quarta-feira , 24 abril 2024

iPhone 11 ganha mecanismo para bateria durar vários anos

Os novos iPhone 11, iPhone 11 Pro e 11 Pro Max empregam um novo sistema de gerenciamento de bateria que combina recursos para monitorar e regular o status do componente conforme o celular envelhece. A medida, revelada pela Apple em documentos de suporte técnico, indica uma nova abordagem diante das eventuais perdas de capacidade com o passar do tempo.

A solução pode ser uma correção de curso por parte da Apple, que se viu em uma grande polêmica em 2017, quando evidências mostraram que o iOS diminuía a velocidade dos iPhones conforme a bateria perdia capacidade.

O texto da Apple afirma que os novos modelos contam com um novo sistema de gerenciamento de bateria que monitora dinamicamente as necessidades de energia dos smartphones. O documento diz ainda que o controle ajusta a performance do celular em tempo real de forma a garantir que eventuais diminuições de desempenho causadas pelo desgaste da bateria sejam mitigadas ao longo do tempo.

A descrição não vai a fundo em relação à implementação do novo recurso, mas parece indicar que eventuais problemas de diminuição de desempenho do iPhone continuam sendo uma realidade.

Em 2017, a Apple foi acusada de artificialmente diminuir a velocidade dos seus celulares como forma de encorajar consumidores a trocarem de aparelhos todos os anos. A empresa também foi criticada por não ser transparente com os clientes. Naquela altura, a Apple se defendeu dizendo que as perdas de velocidade introduzidas pelo iOS eram necessárias por conta do envelhecimento da bateria.

A descoberta levou consumidores a abrir ações judiciais em vários países. A polêmica levou a Apple a criar um programa de troca de baterias com valores promocionais e a introduzir recursos de configurações para que o usuário pudesse desligar a diminuição de desempenho.

O desgaste da bateria não é um desafio apenas para a Apple. A própria química do componente faz com que ele perca capacidade com o passar do tempo. Aos poucos, o telefone deixa de reter e liberar energia.

Do ponto de vista da alegação da Apple, calibrar a performance de aparelhos mais antigos de forma a igualar as perdas das baterias seria uma maneira de garantir ao usuário que o telefone retém basicamente a mesma autonomia ao longo dos anos.

A nova linha de iPhones está à venda nos Estados Unidos e outros países. Também já foi homologada pela Agência Nacional de Telecomunicações, o que significa que tem autorização para chegar às lojas brasileiras. A expectativa é de que o desembarque ocorra em novembro.

 

Verificar também

iPhone dobrável pode ser cancelado pela Apple, apontam rumores

O possível e aguardado iPhone dobrável pode ser cancelado pela Apple. Segundo rumores, a fabricante …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.