quarta-feira , 24 abril 2024

Mavericks é mais rápido, mais bonito e mais fácil de usar

Mac OS X 10.9 Mavericks está vindo neste outono, trazendo características do iOS para o rebanho, juntamente com outras adições, incluindo o iBooks, a Apple Mapas, Tabs Finder, e uma série de outras melhorias que economizam tempo.

Com a pré-visualização do Windows 8.1 lançado a alguns dias atrás, O Mavericks, da Apple proporciona um contraste com a visão do sistema operacional da Microsoft. Intenção declarada da Microsoft era de entrar no espaço móvel, criando um sistema operacional touch-centric que trabalhou em ambos os desktops e dispositivos móveis. A Apple, por outro lado, está mantendo sua mobile e desktop OS separado, enquanto trazendo mais aplicativos iOS e recursos sem alterar significativamente a forma como você usa seu computador.

O resultado é um Mac OS que permanece familiar para seus usuários, aplicativos dá uma aparência mais limpa, corrige bugs antigos e melhora principais tecnologias para eficiência de energia e capacidade de resposta. Em cima disso, ele apresenta novos elementos de interface para Safari, um novo sistema de marcação de gerenciamento de arquivos, e muito mais. Mas vamos parar de falar e começar a olhar para alguns dos novos recursos mais importantes.

Tabs do Finder são como guias no Safari. Arraste para movê-los, e bateu o sinal de mais à direita para adicionar um novo.
Tabs do Finder são como guias no Safari. Arraste para movê-los, e bateu o sinal de mais à direita para adicionar um novo.

Tabs do Finder
Os novos Tabs de Localizador de trabalhar estão da mesma forma com as abas fazem no Safari. Um botão sinal de mais à direita permite que você abra uma nova aba, e você pode arrastar e soltar abas como em um browser. Com abas do Finder, você vai ser capaz de ter duas pastas aberto de lado a lado em uma janela, e você pode simplesmente arrastar e soltar arquivos em vez de copiar e colar, como você precisa em versões anteriores do sistema operacional.

Ter várias abas no Finder também significa que você pode abrir uma guia para documentos e outra para AirDrop, permitindo que você compartilhar arquivos com um usuário próximo Mac em um piscar de olhos.

 Aplicativos em tela cheia

aplicativos em tela cheia foram apresentados originalmente no Lion, mas os usuários perceberam rapidamente que o recurso não foi perfeita, especialmente se você usa vários monitores. Felizmente, com Mavericks, o recurso agora finalmente funciona da maneira que deveria. Agora você pode colocar aplicativos em tela cheia em vários monitores e alternar entre elas facilmente. Essa correção foi muito necessária por dois anos, por isso é bom ver os problemas passados ??a ferro, mas eu tenho que saber por que a Apple esperou tanto tempo para fazê-lo.

Além de ser capaz de sincronizar as direções com o seu iPhone, você pode conferir vistas Flyover 3D da Apple Maps ".
Além de ser capaz de sincronizar as direções com o seu iPhone, você pode conferir vistas Flyover 3D da Apple Maps “.

Mapas da Apple
O Apple Mapas teve um começo difícil com iOS, mas melhorou consideravelmente ao longo do tempo. Testá-lo em um MacBook Pro, o aplicativo me senti muito bem quando se navega com um trackpad, com um movimento suave e controle de gesto intuitivo. Tudo funciona mais ou menos como acontece no iOS, mas alguns recursos extras virá a calhar para obter direções antes de você deixar o seu computador.

Apple diz que agora você vai ser capaz de encontrar locais sobre Apple Maps para Mac, em seguida, sincronizar as direções com outros dispositivos, e como na versão iOS, tempos de condução mesmo conta para o tráfego. Isto será especialmente útil para planear a sua viagem em casa, então a sincronização rápida com o seu iPhone para turn-by-turn quando você pegar a estrada. Esta característica particular requer iOS 7 para sincronizar-se, assim, enquanto eu tenho que verificar todas as outras características do Maps no Mac, teremos que esperar até esta queda de colocar os recursos de sincronização com seus ritmos.

Mapas da Apple é construído no Mail, Contatos, Calendário e apps, também, para que a qualquer momento você vê um endereço que você pode encontrá-lo rapidamente em um mapa e mudar para a Apple Maps para uma melhor visualização.

iBooks
Como uma das características trazidas a partir de dispositivos iOS, iBooks parece que está muito perto de sua contraparte móvel. Embora não estava disponível em nossa versão preview para este post, a Apple mostrou-nos na keynote da WWDC que você vai ser capaz de ler e comprar livros em seu Mac e sincronizá-los com o iCloud para que você possa alternar dispositivos e nunca perder o seu lugar. Você também será capaz de deslizar para virar as páginas (usando o trackpad), aperte para aumentar o zoom em fotos, e rolar suavemente de uma página para outra. Você pode ter tantos livros abertos como você quer, simultaneamente, (ótimo para estudantes), e você pode destacar seções e tomar notas – tudo o que é sincronizado em todos os seus dispositivos iOS. Não parece ser muito novo a partir da versão iOS, mas é bom finalmente ver esses recursos disponíveis para os usuários de Mac.

