sexta-feira , 29 março 2024

Notebook gamer: existem opções baratas?

Uma série de fatores elevou o preço dos eletrônicos e dos computadores no Brasil. Mas ainda existem algumas opções para o gamer que precisa de um notebook novo com desempenho satisfatório. O Shoptime tem algumas dicas.

Um notebook gamer de alta performance costuma contar com um ótimo processador, memória RAM e armazenamento consideráveis, placa de vídeo dedicada e tela com boa resolução, além de sistema de resfriamento eficiente. A combinação dessas configurações é mais importante do que uma máquina de visual com iluminação LED e outros acréscimos que algumas marcas usam para vender computadores como “gamer”.

A principal dica para quem busca um computador potente é observar as configurações, partindo do processador. As CPUs precisam ter alta velocidade de execução e boa quantidade de núcleos para que os games sejam executados tranquilamente.

A geração e a velocidade do processador são importantes. Os chips mais recentes conseguem reproduzir jogos mais atuais fazendo menos esforço e com uma boa taxa de quadros por segundo.

Além do sistema de resfriamento para o processador, muitos notebooks gamers possuem recursos extras para evitar superaquecimento da máquina como um todo.

Os notebooks mais baratos que encontramos e que vão atender o público gamer contam com processador Intel Core i5 de décima geração ou AMD Ryzen 5 da série 4000, que têm desempenho similar. Esses são processadores lançados há cerca de dois anos e que ainda entregam desempenho eficiente para jogos, streaming, vídeos ou para trabalhar em uma rotina multitarefas.

Você terá um ganho de desempenho ao optar por notebooks equipados com processadores Core i5 de 11a geração ou Ryzen 5 de série 5000, que chegaram ao mercado há cerca de um ano. A Intel acaba de lançar os chips de 12a geração.

Para quem precisa de mais poder de processamento ou quer jogar com as especificações para gráficos de maior qualidade e acima de 60 quadros por segundo (FPS), as opções são notebooks mais caros, equipados com processadores Intel Core i7 e AMD Ryzen 7, também das mais recentes gerações ou séries.

O clock desses chips costuma ser maior, assim como a quantidade de núcleos: há opções de quatro, seis ou até oito núcleos, o que faz diferença no desempenho final.

Memória RAM e armazenamento

Quanto mais memória na configuração, menos chance de travamentos durante a execução dos jogos. Grande parte dos games competitivos recomendam que o dispositivo tenha, pelo menos, 8 GM de RAM, enquanto jogos mais recentes e de gráficos mais evoluídos pedem 16 GB de RAM.

Como são poucos os modelos que vêm com isso de fábrica, a solução é escolher um modelo de 8 GB associado a outras configurações potentes do notebook e com possibilidade de upgrade fácil, para aumentar a memória.

A opção por notebooks que tenham um drive SSD instalado é a mais interessante, por conta das taxas superiores de gravação e leitura de dados em relação aos tradicionais HDs.

Placa de vídeo

Ter uma placa de vídeo dedicada em um notebook faz toda a diferença na hora de executar qualquer jogo. Em se tratando de um notebook gamer, é possível que o modelo já venha equipado com alguma versão, NVidia ou Radeon, da AMD. O recomendado é que as placas tenham, no mínimo, 4 GB, para que jogos recentes sejam executados de forma natural e sem travamentos.

Para quem busca um notebook com bom custo-benefício, máquinas com tela 4K estão praticamente fora das escolhas. Pelo tamanho do display, é mais interessante buscar uma tela com frequência mais alta, que entrega imagens com mais fluidez, essencial para games competitivos, mas que também acrescentam muito na experiência e na imersão em aventuras solo.

Telas de 120 Hz exibem até 120 quadros por segundo, um movimento muito mais fluido do que displays de 60 Hz.

Ao pesquisar modelos de notebooks gamers, tenha atenção às informações fornecidas pelo fabricante, na loja ou no site da marca. Muitas vezes, é informado uma estimativa de performance, mostrando a qualidade com que alguns jogos vão rodar naquela máquina. Esse pode ser um comparativo muito útil.

Visite o Shoptime para conhecer modelos e marcas de notebooks para todos os perfis de usuários.

Novembro chegou e o Shoptime tem ofertas com preço garantido de Black Friday todos os dias. Baixe o app do Shoptime e aproveite mais vantagens na hora de comprar online.

 

Verificar também

Melhores notebooks de 2024: 6 modelos para comprar

Os melhores notebooks do mercado geralmente vêm com configurações premium e têm valores menos acessíveis. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.