quarta-feira , 24 abril 2024

Privacidade no Android: 10 configurações para mudar no seu celular

  • Algumas configurações no Android podem garantir mais privacidade no celular. Recursos como a localização aproximada e o Painel de Privacidade, anunciados com o Android 12, prometem facilitar o controle de dados e também o acesso de apps a informações sensíveis. Usuários de versões mais antigas do sistema também podem ativar alguns ajustes para proteger seus dados, como desativar as notificações na tela de bloqueio ou verificar as permissões concedidas a aplicativos. Na lista a seguir, reunimos dez configurações de privacidade no Android para ter mais segurança e controle sobre suas informações. Confira quais são os ajustes e como acessá-los no celular.
  • Dê preferência à localização aproximada
  • O Android 12 introduziu o recurso de localização aproximada, que permite compartilhar lugares próximos em vez da localização exata. O recurso é útil porque oferece ao usuário mais controle sobre as informações compartilhadas com os aplicativos. É possível utilizar a função em apps de clima ou em redes sociais, por exemplo. No entanto, a funcionalidade não deve valer para apps de transporte e delivery, já que eles precisam da localização exata do usuário para funcionar.
  • Em versões mais antigas do sistema operacional, é possível desativar a precisão de local, que oferece informações mais exatas sobre a localização do dispositivo. Para isso, acesse as configurações do celular, toque sobre a aba “Localização” e, depois, sobre “Avançado”. Na sequência, selecione “Precisão de local do Google” e desative a chave ao lado de “Melhorar precisão de local”.
  1. Ative a notificação de leitura da área de transferência
    O Android 12 também introduziu um novo recurso de segurança que avisa quando um aplicativo acessa a área de transferência do dispositivo. Ao ativar o recurso, toda vez que um app acessar a área de transferência do celular, você será alertado com uma notificação na parte inferior da tela.

Para ativar o recurso, acesse as configurações do Android e toque sobre “Privacidade”. Na sequência, selecione “Avançado” e deslize a tela para baixo até encontrar a opção “Acesso à área de transferência”. Agora, para ativar o recurso, basta virar a chave ao lado.

  1. Esconda suas “notificações sensíveis”
    Por padrão, o Android mostra as notificações recebidas no celular na tela de bloqueio. A funcionalidade permite checar e-mails ou ler mensagens de apps como WhatsApp ou Telegram de forma rápida, sem precisar desbloquear o smartphone. Apesar de útil, o recurso também pode ser um problema quando o assunto é privacidade, já que abre margem para pessoas desconhecidas visualizarem algumas informações sem precisar saber da senha do dispositivo.

Desse modo, pode ser interessante desativar o recurso nas configurações do celular. Para isso, abra os ajustes do smartphone e toque sobre “Apps e notificações”. Em seguida, selecione “Notificações” e deslize a tela para baixo até encontrar a opção “Notificações na tela de bloqueio”. Agora, toque sobre ela e pressione “Não mostrar notificações”.

  1. Ative a função de criptografia
    A função de criptografia garante ao celular novas camadas de proteção, o que dificulta a violação do celular. Celulares mais recentes já vêm com a função ativada, e você pode conferir o recurso diretamente nas configurações do Android. Por lá, toque sobre “Segurança” e, depois, em “Avançado”. Em “Criptografia e credenciais”, você pode checar se o seu telefone está criptografado.
  2. Use e abuse do Privacy Dashboard
  3. O Painel de Privacidade é outra novidade anunciada com o Android 12. A função permite checar quais apps acessaram informações do celular nas últimas 24 horas, dando mais controle sobre seus dados, já que é possível verificar quando um app acessou sua câmera, microfone ou localização. A funcionalidade pode ser acessada nas configurações do dispositivo. Por lá, toque sobre “Privacidade” e, depois, em “Painel de Privacidade”.
  1. Verifique os acessos que cada app tem no seu celular
    É importante prestar atenção às permissões pedidas por aplicativos. Alguns deles podem abusar dos acessos para rastrear usuários e disparar propaganda de forma agressiva. Por isso, é interessante revisar as autorizações com certa frequência para checar quais apps têm acessos suspeitos e evitar comprometer sua segurança e privacidade.

