WhatsApp testa recurso de transcrição de áudio no Android; confira

  • O WhatsApp está testando o recurso de transcrição de áudio nativa para dispositivos Android. Especialistas conseguiram verificar uma sequência de caracteres no código do aplicativo — conhecidas como strings — que sugerem que a ferramenta está em desenvolvimento. A funcionalidade já havia sido testada em iPhones no ano passado, mas ainda não foi lançada oficialmente pela plataforma. A ferramenta já está disponível em outros aplicativos de mensagens como o Google Mensagens e o Telegram. A seguir, confira mais detalhes sobre o teste.

Considerando os testes para iOS, o recurso de transcrição de áudio está sendo desenvolvido desde fevereiro de 2023. Em maio daquele ano, o aplicativo havia liberado uma versão beta para alguns usuários. O recurso consiste no usuário poder transformar o áudio em texto sem precisar dar play. A novidade, entretanto, ainda não chegou para todos e não há previsão de quando pode estar disponível para o público geral.

O TheSpAndroid fez a verificação sobre os testes para Android a partir da análise código atualmente em desenvolvimento do APK, o WhatsApp 2.24.7.7. As strings, diz o site, se referem a transcrições criptografadas de ponta a ponta. A publicação, entretanto, diz que, por ser uma fase inicial, o recurso pode nem sequer chegar ao público no futuro. Conforme publicado pelo portal TheSpAndroid, é possível que a ferramenta ainda esteja em fase inicial de desenvolvimento, dado que o site não conseguiu utilizá-la.

Os códigos em questão, analisados pelo site, diziam respeito sobre o usuário precisar baixar 150MB em dados a partir de uma atualização do aplicativo. Então, o funcionamento da ferramenta vai depender do software de reconhecimento de fala do próprio celular. Há ainda a informação de que o recurso poderá ser ativado em Conversas, nas configurações do app, assim como acontece com usuários do sistema operacional da Apple com a atualização já disponível.

Verificar também

Passo 3. Confira se há atualizações disponíveis. Se tiver, basta clicar no botão abaixo de “Windows Update”.

O Android 15 pode oferecer em breve conectividade de emergência via satélite para envio de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.