A nova barra lateral é extremamente conveniente para a execução através de seus marcadores na esquerda e olhando para sites na direita.
A nova barra lateral é extremamente conveniente para a execução através de seus marcadores na esquerda e olhando para sites na direita.

Safari
Segundo a Apple, o Safari agora exige menos da GPU, consome menos energia e é mais rápido do que nunca. Apple diz que novo Nitro em camadas tecnologias Fast Start no Safari e JIT significa páginas da Web sentir snappier eo app não desperdiça energia em páginas da Web e plug-ins que podem produzir continuamente em segundo plano. Isso tudo soa muito bem, mas eu testei a última Safari com o lado mais velho versão a lado em dois laptops, e não notou uma enorme diferença no desempenho. Talvez os aumentos de desempenho são algo que seria mais óbvio em uma conexão mais lenta, mas vamos ter que esperar e ver se ele realmente faz a diferença quando revê-lo na queda.

Uma grande melhoria é a nova barra lateral que mantém os seus favoritos ao alcance da mão, e você pode usar guias na parte superior da barra lateral para chegar à sua Lista de Leitura e outro novo recurso chamado links compartilhados. Links compartilhados são links recentes de pessoas que você segue no Twitter e LinkedIn tanto, dando-lhe uma outra opção para descobrir novos sites e outros conteúdos interessantes de pessoas que usam essas redes sociais.

Um dos mais interessantes novos ajustes de interface é a tela Top Sites, com seu novo, mais plana olhar. Com Mavericks, você pode mudar o seu Top Sites arrastando para reorganizá-las, e você pode arrastar um marcador de sua coluna lateral no Top Sites, se você quiser mantê-lo acessível.

O aplicativo Calendar tem um novo visual clean, com elementos de design que ajudam a concentrar-se na semana em questão.
O aplicativo Calendar tem um novo visual clean, com elementos de design que ajudam a concentrar-se na semana em questão.

Calendário
O aplicativo Calendar tem um olhar agradável no Mavericks, acrescentando integração do Facebook para mostrar os eventos do Facebook, juntamente com um inspetor de evento que permite que você obtenha mais informações sobre a festa, reunião ou localização.

Agora você pode passar o mouse sobre um evento para abrir o inspetor, onde você encontrará informações úteis como tempo de condução para o evento com informações de trânsito fornecidas pelo Mapas e clima atual no local do evento. Clicando sobre a parte do mapa da janela de lançamentos da Apple Maps, onde você pode aproveitar as vistas 3D, mapa de switch sobreposições, Como chegar, e fazer outras coisas úteis.

A interface também foi ajustada para incluir uma rolagem suave e contínua entre dias, semanas e meses, e funcionou muito bem usando o MacBook trackpad.

Notificações
O sistema de notificações tem alguns ajustes também. Notificações são mais interativos no Mavericks, por isso, se você receber uma mensagem, um e-mail ou uma chamada de vídeo FaceTime, você pode reagir dentro da janela de notificação com uma resposta ou lançamento FaceTime imediatamente.

Quando você recebe um endereço no aplicativo Mail, o Mac irá reconhecê-lo e dar-lhe a opção de vê-lo em um mini mapa. Clique novamente para ir para o aplicativo Maps.
Quando você recebe um endereço no aplicativo Mail, o Mac irá reconhecê-lo e dar-lhe a opção de vê-lo em um mini mapa. Clique novamente para ir para o aplicativo Maps.

Você também pode permitir que sites da Web para enviar atualizações, como os últimos resultados da ESPN, últimas notícias da CNET.com, e mais através de Notificações, mesmo quando o Safari está fechada.

Quando você voltar para o seu Mac quando ele está em um estado de standy by, você vai ser capaz de obter todas as notificações que recebeu enquanto estava fora em um breve resumo antes de desbloquear a tela. Isso significa que ele vai combinar mensagens para mostrar que tinha seis novas mensagens, por exemplo, e ele irá dizer-lhe o número de e-mails que você perdeu mesmo estando longe.

O Mavericks também irá atualizar automaticamente seus aplicativos e informá-lo via notificações quando o processo estiver concluído.