Quando um app de calculadora solicita acesso à câmera ou localização do dispositivo, por exemplo, pode ser um indicativo de que algumas autorizações estão sendo usadas de forma abusiva. Você pode revisar as permissões dos apps pelas configurações do Android, indo em “Apps e notificações” e, na aba “Avançado”, selecionando “Gerenciar permissões”. Lá estão todas as permissões de cada app, e é possível revogar um dos acessos selecionando a opção “Não permitido”.

  1. Delete o seu ID de publicidade e desative as personalizações do Google
    Os celulares com Android têm um identificador de publicidade capaz de montar um perfil com suas preferências para disparo de anúncios personalizados. A função ainda permite que outros apps tenham acesso a essas informações para mostrar propagandas “mais relevantes”.

Apesar disso, é possível desativar esse recurso nas configurações do celular. Ali, acesse a opção “Privacidade”, toque em “Avançado” e, depois, em “Anúncios”. Para prosseguir, basta desabilitar a chave ao lado de “Desativar a personalização de anúncios”. Vale lembrar que o recurso não interrompe a exibição de propaganda, mas sim gera conteúdos que não rastreiam dados de usuários.

  1. Ative a autenticação em dois fatores
    O duplo fator de autenticação pode proteger a sua conta do Google contra possíveis invasões e ataques de hackers. Com o recurso, ao fazer o login na sua conta, é necessário confirmar a sua identidade usando uma segunda verificação, que pode ser por meio de um número de telefone ou de senhas de uso único.

Para ativar a dupla verificação na sua conta do Google, acesse as configurações do Android, toque sobre “Google” e, depois, em “Gerenciar sua conta do Google”. Selecione a aba “Segurança” e deslize a tela até encontrar a opção “verificação em duas etapas”. Na próxima tela, toque sobre “Primeiros passos” e configure a autenticação dupla.

  1. Desative o histórico de localização
    O histórico de localização do Google pode enviar sugestões de mapas e recomendações baseadas nos locais visitados pelo usuário, além de oferecer resultados de busca que sejam mais relevantes em relação à sua localização. Por ter acesso a essas informações, o Google armazena todos esses dados, e você pode conferi-los na aba “Sua linha do tempo” do Maps, que informa todos os lugares em que você já esteve.

O Google afirma que não compartilha esses dados de localização com terceiros, mas você pode desativar o histórico de localização, se preferir. Para isso, acesse as configurações do Android e toque sobre “Google”. Para continuar, selecione “Gerenciar sua conta do Google” e acesse a aba “Dados e privacidade”. Na sequência, toque sobre o quadro “Configurações do histórico” e, depois, em “Histórico de localização”. Deslize a tela para baixo, selecione “Desativar” e, na próxima página, pressione “Pausar”.

  1. Mude o seu endereço MAC
    O endereço MAC, sigla para Media Access Control (controle de acesso ao meio, em tradução livre), é um identificador único presente em equipamentos de hardware que tenham alguma conectividade de rede. Apesar de único, o identificador pode ser alterado, o que pode ser útil quando o assunto é privacidade. O endereço MAC ser usado para mapear os lugares que o usuário visitou, por exemplo, já que ele guarda algumas informações de rede, incluindo as que já foram acessadas.

Por isso, pode ser interessante utilizar um MAC aleatório para impedir possíveis abusos que violem sua privacidade. Para isso, acesse as configurações do celular e toque sobre a aba “Rede e Internet”. Em seguida, toque em “Wi-Fi” e selecione a rede a que você está conectado no momento. Na sequência, toque em “Avançado” e, em “Privacidade”, selecione a opção “Usar MAC aleatório”. No Android 11, a opção já vem habilitada como padrão.

Verificar também

Passo 3. Confira se há atualizações disponíveis. Se tiver, basta clicar no botão abaixo de “Windows Update”.

O Android 15 pode oferecer em breve conectividade de emergência via satélite para envio de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.