segunda-feira , 29 abril 2024

O que é e como usar formatação Low Level para limpar o HD

A formatação Low Level é um tipo de método de limpeza de HD que apaga todos os vestígios de arquivos do disco por meio de ação mecânica. Assim, o HD do PC fica pronto para uso e oferece chances mínimas de ter documentos, fotos e outros itens recuperados usando softwares como o Recuva. Esse é o jeito ideal de deixar um computador usado pronto para revenda sem se preocupar com arquivos pessoais que um dia já foram gravados na memória.

Conheça os melhores modelos de SSD para notebook

Ao contrário da formatação comum, uma formatação Low Level requer um pendrive bootável para rodar um programa antes da inicialização do sistema. O software mais adequado para várias marcas de HDs é o DBAN, disponível gratuitamente e fácil de usar – apesar de requerer muito cuidado para não fazer estrago. Aprenda como formatar um HD completamente.

Passo 1. Baixe para o computador o software DBAN, especializado em formatação profunda de discos rígidos. Guarde o arquivo ISO em um local seguro;

Passo 2. Baixe o criador de pendrive bootável Rufus e abra o programa no computador;

Passo 3. Defina um dispositivo MBR para BIOS ou UEFI e com sistema de arquivos FAT32;

Passo 4. Em seguida, toque no símbolo de disco e adicione o arquivo ISO do DBAN. Clique em iniciar para criar o pendrive bootável.

Passo 5. Conecte o pendrive ao computador que você deseja apagar e reinicie. Em seguida, acesse a BIOS para mudar a ordem de boot e acessar o DBAN no pendrive que você criou – veja como.

Passo 6. Na tela do DBAN, use o comando autonuke para usar as configurações automáticas, que são mais seguras, e apagar o HD. Muito cuidado, pois após o procedimento o PC ficará sem arquivos e sistema operacional. Quando estiver pronto, digite “autonuke” e tecle Enter.

O programa irá fazer seis formatações no PC para apagar por força bruta todos os vestígios de arquivos pessoais. No fim, o computador estará sem Windows ou qualquer outro item na memória.

Verificar também

Melhor notebook custo-benefício em 2024: 6 modelos para comprar

Os melhores notebooks com bom custo-benefício precisam oferecer uma configuração capaz de executar sistemas modernos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.