quinta-feira , 25 abril 2024

WhatsApp vai apagar conversas antigas do Android; tire suas dúvidas

Mudança só afeta chats em backup, não os salvos no dispositivo. Usuários Android terão espaço ilimitado na nuvem do Google

Os backups de conversas do WhatsApp com mais de um ano vão ser excluídos do Google Drive a partir da próxima segunda-feira (12). A ação é resultado da parceria entre o mensageiro e o Google, com objetivo de oferecer espaço ilimitado na nuvem para as cópias de segurança. Tanto o armazenamento infinito quanto a exclusão automática de backups antigos será apenas para usuários Android. No iPhone (iOS), tudo continua igual e os itens permanecem salvos no iCloud Drive.

Em resposta ao TechTudo, o WhatsApp disse que, caso os usuários sejam avisados sobre a mudança, a notificação deverá ocorrer a partir do Google, que cede o serviço de armazenamento. Apesar de ter sido anunciada há quase três meses, a novidade tem causado dúvidas nos usuários do mensageiro. Veja abaixo as principais perguntas e respostas sobre o assunto em torno dos arquivos de backup do WhatsApp no Android via Google Drive.

1. Com o novo backup, todas as minhas mensagens antigas serão apagadas?
Não. Fazer backup do WhatsApp não muda em nada o que está no aplicativo. Com ou sem a ação, suas conversas antigas continuarão no app. O que ocorre é que, com o backup, é possível salvar seus chats e mídias no Google Drive. Isso permite recuperar todo o seu histórico caso o celular seja perdido, o aparelho trocado ou mesmo se precisar restaurar o smartphone para as configurações de fábrica.

Só serão apagados os arquivos de backup mais antigos que um ano. Dessa forma, se você fez a cópia de segurança há muito tempo e tem conteúdos mais velhos que deseja manter, precisa realizar um novo backup antes de 12 de novembro, quando o recurso passa a valer. Com isso o arquivo será atualizado e, assim, não será apagado do serviço de armazenamento.

 

2. Quem precisa fazer o backup do WhatsApp?
Quem usa o WhatsApp no Android e fez o último backup há mais de um ano, ou seja, antes do dia 12 de novembro de 2017. Para saber a data do salvamento dos arquivos, clique no menu de três pontinhos na tela inicial do mensageiro e selecione “Configurações”.

Em seguida, acesse “Conversas” e entre em “Backup de conversas”. A data e tamanho da última cópia serão exibidos no topo da tela, na seção “Último backup”. Como medida de segurança, o ideal é que todos os usuários Android façam um novo backup antes do dia 12 de novembro deste ano. A ação garantirá que os arquivos antigos sejam preservados.

3. Uso o WhatsApp no iPhone. O que muda para mim?
Nada muda para usuários do iPhone. Os arquivos de cópia antigos do WhatsApp serão apagados do Google Drive porque as duas empresas — Google e WhatsApp — firmaram uma parceria para tornar o backup ilimitado para usuários Android. A partir do dia 12 de novembro, esses arquivos com mídias e conversas não serão mais contabilizados no espaço do Drive, que é de 15 GB na versão gratuita e até 30 TB nos planos pagos.

Não existe a mesma parceria entre WhatsApp e Apple. Os backups feitos via aplicativo para iPhone continuam sendo armazenados no iCloud Drive e ocupam espaço na nuvem, também com 15 GB gratuitos. Como consequência, a empresa não precisa limpar periodicamente o servidor para liberar armazenamento.

4. Como fazer o backup das mensagens antigas do WhatsApp?
Fazer backup das mensagens do WhatsApp é bastante simples. Primeiro é preciso entrar na tela da ferramenta, acessível por meio do caminho já descrito acima — “Configurações” > “Conversas” > “Backup de conversas”.

Depois, clique sobre o campo “Fazer backup no Google Drive” e escolha a frequência para criação das cópias de segurança. O recomendado é escolher as opções “Diário”, “Semanal” ou “Mensal” para garantir uma periodicidade regular. Marque a caixa “incluir vídeos”, caso queira manter esse tipo de arquivo, confirme a conta Google que está vinculada e então aperte o botão “Fazer backup” para concluir a ação.

5. Como recuperar conversa e arquivos do WhatsApp?
Para restaurar as conversas e mídias salvas no backup é necessário estar com o mesmo número de celular e a mesma conta Google utilizados no momento da criação do backup. Isso significa que, se você teve seu celular roubado ou pedido, primeiro é preciso fazer a transferência do número para outro chip antes de realizar a recuperação.

Com essas medidas tomadas, reinstale o WhatsApp no novo aparelho. Quando o app verificar o telefone, exibirá uma mensagem para que você restaure, de forma nativa, suas mensagens e arquivos do Google Drive. Toque em “Restaurar” e aguarde o processo ser concluído. Depois pressione o botão “Próximo” e suas conversas antigas estarão carregadas no mensageiro.

6. Como posso apagar itens desnecessários do backup? Preciso fazer isso?
Você pode excluir o arquivo de backup do WhatsApp do Google Drive, mas não é possível selecionar quais mídias apagar e quais manter — ou apaga tudo ou mantém tudo. A exclusão individual dos arquivos deve ser feita antes de salvar a cópia de segurança. Essa ação não é exatamente necessária, especialmente porque esses arquivos não gastarão mais espaço no serviço. No entanto, o recurso pode ser útil caso prefira zerar ou remover alguns itens do histórico antes de fazer uma nova cópia, somente com conteúdos novos, por exemplo.

Para apagar as cópias do mensageiro, entre no Google Drive por meio da versão para navegador. Depois, clique no ícone de engrenagem e selecione “Configurações”. Na barra à esquerda, entre em “Gerenciar aplicativos” e localize o WhatsApp na lista. Pressione o botão “Opções” e clique em “Excluir dados ocultos de aplicativos”. Depois confirme a operação ao apertar em “Excluir”.

 

Verificar também

Passo 3. Confira se há atualizações disponíveis. Se tiver, basta clicar no botão abaixo de “Windows Update”.

O Android 15 pode oferecer em breve conectividade de emergência via satélite para envio de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.