sexta-feira , 19 abril 2024

Notebook ou desktop: qual a melhor indicação para você?

Não são poucas as pessoas que ficam em dúvida na hora de investir em um novo computador. Atualmente, qual a melhor escolha: um notebook ou um PC desktop? Ambos têm vantagens e desvantagens para o uso no dia a dia. O Shoptime tem algumas dicas para você fazer uma boa compra.

De forma geral, podemos dizer que os PCs de mesa, ou desktops, são mais indicados para quem busca uma máquina de alto desempenho, enquanto um notebook é o computador perfeito para quem precisa de mobilidade e portabilidade, para estudar e trabalhar de diversos lugares.

Notebook – Atualmente, o mercado de notebooks é bem amplo e tem opções para diversos usos e bolsos. Uma das grandes vantagens é a facilidade para começar a utilizá-lo assim que você tira o computador da caixa. Ele não requer cabos, periféricos e outros dispositivos, apenas a fonte para conectar à energia.

Praticamente todos os modelos à venda contam com múltiplas portas e compatibilidade ampla com outros equipamentos, além da conexão Wi-Fi e com Bluetooth, para utilizar fones de ouvido e periféricos sem fio.

Se você precisar levar o notebook para fazer uma apresentação externa, não será difícil encontrar um cabo USB-C ou HDMI para conectá-lo a um monitor ou TV.

Para trabalhar em casa de forma mais confortável, sem ficar curvado em cima de uma tela pequena, você pode investir também em um monitor, teclado e mouse, utilizando o notebook como uma máquina de mesa ou como segunda tela, ampliando sua área de trabalho. Dessa forma, seu computador permanece portátil, apenas desconectando os cabos para levá-lo aonde precisar ir.

Existem desde computadores de entrada, para atividades básicas, como Internet, vídeos, texto e e-mail, até os notebooks destinados a gamers e a profissionais, que vêm equipados com mais memória RAM e processadores de última geração.

No entanto, processadores como o Intel Core i9 e o AMD Ryzen 9, os mais potentes do mercado, exigem muito mais energia para funcionar, o que implica em mais aquecimento e na necessidade de sistemas de cooler mais potentes, que não cabem facilmente em um computador portátil.

Ainda assim, já existem algumas opções de notebooks gamers equipados com esses processadores, com tamanho maior, mais peso e novos sistemas de resfriamento.

Desktop – Pensando em um computador com gabinete, as principais vantagens são ter disponível o melhor desempenho com o menor gasto possível e a facilidade em realizar manutenção e atualizar seu computador.

Por ser mais personalizável, com peças e componentes de diversas marcas e modelos, um desktop geralmente vai ter preço menor, na comparação com um notebook de configuração similar, seja na compra de um computador pronto ou na montagem de uma máquina especialmente para as suas necessidades.

E falando em customização, com um desktop, o usuário pode investir mais recursos nos componentes que fazem mais sentido ou que entregam mais performance para o seu uso, turbinando seu PC a gosto, enquanto a personalização de notebooks é mais complicada, com menos oferta de peças e substituições.

Por permitir uma combinação de processador mais potente com mais memória RAM e unidades de armazenamento, os desktops são mais indicados para os gamers que jogam títulos competitivos ou que demandam alto processamento gráfico, e também para editores de imagens e vídeo, designers, arquitetos, engenheiros e profissionais que precisam de eficiência e desempenho.

Por outro lado, um usuário que migra de um notebook para um desktop vai precisar investir em monitor, teclado, mouse, caixas de som e outros periféricos, juntamente com a máquina no gabinete. É preciso levar esse custo em consideração.

Para fazer uma boa escolha para seu próximo computador, visite o Shoptime. Você pode acessar o site ou baixar o app Shoptime em seu celular, para receber ofertas diárias e acompanhar suas entregas.

Verificar também

Melhor notebook custo-benefício em 2024: 6 modelos para comprar

Os melhores notebooks com bom custo-benefício precisam oferecer uma configuração capaz de executar sistemas modernos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.