sexta-feira , 19 abril 2024

Vem aí o celular com câmera oculta: Xiaomi e Oppo mostram protótipos

Duas fabricantes de celular baseadas na China fizeram demonstrações do que pode ser a nova tendência do setor: a câmera oculta. Xiaomi e Oppo divulgaram imagens de smartphones em que não há qualquer sinal de notch na superfície frontal. Embora as postagens das duas marcas indiquem algo próximo de se tornar realidade no mercado, não há qualquer confirmação a respeito de telefones com a tecnologia num futuro breve.

O material liberado pela Oppo é mais simples: mostra um protótipo de celular que, sem câmera frontal, é capaz de capturar uma selfie. No vídeo fica aparente que, ao acionar a câmera, toda a porção superior do display é desligada, medida que pode permitir a passagem de luz até a câmera montada abaixo da tela.

Comenta-se nos bastidores que o recurso só seria possível caso a parcela superior do display ficasse apagada. Sendo assim, precisariam ser smartphones de OLED, uma vez que painéis LCD não podem ser parcialmente desativados.

O vídeo da Xiaomi não é tão rico em detalhes, mas parece mais bem acabado e compara o protótipo com o que parece ser um Mi 9. Sem notch na tela, o modelo da Xiaomi é capaz também de capturar uma foto com uma câmera que também depende de algum tipo de controle do comportamento da tela para permitir que a luz passe pelo display e sensibilize o sensor.

O site The Phone Talks observa que a Xiaomi registrou recentemente uma patente neste sentido. O documento detalha o controle da passagem de luz pela tela para captura de imagens por um sensor fotográfico.

Similar à ideia de leitores de digitais sob a tela – a rigor, também são câmeras que registram os padrões das digitais do dedo do usuário –, câmeras de selfies embutidas sob o display podem acabar virando uma tendência, já que eliminam os designs polêmicos com recortes, como dos iPhones, ou com furos na tela, como o Galaxy S10, além de evitar toda discussão em torno de câmeras retráteis que podem estar sujeitas a desgaste com o passar do tempo.

 

Verificar também

Realme C67 em review: celular traz câmera de 108 MP e Snapdragon 685

ria o review do novo celular da linha C Series — Foto: Letícia Rosa/TechTudo O …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.