedades. Clique na aba Hardware, e abra o gerenciador de dispositivos. Caso utilize Windows Vista, 7 ou superior, apenas clique em iniciar, escreva “gerenciador de dispositivos” e pressione enter.

Encontre na lista o seu teclado, clique com o botão direto do mouse sobre ele e selecione desinstalar.

Uma vez desinstalado, selecione a opção Verificar se há alterações de hardware. Esta ação irá re-instalar o driver.

Caso esta ação não seja eficaz na correção do problema, é preciso descobrir se o problema é no hardware ou no Windows.

Testes

Primeiro plugue um teclado USB no seu computador e verifique seu funcionamento. Caso ele não esteja funcionando também, o defeito não está exatamente nesse componente. Para verificar se o problema está no Windows, você pode rodar a partir de um disco virtual um outro sistema (como Lynux ou Ubuntu, por exemplo). Se o problema persistir nesse novo sistema operacional, o problema não está no Windows e pode ser físico, na placa do teclado.

Caso os testes demonstrem que o problema está no Windows, a primeira opção é tentar a restauração do sistema, “levando” o computador até uma data/ponto anterior ao problema. Caso esta ação não resolva, infelizmente será necessário a re-instalação do Windows. Se for um problema do hardware do teclado, será necessário substituir o mesmo.

Caso tenha alguma dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato conosco e teremos prazer em atendê-lo!

Verificar também

Melhor notebook custo-benefício em 2024: 6 modelos para comprar

Os melhores notebooks com bom custo-benefício precisam oferecer uma configuração capaz de executar sistemas modernos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.