Android tem ajustes avançados que evitam lentidão e engasgos; saiba usar

Funções ficam dentro das opções para desenvolvedores e profissionais de tecnologia.

 Celulares com Android contam com um modo de programador que oferece vários recursos para modificar e melhorar o desempenho do sistema. Entre eles estão a finalização de atividades de aplicativos e o limite de processos rodando em segundo plano. Ambos reduzem o consumo de memória RAM, uma das causas mais comuns para travamentos e lentidão do celular.
O comportamento dos apps permanece praticamente inalterado. Eles continuarão enviando notificações, como de costume, mas, dependendo da configuração, serão finalizados como se tivessem sido fechados um a um na aba multitarefa. Nos passos a seguir, saiba como acessar e ativar essas duas ferramentas para ter um Android mais rápido.

Celular dual chip: dicas para gerenciar dois cartões SIM no Android

Passo 1. Abra a bandeja de apps do Android e entre no app “Configurar”. Desça a tela até a seção “Sistema” e entre em “Programador”. Se não estiver visualizando esta opção, siga as dicas do tutorial para ativar o modo desenvolvedor.

Passo 2. Deslize a tela até “Aplicativos”, a última seção do menu “Programador”, e ative a ferramenta “Não manter atividades”. Isso fará com que todas as tarefas de um aplicativo sejam encerradas sempre que o usuário sair do app, liberando memória do dispositivo.

Passo 3. Uma alternativa para melhorar o desempenho do Android, mas mantendo algumas atividades armazenadas na RAM, é limitar a quantidade de processos em segundo plano. Para isso, toque na opção “Limite de processo em 2º plano” e escolha o limite – neste exemplo, o Android só conseguirá rodar até três processos em 2º plano.

Passo 4. Note que a opção já está com o limite que você definiu.

Caso você perceba algum comportamento diferente do esperado após ativar as funções, tente desligá-las novamente, fazendo o caminho inverso ao apresentado neste tutorial. Em nossos testes, o celular mostrou-se mais estável após o procedimento.

Verificar também

App espião: como saber se o seu celular Android ou iPhone é monitorado

Os apps espiões podem monitorar atividades, coletar dados pessoais, acessar a localização do usuário e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.