sexta-feira , 26 abril 2024

iPhone: como fazer backup resistente a acessos do FBI

A Apple desistiu da ideia de proteger os dados armazenados em backup no iCloud com criptografia de ponta a ponta após supostamente ser pressionada pelo FBI. O órgão de segurança americano cobra ajuda para desbloquear iPhones e iPads associados a casos de terrorismo e assassinato. Ainda assim, há relatos de que os investigadores do FBI poderiam receber informações da empresa a partir do backup no iCloud. Usuários que buscam privacidade total de seus dados – por qualquer que seja o motivo – podem deixar o iPhone “à prova de FBI”. Saiba como nas linhas a seguir.

No tutorial a seguir, confira como fazer backup criptografado do iPhone (iOS) no PC e remover os dados do iCloud. O procedimento foi realizado em um iPhone XR com o iOS 13, mas as dicas também valem para os demais modelos do telefone da Apple. No computador, os softwares utilizados foram o iTunes para Windows 10 e o macOS Catalina em um MacBook Air.

No iTunes
Em Macs rodando o macOS 10.14 (Mojave) ou versões anteriores do sistema da Apple e em PCs com Windows, o procedimento deve ser realizado no iTunes. No macOS 10.15 (Catalina) o programa foi descontinuado e as ferramentas de sincronização do iPhone estão integradas ao Finder.

Passo 1. No Windows, caso necessário, baixe e instale o aplicativo do iTunes. No Mac, o programa já é nativo do sistema da Apple.

Passo 2. Conecte o iPhone ao computador e abra o iTunes. Feito isso, clique sobre o ícone do dispositivo, conforme indicado na imagem.

Passo 3. Em “Backup”, selecione “Este computador” e, logo abaixo, marque a opção “Criptografar backup local”.

Passo 4. Crie uma senha para criptografia do backup local e anote em um local seguro. Outra dica é evitar senhas fracas e óbvias, como nomes ou data de nascimento.

Passo 5. O backup deve ser iniciado automaticamente. Caso isso não aconteça, clique em “Fazer Backup Agora” para iniciar. O procedimento deve ser repetido sempre que o usuário quiser atualizar o backup.

No Mac
Passo 1. No macOS Catalina e versões superiores do sistema, conecte o iPhone ao computador e abra o Finder. Na barra lateral à esquerda, clique sobre o nome do dispositivo. Agora, selecione “Fazer o backup de todos os dados do iPhone neste computador” e, logo abaixo, marque a opção “Criptografar backup local”.

Passo 2. Crie uma senha para criptografia do backup local e anote em um local seguro. Caso queira, você pode optar por memorizar a senha nas chaves. Lembre-se de evitar senhas fracas e óbvias, como nomes ou data de nascimento.

Passo 3. O backup deve ser iniciado automaticamente. Caso isso não aconteça, clique em “Fazer Backup Agora” para iniciar. O procedimento deve ser repetido sempre que o usuário quiser atualizar o backup.

Como apagar o backup do iCloud
Passo 1. Após realizar o backup criptografado do iPhone no computador, é importante remover os dados do iCloud. Para isso, no celular, abra as configurações do iOS e toque sobre o nome do usuário, na parte superior da tela.

Passo 2. Abra “iCloud” e, em seguida, toque em “Gerenciar Armazenamento”.

Passo 3. Vá em “Backups” e toque sobre o nome do iPhone.

Passo 4. Por fim, toque em “Apagar Backup” e confirme em “Desativar e Apagar”.

Como restaurar o backup criptografado
Para restaurar um backup local criptografado, conecte o celular ao computador e volte às configurações de backup do iPhone no iTunes ou no Finder. Clique em “Restaurar Backup…” e, quando solicitado, entre com a senha.

 

Verificar também

MacBook Air com M3 ou M2? O que muda no laptop da Apple

MacBook Air M3 e MacBook Air M2 são dois notebooks fabricados pela Apple. Ambos fazem …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.