Keychain iCloud mantém o seu log-ins de segurança
Houve um grande número de aplicativos de terceiros ao longo dos anos para gerenciar nomes de usuário e senhas, mas iCloud Keychain traz a funcionalidade diretamente para o seu Mac para aumentar a segurança (para não mencionar aliviá-lo de lembrar tudo essas senhas). Ele também faz seus nomes de usuário de sites e senhas salvos disponível em todos os seus dispositivos iOS (depois de ter iOS 7). Todas essas informações são protegidas usando criptografia AES de 256 bits, tanto em seus dispositivos e quando em trânsito. Apple diz que ele só vê os dados já criptografados e – a maneira como ele está configurado – não tem a chave para decifrá-lo.

Como gerentes de senha de terceiros populares, iCloud Keychain também vai sugerir senhas complexas, em seguida, empurrá-los para todos os seus dispositivos. Também AutoPreenchimento log-in campos, assim você não precisa se lembrar deles.

iBooksMacShot

Preço e Disponibilidade
A Apple diz que o Mavericks estará disponível em breve, mas não nos dar uma data exata, nem nos dizem o quanto isso vai custar. Mountain Lion custa para os usuários $ 19,99 para atualizar, e não me surpreenderia se ele permaneceu o mesmo para Mavericks. Obviamente, nós vamos ter que esperar até o outono para descobrir com certeza.

Conclusões
Mac OS X Mavericks não é uma mudança radical, mas melhora sobre uma base sólida, com novos recursos trazidos de iOS para dar aos usuários de Mac mais para trabalhar e jogar. Para usuários de Mac que eu acho que os recursos adicionais fornecem benefícios definidos e torná-lo vale a pena pagar para a atualização. Mas é Mavericks ambicioso o suficiente para conquistar os usuários do Windows para fazer a troca? Provavelmente não, mas eu acho que há mais a considerar que apenas o conjunto de recursos do mais recente Mac OS.

Embora com o Windows 8.1 Microsoft fez algumas concessões para as pessoas que não gostavam da interface touch-focalizada (adicionando um botão Iniciar e deixá-lo arrancar para desktop), ainda é desanimador para muitos usuários de desktop de mouse e teclado. Para ser honesto, acontece que eu acho que o Windows 8.1 é um belo upgrade em várias frentes, mas eu sei que algumas pessoas são resistentes à mudança. Para eles, a mudança é grande demais para suportar. Então, o que provavelmente vamos ver são os usuários do Windows fazer a mudança para Mac mais em protesto contra a visão da Microsoft do que para o que eles pensam Mac OS X tem a oferecer.

Para usuários de Mac, parece que o Mavericks será uma atualização contínua (embora não de mudança de vida), desde que a Apple mantém o preço semelhante ao Mountain Lion. E para usuários do Windows à procura de algo diferente de “Metro”, Mavericks será uma transição fácil do que nunca, com mais recursos que agregam praticidade e rapidez a uma forma (agora) familiar de computação.

Fonte: Cnet

 

 

 

 

 

Verificar também

MacBook Air com M3 ou M2? O que muda no laptop da Apple

MacBook Air M3 e MacBook Air M2 são dois notebooks fabricados pela Apple. Ambos fazem …

Um comentário

  1. Me arrependi de ter migrado para o Mavericks!
    Mudaram demais a interface! Quando vão perceber que a gente está cansado de a cada atualzação, ter de reaprender a operar!? Pra mim, essas mudança bestas é coisa de quem só quer mostrar serviço!
    Por exemplo: por quê diabos foram acabar com a possibilidade de pintar o nome do arquivo, substituindo isso por bolinhas coloridas de difícil visualização?
    Eu não consigo mais criar janelas flutuantes! Elas só aparecem como abas! Toda hora tenho que ir lá e desgrudá-la da anterior!!! É um saco!
    Quando a gente pede pra expor os arquivos em lista, as colunas SIZE, KIND, MODIFICATION DATE ficam escondidas lá no final da janela no lado direito – daí a gente tem que ir lá e trazê-las para perto do nome!
    É muito burrice de quem programou!
    Deviam ter aprimorado o que já existia, não mudado radicalmente!
    Deviam ter melhorado o sistema de busca de arquivos (como era no Windows 3.1, onde a gente podia procurar procurar, por exemplo, todos os arquivos que tinham “XP” no nome e “PS” na extensão, ou todos os arquivos exceto os que contivessem “EST” no nome. Ou ainda, localizar todos os arquivos que começassem pela letra AF (não os que contivessem essas letra no meio do nome).
    Poderiam ter melhorado o sistema de preview dos arquivos, de organização dos ícones…
    Poderiam disponibilizar um sistema que alertassem quando houvesse um arquivo já existe em qualquer lugar no momento de copiar ou mover. E alguma forma de se procurar por arquivos duplicados em lote…
    E poderiam se preocupar menos com o Windows!

    Ailton Marques

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.