segunda-feira , 25 outubro 2021

PS5: dez coisas que você provavelmente não sabia que o console fazia

O PlayStation 5 (PS5) é o console da nova geração da Sony que, além de hardware mais potente, gráficos mais bonitos e jogos exclusivos, também conta com uma série de funções que agregam ao sistema. Seus recursos de destaque são opções de uso remoto, microfone embutido, contagem de horas de jogo e outras ferramentas que ajudam a tornar a experiência de uso mais completa.

Acaba de comprar o PS5 e quer aproveitar todas as funções do novo videogame?  Confira o guia completo de como encontrar, habilitar e usar a funções do PlayStation 5.

1. Dicas para jogos
Uma das grandes novidades do PS5 são as dicas para jogos, implementadas no próprio sistema do console. Exclusivo para assinantes PS Plus, o conteúdo mostra como passar de fases, chefes e outros momentos complicados de jogos, com vídeos que são sugeridos ao pressionar o botão Home (PS).

Caso trave em um ponto específico de algum game ou precise de ajudar para coletar um troféu, acesse a página e reproduza os vídeos, que costumam ser curtos e bastante diretos. É possível conferir o material sem a necessidade de fechar o jogo, e deixá-lo posicionado ao lado da tela (veja foto).

2. Contagem de horas de jogo
Comum em plataformas como Steam e Epic Games, o contador de horas de jogo é uma função que fazia falta no PlayStation, e chegou junto do PS5. Agora, é possível saber quais os títulos mais jogados em sua conta, assim como conferir quantas horas foram necessárias para terminar um game (função que nem sempre está disponível nos próprios jogos). Basta acessar o seu perfil e ir até a opção “Jogos”, onde também dá para ver a lista de troféus.

3. Share Play
Disponível desde o PS4, a função Share Play é pouco conhecida e usada pelos jogadores, mas é certamente uma das mais interessantes do ecossistema da Sony. Presente também no PS5, a ferramenta permite que os jogadores “passem o controle” para amigos virtualmente, fazendo com que eles tenham controle dos games de forma remota (pela internet). Note que é importante que os dois usuários tenham boas conexões, ou o game terá muito lag.

4. Remote Play no PS4
O Remote Play é ideal para quem possui um console e não abre mão de acessá-lo de outros cômodos da casa, ou mesmo quando está em outro lugar (trabalho, escola, viagem). Tendo um PS5, também é possível usar um PS4 para executar os games e serviços do novo console de forma remota – apenas com uma conexão com a internet.

Isso permite que jogadores que compraram o PS5 e ainda possuem o seu antigo PS4 possam praticamente “duplicar” o novo videogame, que pode transmitir todo o seu conteúdo para o PS4. Assim como no caso do Share Play, é necessário uma conexão boa. A função funciona especialmente bem se ambos os aparelhos estiverem conectados à mesma rede.

5. Editor de screenshots
Mais do que salvar vídeos e imagens em resolução 4K, o PS5 agora permite que os jogadores editem seus screenshots em um sistema incluso no próprio aparelho. É possível cortar, girar, ajustar e adicionar textos e elementos aos prints, antes de compartilhá-los com amigos da PSN ou nas redes sociais.

6. Interação com aplicativo
O PlayStation App é o aplicativo gratuito do PS5, em que os jogadores podem acessar a loja de jogos, lista de amigos, trocar mensagens com usuários da PSN e muito mais. Dá até para receber notificações sobre o término de downloads de jogos, o que pode ser muito útil para aqueles que não estão próximos do aparelho.

7. Acesse modos de jogo pelo menu do console
Os menus do PS5 têm como destaque sua interação com os jogos. Ao acessar um game, a interface se modifica completamente, oferecendo conteúdo relacionado ao título, como modos de jogo, que levam diretamente para telas diferentes, sem a necessidade de retornar ao menu principal. Acostume-se a abrir o centro de controle, que funciona de maneira “inteligente” e aprende com os padrões de uso.

8. Microfone embutido
Outra boa novidade do PlayStation 5 é o seu controle DualSense. Além do formato diferente e da nova tecnologia de vibração, o joystick também conta com um microfone embutido, que pode ser usado em interações de jogos (como em Astro´s Playroom), ou mesmo para conversar via chat com outros usuários da PSN. Caso queira mutar o controle, lembre-se do pequeno botão transparente, logo abaixo do home (PS).

9. Alertas de spoiler
Spoilers são um grande problema para fãs de games com histórias densas e envolventes. Para evitar que o conteúdo do centro de controle termine mostrando cenas ainda inéditas para os jogadores, a Sony disponibiliza um filtro. Vá Configurações > Dados salvos e configurações de jogos/aplicativos e ligue “Avisar sobre spoilers de jogo”.

10. Interface personalizável
O menu do PS5 tem diversas opções, que vão de ajustes do console (áudio, microfone, downloads) até player de música, lista de amigos e loja. Abrindo o centro de controle e pressionando o Options (Start), será possível ligar e desligar algumas das opções, para tornar o menu mais “clean”, ou mais completo, de acordo com o gosto do usuário.

 

Verificar também

Nioh: The Complete Edition está de graça na Epic Games Store; como baixar

o/Epic Games Store Nioh: The Complete Edition é o jogo gratuito da Epic Games Store …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *