Notebook com SSD: quais as vantagens e desvantagens?

Quem está em busca de um novo notebook, principalmente para trabalhar, vai encontrar opções destinadas a diferentes tipos de usuários, com processadores menos ou mais poderosos. Outra característica importante é o tipo de armazenamento, que faz bastante diferença na performance do dia a dia. O Shoptime explica as vantagens e desvantagens dos notebooks com SSD a seguir.

Enquanto os discos rígidos (Hard Disk Drive, ou HDD) são formados por partes móveis e mecânicas, os SSDs (Solid State Drives) têm funcionamento com componentes eletrônicos, o que os faz menores e menos exigentes de energia.

A principal vantagem do SSD sobre os HDs tradicionais é a velocidade em guardar e acessar arquivos em sua memória Flash, o que ocorre de forma praticamente instantânea. As taxas de leitura e transferências ficam em torno de 500 MB/s em SSDs mais básicos, mas podem ultrapassar 7.000 MB/s em modelos mais modernos.

A desvantagem principal do SSD é o preço, tanto para um drive externo como para um notebook equipado com SSD, na comparação de um modelo similar, mas que vem com armazenamento HD.

Um notebook com bom processador das gerações mais recentes vai trabalhar com mais agilidade e menos engasgos com um SSD do que com um HD, com menor geração de calor e menor gasto de energia.

No caso dos processadores Intel, a empresa lançou recentemente a 12a geração de chips, enquanto na AMD a mais recente série de chips é a 5000. Os processadores das gerações mais recentes são otimizados para operar com SSD.

Se está investindo em um notebook novo, o SSD é a melhor opção para o dia a dia, enquanto você pode apostar também em um HD externo para armazenar trabalhos concluídos.

Atualizando o computador

Enquanto é praticamente inviável atualizar o processador de um notebook, a maioria dos modelos oferece a possibilidade de você fazer upgrade na quantidade de memória RAM e no tipo e tamanho de armazenamento.

Atualmente, são basicamente dois formatos de SSD: 2,5 polegadas, que tem as mesmas dimensões dos HDs usados em notebooks, com preço mais acessível; e M.2, que estão se popularizando e podem atingir velocidades bem mais altas.

Os SSDs de 2,5 polegadas trabalham com interface SATA, que é mais antiga e justamente projetada para discos rígidos, enquanto os M.2 podem funcionar tanto com SATA quanto padrão NVMe.

Para fazer a substituição do HD de um notebook por um SSD, é essencial saber o tamanho e a interface. O tamanho é indicado nos quatro números dos modelos: 2280 é um SSD de 22mm por 80mm, por exemplo.

Antes de fazer sua compra, pesquise o modelo adequado para sua máquina.

Verificar também

Melhor notebook custo-benefício em 2024: 6 modelos para comprar

Os melhores notebooks com bom custo-benefício precisam oferecer uma configuração capaz de executar sistemas modernos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.