Com o aumento no preço de consoles e jogos, o PC novamente se torna uma das melhores opções para quem quer jogar. Principalmente se levarmos em consideração que alguns games, que antes eram exclusivos de consoles com Playstation e Xbox, hoje são lançados em PCs. Mas, afinal, onde está o melhor custo-benefício, nos notebooks, consoles portáteis ou desktops gamer? Vamos descobrir a seguir.
Hoje, além dos desktops e dos laptops para jogos, o mercado também conta com soluções como os PCs portáteis, com produtos como Steam Deck, ROG Ally, Lenovo Legion Go e outros. Eles combinam a portabilidade de um console portátil com o hardware de um PC para que você possa levar seus jogos de computador para qualquer lugar de forma prática. E claro, com tantas opções, quem está considerando investir em um PC para jogar pode ficar em dúvida de qual pode ser a melhor plataforma. Por isso, apresenta a seguir um guia com as vantagens e desvantagens de cada plataforma para jogos de PC.
Notebook gamer
Os notebooks, assim como dispositivos portáteis, garantem que você possa levar seus jogos para qualquer lugar, mas mantendo ainda características similares aos desktops. Assim, é possível fazer upgrades no armazenamento ou mesmo no volume de RAM. Um notebook gamer também pode ser uma ótima solução para quem, além de jogar, precisa de um laptop com um hardware mais avançado, fazendo dos dispositivos uma ótima alternativa para produtividade.
Além disso, um notebook gamer também pode oferecer um desempenho mais avançado com os jogos em relação aos PCs portáteis. Isso porque eles trazem processadores com clocks mais altos e placas de vídeo dedicadas que permitem que você explore os jogos com presets mais altos. O mercado também conta com diversas opções de notebooks para jogos, tendo desde modelos de entrada com soluções de GPU como GTX 1650, até modelos que contam com as opções mais recentes de placas da família RTX da Nvidia.
Falando um pouco nas desvantagens, um bom laptop gamer, com hardware de ponta, tende a ter um custo bem alto, o que pode afastar quem não está disposto a fazer um investimento considerável. Um laptop gamer também acaba não sendo a melhor opção para quem quer jogar enquanto se desloca em viagens ou mesmo durante o dia no transporte público, uma vez que, além de exigir mais espaço, tendem a ter uma autonomia de bateria baixa, principalmente durante uso extremo.
Pontos Positivos
Versatilidade
Disponibilidade
Possibilidade de upgrades
Experiência completa de um PC
Desempenho intermediário
Pontos Negativos
Custo alto para desempenho extremo
Autonomia de bateria
Não é a melhor opção para jogar em deslocamento
PCs portáteis
Soluções como Steam Deck, ROG Ally, Lenovo Legion Go, entre outros, têm se tornado cada vez mais populares no mercado, combinando o design de um console portátil com o hardware de PC. No entanto, até pela limitação de tamanho, algumas concessões acabam tendo que ser feitas, fazendo com que os dispositivos precisem combinar alguns componentes, como CPU e GPU em um único chip, além de ter alguma limitação em suas frequências de operação, uma vez que a solução térmica também precisa ser mais compacta.
Por outro lado, os equipamentos prometem oferecer muita comodidade para quem vai jogar. Uma vez que os dispositivos contam com joysticks integrados e possuem um sistema operacional que oferece um foco maior na experiência gamer. É claro que também é possível utilizar praticamente qualquer aplicação em um PC portátil, mas sem dúvida os equipamentos são pensados para uma interação mais simples, principalmente por meio dos controles, o que afasta um pouco os PCs portáteis de um uso mais convencional.
Até o momento, os PCs portáteis também acabam tendo um custo bem alto. Alguns modelos podem superar os preços de um notebook gamer ou, até mesmo, de um desktop voltado para jogos. Sem contar que os PCs portáteis também não apresentam muitas opções de upgrade, de modo que, além da solução de armazenamento (SSD), só é possível adicionar cartões microSD, sendo o armazenamento a única forma de upgrade disponível.
Pontos Positivos
Prontos para jogar
Joystick integrado
Sistema otimizado para jogos
Mais conforto e portabilidade
Pontos Negativos
Não oferece muitas opções de upgrade
Custo alto
Não oferecem tanta versatilidade
Desktop gamer
Os desktops são as soluções mais interessantes para quem busca desempenho extremo e também para quem procura soluções personalizadas. Uma vez que em um desktop você pode definir cada um dos componentes, o que também favorece quem quer economizar num investimento inicial, para depois ir realizando atualizações conforme necessário.
Assim como os laptops, você pode encontrar uma grande oferta de desktops para jogos no mercado. Em e-commerce, é possível encontrar desde modelos simples, com GPU integrada e design mais compacto, até modelos de ponta, que contam com sistema de arrefecimento líquido, placa de vídeo de alto desempenho e, claro, muito RGB para deixar o visual mais atraente.
No entanto, é importante ressaltar que um desktop praticamente não oferece portabilidade, e ainda vai exigir que você invista em um display para jogar. Além disso, um desktop gamer de ponta tende a ter um consumo de energia alto, impactando também na sua conta de luz, principalmente se você é um jogador mais assíduo, que joga por mais horas. De qualquer modo, se você procura um sistema personalizado e capaz de oferecer o melhor em desempenho, optar por um desktop ainda pode ser a melhor opção.
Pontos Positivos
- Mais desempenho
- Personalizáveis
- Mais possibilidades de upgrades
Pontos Negativos
- Maior consumo de energia
- Sem portabilidade