segunda-feira , 4 julho 2022

Mac travando? Seis formas de resolver o problema no computador da Apple

Mac travando pode ser sinônimo de alguma problema no computador da Apple. Embora sejam conhecidos pelo bom desempenho, computadores como MacBook, iMac e Mac Pro podem apresentar falhas que impedem o uso de determinado aplicativo e até mesmo fazem a máquina desligar sozinha. Algumas das queixas mais comuns também envolvem programas que congelam ou a exibição de uma exclamação em tela preta ao tentar ligar o dispositivo.


A solução, no entanto, pode estar em alguns pequenos ajustes e até mesmo e configurações do macOS. Veja, a seguir, seis maneiras úteis que resolver travamentos recorrentes no Mac, seja em um notebook ou em um desktop.

1. Desconecte periféricos
Pendrives, cartões de memória e outros aparelhos conectados ao Mac podem estar por trás do mau funcionamento do computador. Seja por conterem vírus, trazerem falhas de hardware ou não obedecerem às especificações técnicas, a Apple recomenda desconectar tudo antes de buscar uma solução mais elaborada para o problema. Desconecte todos os periféricos, incluindo carregador, e reinicie o computador para checar se o travamento foi resolvido.

2. Feche os aplicativos
Se uma falha ocorre com um programa específico, uma das soluções passa por encerrá-lo manualmente. Clique com o botão sobre a maçã no canto superior esquerdo da tela e selecione “Forçar encerrar”. Na sequência, escolha o aplicativo problemático e encerre-o. Embora essa solução seja voltada para problemas pontuais, é possível usá-la também para travamentos generalizados. Nesse caso, marque todos os apps na lista e encerre-os de uma vez.

3. Inicialize no Modo de Segurança

O Modo de Segurança é um ambiente que carrega apenas o essencial do sistema e pode ser uma alternativa para descobrir se algum problema instalado recentemente está causando problemas. Para iniciar dessa forma, é preciso desligar o Mac completamente até a tela apagar. Em seguida, o usuário precisa manter a tecla Shift pressionada enquanto aperta no botão de ligar. A tecla precisa ficar pressionada durante todo o processo de inicialização. Se a falha sumir no Modo de Segurança, revise apps instalados recentemente e remova para ver se o travamento é corrigido.

4. Reinicie o Controlador de Gestão do Sistema
Se o Mac travar, desligar e não voltar mais a ligar, a falha pode estar na bateria. Nesse caso, uma das possíveis razões pode estar ligada ao Controlador de Gestão do Sistema. Segundo a Apple, é possível reiniciar o mecanismo para resolver problemas na bateria e fazê-la voltar ao normal. Para isso, pressione as teclas Shift+Control+Option do lado esquerdo do teclado. Ao mesmo tempo, pressione o botão liga/desliga e mantenha por 10 segundos. Em seguida, solte todas as teclas de uma só vez e volta a tentar ligar o Mac para checar se o problema desapareceu.

5. Redefina a NVRAM
A NVRAM (memória de acesso aleatório não volátil) é uma parcela da memória do computador que armazena ajustes em um local onde o macOS possa acessar mais rapidamente. Essas configurações incluem dados sobre o disco de inicialização para usar como padrão, o volume do alto-falante e a resolução da tela, entre outros.

No entanto, alguns Macs podem trazer conflitos nesses ajustes que causam defeitos no funcionamento da máquina. A solução, segundo a Apple, é redefinir a memória NVRAM. Para isso, basta desligar o Mac, manter pressionadas as teclas Option+Command+P+R e voltar ligar o computador. O recomendado é manter as quatro teclas pressionadas enquanto o sistema inicializa normalmente.

6. Use o Apple Diagnostic
Por fim, o usuário pode recorrer a um utilitário da Apple para descobrir o problema do computador. Com o Apple Diagnostic, é possível saber se existem problemas físicos no hardware, o que permite decidir com mais rapidez se é mesmo preciso levar o notebook ou desktop para assistência técnica. O recurso pode ser acessado ao desligar o computador, manter a tecla D pressionada e voltar a ligar o sistema. O software de diagnóstico irá fazer uma varredura completa e determinar se há falhas para serem corrigidas.

 

Verificar também

Pesquisadores descobrem falha ‘incorrigível’ em chip da Apple

Uma vulnerabilidade em um dos sistemas de segurança dos chips M1, da Apple, foi descoberta …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.