quinta-feira , 18 abril 2024

Por que você não deve ignorar o pedido de atualização de um software?

Home » Blog » Por que você não deve ignorar o pedido de atualização de um software?
Por que você não deve ignorar o pedido de atualização de um software?
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO – por Fernanda Pinheiro


atualizacao-de-software
Muitos usuários optam por negar uma atualização de software, seja do celular ou computador. Mas você sabe as implicações que negar essas atualizações de software podem causar?

Você já se deparou com um pedido de atualização em seu computador? Sabemos que é algo simples e rápido, mas sempre deixamos para depois, concorda? Segundo a associação norte-americana de profissionais de TI (USENIX), 98% dos usuários não atualizam seus softwares.

Ainda que seja a opção da maioria, você sabia que esse é um péssimo hábito? Não é por acaso que softwares, aplicativos e sistemas operacionais lançam versões atualizadas. Diariamente milhares de códigos maliciosos são desenvolvidos com a finalidade de explorar a vulnerabilidade dos sistemas.

Mas o que é uma atualização de software?
Uma atualização de software é uma alteração da versão anterior instalada, que pode conter diversas coisas, dentre elas:

melhorias de usabilidade;
correção de falhas internas e melhor confiabilidade do aplicativo;
além de novas funcionalidades.
Como mostramos, muitos usuários optam por não atualizar seus sistemas regularmente, e isso fez com que as empresas de tecnologia passassem a disponibilizar, junto com a atualização de software, uma breve descrição sobre aquela versão, as “Notas da versão” ou “Histórico de versões”.

O objetivo é facilitar a visualização do usuário sobre o que há de novo, para que ele decida se vale ou não a pena a nova versão. Portanto, essas notas geralmente resumem as correções e aprimoramentos disponíveis.

Daí as empresas de tecnologia lançam novas versões para impedir esses ataques. Quando você recusa as atualizações você abre portas para os criminosos digitais. Além de reforçar a segurança, as atualizações de softwares corrigem eventuais falhas e melhora o desempenho do sistema.

Quantos dados importantes possuem os computadores da sua empresa? Imagine todas essas informações na mão de pessoas erradas? Dependendo do tamanho de uma organização, ela possui vários softwares, concorda? E se algum deles parar por horas por causa de um simples vírus?

Você sabia que um software desatualizado pode impactar até na produtividade de seus colaboradores? Softwares desatualizados apresentam lentidão. Reinicia-se sozinho e programas são fechados aleatoriamente. Concorda que essas falhas dificultam o trabalho dos funcionários?

Dependendo da complexidade da atividade que está sendo realizada, esses pequenos erros podem causar perca de dados e impactar no relacionamento com cliente.

Confira também: Transformação digital: o que é, impactos e exemplos

4 Problemas gerados por softwares desatualizados
Segundo relatório de tendências da Avast, um computador possui em média 49 programas instalados. Imagina o grande problema que esses programas desatualizados podem gerar?

A tecnologia tem automatizado muitos processos, porém seu uso deve ser consciente e responsável. Veja o risco que você corre quando recusa uma atualização.

1- Incompatibilidade
Quando um software é criado, ele é escrito utilizando as tecnologias, sistemas e hardwares que estão em operação no momento. Mas vivemos numa era em que a tecnologia está em constante evolução, concorda?

Novos recursos aparecem a cada dia e tecnologias não eficientes serão substituídas por novas atualizações. Já aconteceu de você não conseguir abrir um programa porque o seu Windows está desatualizado?

Um exemplo simples de incompatibilidade é o Word. Se você gerar um arquivo utilizando o Word 2003 você não irá conseguir editar esse mesmo documento no Word 2010 por falta de compatibilidade.

Geralmente um software precisa conversar ou até mesmo integrar com outro, certo? Assim como as tecnologias e os hardwares estão em constante evolução os fabricantes de softwares também estão atentos às mudanças.

Daí a chance de um software desatualizado não conseguir conversar com um software mais novo é muito grande. Ainda no exemplo do Word, se você teve oportunidade de usar os dois, observou que as atualizações são visíveis e imprescindíveis?

2- Propensão a ataques cibernéticos
Concorda que softwares desatualizados não possuem as recentes atualizações de segurança? Tornam-se sistemas propensos a ataques cibernéticos. Muitas vezes enxergamos a atualização como um incômodo, mas percebeu a sua importância?

Segundo estudo realizado pela empresa de segurança e privacidade digital F-Secure mais de 70% das empresas estão vulneráveis a ataques cibernéticos por utilizarem versões desatualizadas de softwares.

O United emitiu uma alerta recente indicando que até 85% de todos os ataques cibernéticos poderiam ser evitados se os softwares estivessem com as atualizações em dia e se simples medidas de segurança fossem aplicadas.

A empresa F-Secure apontou que os ciber criminosos usam duas formas para se infiltrar nas redes corporativas. Uma é pelo envio de e-mails com anexos de armadilhas. A outra é comprometendo sites em que os empregados das empresas visitam.

Apesar dos diversos alertas, muitas empresas continuam a negligenciar o perigo que correm. Não faça parte desse time. Instale as atualizações imediatamente.

3- Perda de informações
A média de tempo exigido para realizar atualizações rotineiras de softwares em grandes companhias é de aproximadamente 11 horas semanais. Enquanto empresas que possuem menos que 50 funcionários é estimado 3 horas semanais.

Já pensou que 3 horinhas pode ser a resolução de um grande problema? Segundo a Federal Emergency Management Agency (FEMA), a cada 10 empresas que sofrem perdas de dados 4 acabam fechando.

A perda de dados pode ocorrer em função de vários acontecimentos, como desastre natural, roubo de laptops ou até mesmo exclusão acidental de arquivos. Por isso as soluções em Cloud Computing ganham força cada dia mais.

Mas e quando a perda de informações é por falta de atualização de um software? A manutenção é um processo de melhoria por isso cabe a você se responsabilizar pelas atualizações.

4- Falhas no sistema operacional
Um software desatualizado pode perder e danificar dados, além de provocar um bug em todo sistema operacional. Você sabe o que é bug? É quando uma linguagem do computador entra em conflito e gera uma impossibilidade de continuar a execução de um programa.

Todo mundo que o usa o computador já se deparou com um bug, concorda? Imagina uma empresa que possui um sistema complexo e que seus softwares integram vários processos. Imagina a proporção que essa falha pode gerar?

Nada impede que um software atualizado possa sofrer um bug, porém as chances dele se recuperar rapidamente sem danos é muito maior. Quanto sua empresa perderia caso um sistema ficasse parado por 3 horas?

Além da produtividade e desempenho dos seus colaboradores, você terá gastos para solucionar o problema. Já imaginou se um bug apaga os pedidos solicitados pelos seus clientes? Quanto tempo você gastaria para reparar esse problema?

Evite ignorar um pedido de atualização de software!
A atualização de softwares deve ser avaliada como um mecanismo de segurança e produtividade. É uma estratégia que mantém o sistema apto para executar todas suas atribuições.

Antes de se render a opção “agora não, obrigado” pense melhor. Você está colocando todo o sistema em risco e se privando de melhorias que podem fazer a diferença. Como é a atualização dos softwares da sua empresa?

Vocês tem um horário determinado para fazer as atualizações? Você recebe orientação sobre a importância dessa ação? Seus colaboradores estão cientes da responsabilidade de uma atualização?

 

Verificar também

Windows 10 vai acabar? Saiba como atualizar e tire dúvidas sobre mudança

A Microsoft anunciou que o Windows 10 chegará ao fim no dia 14 de outubro …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.