quinta-feira , 25 abril 2024

Para que serve o Modo de segurança no Android?

Android é um sistema bastante robusto, mas, assim como qualquer software, ele está suscetível a possíveis erros decorrentes do uso prolongado ou mesmo do excesso de tranqueiras instaladas.

Se você é um usuário que costuma exagerar nos apps e na quantidade de dados, há chances de que o seu celular já tenha apresentado alguma baixa no desempenho ou tenha deixado você um tanto irritado com algum travamento impossível de resolver.

Essa questão da estabilidade depende muito do modelo, da versão do Android, da personalização, dos apps, do tempo de uso e de outros tantos fatores. Contudo, seja qual foi o motivo que levou seu robozinho a ficar esquisito, há algumas soluções que podem ajudá-lo a identificar o problema e tentar solucionar o problema sem precisar de uma assistência.

Nos casos de apuro, o Android tem um recurso bem útil chamado “Modo de Segurança”. Nós já ensinamos como você pode ativar essa ferramenta, mas fica a dúvida sobre quais as vantagens de usar esta opção. Afinal, para que serve este recurso? Em quais casos devo ativá-lo?

O que é o Modo de segurança?

 

 

É importante notar que, ao contrário do que o nome sugere, esta funcionalidade não serve para deixar o sistema mais seguro ou evitar vírus. A segurança mencionada neste recurso visa garantir que os arquivos do sistema estejam seguros e não sofram interferências externas de outros apps instalados.

Para entender melhor, vale uma analogia com ferramentas disponíveis em outros sistemas. O Windows conta com uma opção de mesmo nome, a qual serve para uma inicialização sem agentes de terceiros. Basicamente, neste modo, o sistema da Microsoft carrega apenas os drivers básicos e ferramentas essenciais para o funcionamento. O Modo de Segurança do Android funciona de maneira parecida. Nesta opção, o sistema carrega de forma muito mais rápida, pois desativa vários recursos. Na primeira inicialização, você poderá ver que a interface está levemente alterada, com vários ícones exibidos em tons de cinza.

O principal objetivo do Modo de segurança é justamente oferecer uma forma de testar o sistema e ter a certeza de que o hardware e o software estão em bom funcionamento. De forma geral, se você está com um erro e ele não se repete neste modo, isso significa que o problema está em algum software e, consequentemente, uma formatação pode resolver seu problema.

Após usar este recurso, você pode reiniciar o celular e voltar a usá-lo normalmente. É importante ressaltar que esta ferramenta não corrige qualquer problema, então você possivelmente terá de tomar outras medidas após testar seu aparelho no Modo de Segurança.

Verificar também

Passo 3. Confira se há atualizações disponíveis. Se tiver, basta clicar no botão abaixo de “Windows Update”.

O Android 15 pode oferecer em breve conectividade de emergência via satélite para envio de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.