sexta-feira , 26 abril 2024

Seis dicas para proteger seus aparelhos eletrônicos no verão

O calor que atinge o Brasil nos primeiros meses do ano exige que as pessoas tomem cuidado com seus aparelhos eletrônicos. As altas temperaturas podem danificar os componentes internos dos dispositivos, além de queimar os fios e diminuir a vida útil das baterias, principalmente, em notebooks e smartphones. Outro problema que gera dor de cabeça para o consumidor é a lentidão dos equipamentos. Com o superaquecimento dos chips internos, a resistência dos fios aumenta e pode fazer com que seu aparelho apresente travamentos constantes.

Além disso, o calor excessivo pode ocasionar situações mais graves, como risco como incêndios e explosões, já que o contato entre os componentes metálicos pode provocar faíscas e fazer os eletrônicos pegarem fogo. Pensando nisso, o TechTudo separou algumas dicas fundamentais para o bom uso dos seus aparelhos durante o verão.

  1. Não mantenha os aparelhos no carro
    Essa dica é fundamental para a vida útil de seus aparelhos. No verão, os automóveis sob o sol funcionam como um grande forno, podendo alcançar temperaturas altíssimas. Somado à temperatura interna dos aparelhos, isso pode causar o derretimento de componentes fundamentais para o funcionamento básico de seu smartphone ou tablet, por exemplo. Além disso, as baterias são as que mais sofrem com ambientes quentes, o que pode ocasionar problemas em seu aparelho.
  2. Desabilite funções em seu celular
    Falando nos smartphones, algumas funções podem aquecer o dispositivo quando ligados. Recursos como o Wi-Fi, GPS e dados móveis aumentam a atividade do processador, dos chips e das antenas. Outra dica é não utilizar aplicativos e jogos pesados em dias quentes, já que essas funções rapidamente sobrecarregam os aparelhos e superaquecem os componentes. O modo economia de energia é uma boa maneira de controlar a temperatura interna, pois desabilita, inclusive, animações do sistema operacional.
  3. Faça limpezas em seus notebooks e desktops
    Além do aumento da temperatura, esta época do ano é marcada pelas constantes chuvas e índices elevados de umidade, o que também pode ser um problema, se levarmos em consideração a poeira presente nos equipamentos. A união da umidade com o pó faz as moléculas grudarem nas placas e pode causar curtos-circuitos. Por isso, uma limpeza frequente e uma manutenção feita por um especialista pode minimizar os problemas e garantir o bom funcionamento.
  4. Adquira um suporte térmico para o Cooler de sua máquina
    Ainda com relação aos notebooks, um problema frequente dos equipamentos é a saída de ar, que resfria o sistema. A maioria dos dispositivos dissipa o calor pela parte de baixo do aparelho e, quando os usuários utilizam o notebook em cima de toalhas e até mesmo na cama, há um bloqueio da saída de ar. Consequentemente, isso pode superaquecer o equipamento. Uma solução para esta situação é adquirir um suporte térmico para o cooler, desta forma a ventoinha de seu aparelho pode funcionar sem interrupções.
  5. Cuidado com as chuvas de verão e as quedas de energia
    Além das altas temperaturas registradas, o verão também é marcado por tempestades intensas com grande incidência de raios. As famosas “chuvas de verão” podem causar instabilidades na rede elétrica e ausência no fornecimento de energia, aumentando o risco de danos em computadores, TVs, caixas de som, entre outros. Para isso, existem alguns equipamentos que auxiliam em caso de quedas de energia como os filtros de linha, estabilizadores e nobreaks.
  1. Muita atenção na praia e na piscina
    Todos sabem que eletrônicos e água não combinam. Por isso, muito cuidado ao levar seu aparelho para a praia, visto que fatores como a maresia, areia e as altas temperaturas prejudicam os equipamentos. Evite chegar muito perto do mar para tirar fotos, pois a água pode oxidar os componentes dos aparelhos. Caso derrube o equipamento, desligue-o imediatamente e abra-o para que ele possa secar naturalmente.

Uma ferramenta muito útil para essas situações são as capas impermeáveis, que protegem dos respingos d’água e dos grãos de areia, responsáveis por riscar e descascar as telas. Nas piscinas, procure sempre deixar seu smartphone ou tablet em lugares com sombra, para que a luz do sol não o superaqueça internamente.

Verificar também

iPhone dobrável pode ser cancelado pela Apple, apontam rumores

O possível e aguardado iPhone dobrável pode ser cancelado pela Apple. Segundo rumores, a fabricante …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.