quinta-feira , 28 março 2024

Jogos de sucesso completam 20 anos em 2021; relembre

O ano de 2001 foi marcante na história dos games. O revolucionário GTA 3, o lançamento do primeiro Devil May Cry, Sonic Adventure 2 encerrando a jornada do Dreamcast, Pikmin e Smash Bros. Melee no Cube, além do lançamento de Master Chief em Halo: Combat Evolved, são alguns dos principais momentos daquele ano. Outras centenas de jogos inéditos desembarcavam nas novas plataformas da época — GameCube e Xbox original e o PlayStation (PS2), que também era uma novidade. Esses games agora se aproximam de seu aniversário de 20 anos de estreia. Confira, a seguir, os dez grandes títulos que celebram duas décadas em 2021.

Conker’s Bad Fur Day – 5 de março de 2001
Um dos grandes nomes do final da era do Nintendo 64, Conker’s Bad Fur Day foi uma das apostas mais ousadas da empresa durante a vida do console. Produzido pela Rare, que também foi responsável por games como Donkey Kong 64, Goldeneye 007 e Perfect Dark, o jogo é repleto de temas adultos e sugestivos, todos com muito humor. O título misturava plataforma 3D e tiro em terceira pessoa, em uma das experiências mais únicas e divertidas de toda sua geração.

Sonic Adventure 2 – 18 de junho de 2001
Lembrado como um dos principais jogos do Dreamcast, Sonic Adventure 2 chegou quando o fim do console já havia sido decretado pela SEGA. Mesmo com o clima de fim de festa, o título de plataforma é um dos mais competentes da história do mascote, especialmente quando consideramos aqueles em ambientes 3D. O game também marcou a primeira aparição de Shadow the Hedgehog, versão sombria do herói Sonic.

Max Payne – 23 de julho de 2001
Desenvolvido pela Remedy em parceria com a Rockstar Games, Max Payne trouxe os tradicionais romances policiais da TV para o mundo dos jogos, com a história de um oficial que busca vingança após tragicamente perder sua família. Além da clássica dublagem em português do Brasil – raridade para a época -, Max Payne também marcou por sua mecânica de bullet time, que desacelera o tempo durante saltos para disparar contra vários inimigos ao melhor estilo Matrix.

Devil May Cry – 23 de agosto de 2001
Idealizado para ser um jogo da série Resident Evil, o game terminou reaproveitado pela Capcom para o desenvolvimento de uma nova franquia, que se tornaria um dos grandes sucessos da empresa. Devil May Cry tem como protagonista o herói Dante, encarregado de detonar demônios e outros inimigos monstruosos usando armas e lâminas, em golpes e disparos que criam combos cheios de estilo. O jogo caiu no gosto dos fãs rapidamente e logo virou uma das séries mais lembradas de sua geração, gerando, ainda outros dois grandes lançamentos (Devil May Cry 2 e 3).

Grand Theft Auto 3 – 22 de outubro de 2001
Primeiro jogo tridimensional da franquia, GTA 3 é o responsável por uma grande mudança de rumo na série da Rockstar. O game ajudou a franquia a se tornar um dos maiores fenômenos da história dos jogos. Com um impressionante mapa aberto, o título explorava diversos dos pontos famosos de Nova York. A grande variedade de missões, veículos e armas também já chamava a atenção, classificando o jogo como bem à frente de seu tempo e, também, como um dos melhores de 2001.

Pikmin – 26 de outubro de 2001
Logo que chegou ao GameCube, Pikmin não parecia mais do que um jogo com personagens coloridos e engraçadinhos. No entanto, não demorou muito até que os jogadores percebessem o potencial do exclusivo da Nintendo. Recheado de estratégia e tensão, o título exige pensamento rápido e muito planejamento para completar os desafios. O game virou hit e abriu porta para outros lançamentos em futuras plataformas da empresa japonesa.

Tony Hawk’s Pro Skater 3 – 28 de outubro de 2001
Sequência direta de um dos grandes jogos da história, Tony Hawk’s Pro Skater 3 tinha nas costas o peso de honrar o nome da franquia da Activision. Seu lançamento, porém, fez muito mais do que apenas isso. Com o salto de geração (PS1 para PS2), o game ganhou hardware mais potente para ampliar o leque de loucuras disponíveis em sua campanha, que agora contava com missões mais divertidas e interativas. O resultado é um dos mais memoráveis títulos da série de skate e um dos melhores de sua geração.

Halo: Combat Evolved – 15 de novembro de 2001
Grande título de lançamento do Xbox original e o primeiro da franquia que se tornaria um ícone do mundo dos games, Halo: Combat Evolved mudou o rumo dos jogos de tiro em primeira pessoa. Comandos bem adaptados para controles, campanha longa e cinematográfica e um modo online que virou o exemplo são alguns dos feitos do FPS da Bungie, lembrado como um dos melhores de sua época.

Super Smash Bros. Melee – 21 de novembro de 2001
Após o sucesso estrondoso do primeiro game da série, lançado para o Nintendo 64, a empresa japonesa caprichou na sequência Melee. O jogo chegou no fim de 2001, bem na janela de lançamento do GameCube. Maior recorde de vendas da história do console, com quase 8 milhões de unidades vendidas, o título de luta entre os personagens da Nintendo é muito jogado até hoje, inclusive, em nível competitivo. Sua qualidade e profundidade técnica são tamanhas que fazem com que ele seja divertido tanto para novatos quanto para jogadores experientes.

 

Verificar também

PS5 digital, bundles e mais opções para entrar na nova geração em 2024

Play Station 5 (PS5) , Xbox Series S e Xbox Series X representam a nona …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.