terça-feira , 23 abril 2024

Sete dicas para liberar espaço no PC com Windows

Ferramentas nativas do Windows trazem funções úteis para liberar memória no PC. Com o tempo de uso, o computador acumula arquivos, jogos e aplicativos que não são mais usados. Essas e outras razões provocam lentidão, fazendo com que a máquina perca espaço e desempenho. Contudo, com as dicas a seguir, não é necessário instalar programas externos no computador para limpar o seu HD.

Veja, na lista abaixo, sete dicas simples para ter mais espaço no seu computador

Como saber se há espaço livre no HD do PC

1. Remova programas que você não usa

Muitos programas e aplicativos que você baixou meses ou, até mesmo, anos atrás acabam esquecidos no computador. Sem utilidade, eles ocupam um espaço desnecessário no disco rígido. Por isso, faça uma busca rápida e desinstale programas e jogos ou delete arquivos que já não usa mais. Tome cuidado para não apagar programas fundamentais para o funcionamento do PC.

Passo 1. No Iniciar, digite “Painel de Controle” e tecle “Enter”;

Passo 2. Em programas, clique em “Desinstalar um programa”, logo na seção Programas;

Passo 3. Na lista, dê um duplo clique no nome programa ou jogo que deseja remover. Siga os passos pedidos em cada desinstalação para realizá-las.

2. Faça uma limpeza de disco

Uma limpeza no disco rígido vai deletar os arquivos temporários da Internet, da lixeira, informações de erros do sistema e outros documentos que estão apenas tomando o armazenamento do seu computador.

Passo 1. No menu Iniciar, digite “Meu Computador” e aperte “Enter”;

Passo 2. Clique no Disco Local com a tecla direita do mouse e selecione “Propriedades”;

Passo 3. Aperte “Limpeza de Disco”, opção ao lado do gráfico de memória do PC;

Passo 4. Selecione a caixa ao lado de arquivos a serem deletados e pressione “OK” para confirmar a açaõ. O tempo de espera dependerá da quantidade de arquivos a serem removidos.

3. Use os arquivos diretamente pela nuvem

A nuvem é um excelente recurso para guardar suas fotos, vídeos e documentos online. No Windows, você pode usar OneDrive, o sistema nativo de armazenamento na nuvem da Microsoft. Após a atualização Fall Creators do Windows 10, o aplicativo recebeu uma função que permite o acesso a todos os seus arquivos sem ter de baixá-los para o HD.

Passo 1. Na barra de tarefas, clique com o botão direito do mouse em cima do ícone do OneDrive e selecione “Configurações”;Passo 2. Na aba “Configurações”, marque a caixa na seção “arquivos sob demanda” e confirme a ação em “OK”;Passo 3. Na pasta do OneDrive, o ícone azul na seção “status” sinaliza que o arquivo está seguro na nuvem. Caso algum documento ou pasta esteja com um sinal verde, isso significa que está baixado no seu computador. Para deixá-lo somente online, clique com o botão direito do mouse em cima do arquivo e aperte “Liberar espaço”.

4. Delete os arquivos do Windows Update

O Windows mantém uma cópia de todas as atualizações instaladas pelo Windows Update. Mesmo depois da instalação, o sistema operacional não deleta esses arquivos do seu HD. A limpeza pode remover ou compactar essas versões, pois já não são mais necessárias para o PC.

Passo 1. Abra a “Limpeza de Disco”, conforme indicado no primeiro item dessa lista, e clique em “Limpar arquivos do sistema”;

Passo 2. Marque a caixa “Limpeza do Windows Update” e “Log de atualização do Windows Update”. Aperte “OK” para remover os arquivos.

5. Ative o Sensor de Armazenamento

O Sensor de armazenamento do Windows 10 libera espaço automaticamente deletando todos os arquivos que você não precisa. É uma ferramenta muito útil de manutenção, especialmente para quem esquece com frequência de deletar arquivos temporários ou da lixeira.

Passo 1. No menu Iniciar, digite “Armazenamento” e pressione “Enter”;

Passo 3. Em “Alterar modo de liberar espaço”, marque as suas preferências.

6. Reduza os pontos de restauração

Múltiplos pontos de restauração do Windows podem acabar tomando muito espaço no PC. Uma solução simples é deletar os mais recentes. Entretanto, lembre-se que, com isso, você terá menos pontos de restauração para corrigir o sistema de erros e corrupções de arquivos.

Passo 1. Abra a ferramenta de “Limpeza de Disco” e clique em “Limpar arquivos do sistema”. Na aba “Mais opções”, clique na opção limpar, na seção “Restauração do Sistema e Cópias de Sombra”;

Passo 2. Clique em “Excluir” para deletar os pontos mais recentes.

7. Desabilite a hibernação
Pode não parecer, mas o recurso de hibernação do Windows usa uma parte do seu HD. Quando o computador hiberna, a função salva o estado atual do seu computador para que você possa continuar o trabalho de onde parou, e grava o conteúdo da memória RAM no disco rígido. Portanto, desabilitar esse recurso pode liberar parte da memória do seu PC.

Passo 1. No Iniciar, digite “cmd”. Abra o “Prompt de Comando” como administrador clicando com a tecla direita do mouse sobre o nome do aplicativo;

Passo 2. Digite “powercfg /hibernate off” (sem aspas) e tecle “Enter” para desativar a hibernação. Para ativar novamente, escreva “powercfg /hibernate on”.

Aproveite as dicas para liberar memória no seu PC sem instalar nenhum programa.

Verificar também

Windows 10 vai acabar? Saiba como atualizar e tire dúvidas sobre mudança

A Microsoft anunciou que o Windows 10 chegará ao fim no dia 14 de outubro …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.