quinta-feira , 28 março 2024

Seu celular Android já pode substituir digitação de senhas em sites Google


Seu celular Android já pode substituir digitação de senhas em sites Google
13/08/2019 às 09:30
1 min de leitura
Imagem de: Seu celular Android já pode substituir digitação de senhas em sites Google
Avatar do autor
Mateus Mognon

5 Compartilharam
0 Comentários
A Google começou a liberar uma funcionalidade que promete tornar o uso de seus serviços mais seguro e prático: um sistema de login que deixa as senhas de lado e permite autenticação via smartphone.

A empresa começou a liberar o recurso para dispositivos móveis rodando o sistema operacional Android 7.0 ou superior. Mas, por enquanto, só funciona em alguns aparelhos e só é compatível com o gerenciador de senhas da Google, que pode ser acessado aqui.

Ao entrar no banco que salva palavras-passe no navegador Chrome no celular, o usuário pode optar por fazer a autenticação sem inserir a senha da conta Google, usando métodos mais seguros, como o leitor de digitais do smartphone. Para isso, porém, o mesmo email tem que estar em uso no navegador e no sistema operacional do dispositivo móvel.

Além do login via impressão digital, o sistema permite autenticação por outros métodos presentes no smartphone, como PIN ou padrão de bloqueio de tela. O objetivo da empresa é oferecer mais comodidade e segurança para os usuários, afinal a novidade garante uma autenticação em duas etapas mais simples e eficaz.

Futuro sem senhas
De acordo com a Google, mais smartphones rodando o Android 7.0 e sistemas operacionais atuais receberão a novidade dentro de alguns dias. Além disso, a empresa pretende adicionar o sistema de login com celular em todos os seus serviços. A investida pode ser o ponto de partida para um mundo com cada vez menos senhas, que, apesar de comuns, não trazem tanta segurança quanto a autenticação biométrica.

O novo login da Google utiliza os protocolos de segurança FIDO 2 e WebAuthn, que foram desenvolvidos de forma aberta para tornar o acesso na web mais seguro. Ou seja, com a gigante da tecnologia adotando a novidade, quem sabe mais companhias também se inspirem e comecem a trazer soluções similares ao mercado.

Verificar também

WhatsApp testa recurso de transcrição de áudio no Android; confira

O WhatsApp está testando o recurso de transcrição de áudio nativa para dispositivos Android. Especialistas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.