quinta-feira , 25 abril 2024

iOS 15 e macOS Monterey são anunciados pela Apple na WWDC 2021

O novo iOS 15 foi anunciado na WWDC 2021 (Apple Worldwide Developers Conference) nesta segunda-feira (7). O evento da Apple revelou detalhes da nova edição do sistema iOS, como novos modos para personalizar a tela inicial e notificações, além de funções para assistir a vídeos e ouvir músicas com amigos à distância ao mesmo tempo. A atualização também traz melhorias para as chamadas de vídeo do FaceTime, para a busca do Spotlight e para os mapas do Apple Maps.

Além do iOS, o novo macOS Monterey chega com visual renovado no Safari e a estreia do app Atalhos no desktop. A conferência da Apple também apresentou a nova geração do watchOS e iPadOS, novidades de software para AirPods e medidas de privacidade para manter informações pessoais seguras na Internet. A versão beta para desenvolvedores de todos os sistemas anunciados chega hoje, e a previsão é que a edição estável chegue ao público pouco depois do anúncio do iPhone 13, em meados de setembro e outubro.

iOS 15 ganha notificações personalizadas e Share Play
Share Play é o destaque do novo iOS para as pessoas que estão em casa na pandemia de Covid-19. A nova ferramenta deixa reproduzir músicas e vídeos com amigos ao mesmo tempo para se divertirem mesmo à distância. É possível manter a função em segundo plano em Picture-in-Picture enquanto usa outros aplicativos simultaneamente no celular.

O Share Play também permite compartilhar a tela do dispositivo com outras pessoas, seja no macOS, iPadOS e iOS. A Apple revelou que disponibilizou a API do Share Play para desenvolvedores de diferentes apps, então o recurso pode ser empregado por produtos de fora da empresa, como Disney+ e TikTok.

O iPhone também recebe o “Notification Summary” com a atualização do iOS 15. A ferramenta consiste numa nova visualização de notificações personalizada. A proposta é selecionar alertas para serem exibidos em momentos mais apropriados, e hierarquizar os avisos segundo importância.

A função “Não Perturbe”, que bloqueia todas as notificações do celular, agora permite avisar outras pessoas que o recurso está ativado e, portanto, o usuário não receberá nenhum aviso no momento. O remetente tem a opção de “insistir” e enviar um alerta caso seja deseje mandar uma mensagem urgente, por exemplo.

O novo modo “Focus” do iOS possibilita criar perfis dentro do iPhone para definir quais aplicativos usar e quais notificações receber no celular. Por padrão, a ferramenta oferece as opções “Não Perturbe”, “Trabalho”, “Uso pessoal” e “descanso”, mas é possível configurar um perfil do zero e selecionar os apps e alertas desejados.

Novas funções para FaceTime e iMessages
O novo iOS chega com melhorias para o FaceTime devido ao aumento de videoconferências com a pandemia de Covid-19, como a grade de visualização para ver todos os participantes na tela, e o modo retrato para borrar o fundo do vídeo — ferramenta presente em diversos apps de chamada, como Google Meet e Zoom.

A nova função “áudio espacial” do FaceTime busca tornar as chamadas de vídeo mais realistas, dando a impressão de que os participantes estão no mesmo lugar que você. O microfone também ganha machine learning para isolar a voz da pessoa e abaixar o volume de ruídos do ambiente durante conversas. Já a opção de link de convite para chamadas de vídeo permite marcar chamadas no FaceTime até mesmo com usuários de Android e de outros sistemas, que podem acessar o app pelo navegador mobile para conversar com donos de iPhone.

O aplicativo de mensagens da Apple, iMessages, ganha uma seção para resgatar todos os links e mídias compartilhados em conversas. A proposta é lembrar de conferir um artigo ou escutar alguma música que o seu amigo sugeriu no momento em que você estava ocupado. Chamada “Shared with you”, a novidade reúne em um só lugar fotos, vídeos e links enviados pelo iMessages.

“Live Text”, Memórias e chaves no Wallet
O “Live Text” é um recurso novo disponível na câmera do iPhone que permite extrair o texto de fotos e transcrevê-los para o bloco de notas. A função também está disponível na galeria de imagens do celular, e chega com compatibilidade com o português para realizar traduções. A tecnologia do “Live Text” ainda permite identificar elementos em imagens, de maneira semelhante ao Lens do Google.

O Spotlight, a busca do sistema, ganha integração com a galeria de fotos do iPhone. Agora usuários podem pesquisar suas imagens direto na barra de busca, e podem achá-las até mesmo por meio dos textos presentes na foto.

Já a ferramenta Memórias sugere lembranças baseadas nas fotos do usuário, criando clipes automáticos com efeitos e músicas personalizadas. A trilha sonora é sugerida pelo aplicativo a partir da biblioteca da Apple Music, segundo os gostos musicais do usuário e a temática da imagem.

A carteira virtual da Apple ganha integração com mais chaves. A novidade foi anunciada na edição anterior do iOS inicialmente somente para carros da BMW, e agora as chaves se expandiram para funcionar com cartões de hotel ou prédios comerciais. Nos Estados Unidos, a Wallet também permite salvar seu documento de identidade no iPhone.

O aplicativo de Clima do iOS ganhou melhorias, como animações do tempo e gráficos para ilustrar de maneiras diferentes os dados de meteorologia. Já o Apple Maps tem agora uma interface mais detalhadas no GPS para guiar o usuário melhor, com informações em 3D para mostrar, por exemplo, a mudança de faixas de uma rota.

Melhorias de software no AirPods

As atualizações de software da maçã também chegam para os AirPods, tanto na opção Pro quanto no top de linha Max. Os earbuds recebem recursos como o Conversation Boost, que reforça a captação de áudio em conversas — algo semelhante ao que acontece com o rival direto Galaxy Buds Pro, da Samsung. Outra novidade é a notificação por voz, que pode ser ajustada pelo usuário para escolher quais serão trazidas pela Siri no dia a dia.

Os fones também podem ser encontrados pelo app Find My, a exemplo de outros dispositivos da maçã, e garantem Áudio Espacial não só no iPhone, mas também no tvOS, para assistir a filmes e séries no Apple TV, e em MacBooks com chip M1. Vale lembrar que a tecnologia permite uma noção espacial no ambiente que varia de acordo com a posição do usuário.

iPadOS: widgets finalmente chegam ao iPad

Depois da estreia dos widgets na tela inicial do iOS 14 ano passado, o novo iPadOS finalmente ganha as ferramentas do sistema de celulares. Os widgets chegam aos tablets da Apple com uma galeria especial, que reúne as ferramentas em um só lugar.

O iPadOS também recebe a Biblioteca de Aplicativos do iOS 14 para organizar os programas instalados no iPad. O novo modo multi-tarefas permite alternar aplicativos e dividir a tela do tablet para acessar mais de um programa simultaneamente no iPad.

Apple anuncia novas medidas de privacidade
O aplicativo nativo de e-mail da Apple estreia o modo de privacidade “Mail Privacy Protection”, que impede o rastreamento usuários em mensagens, como a coleta de dados de endereço de IP ou o alerta de que o e-mail foi aberto pelo destinatário. A Siri busca consertar a polêmica sobre gravação de vozes de usuários com uma atualização que passa a processar os comandos da assistente apenas no celular, de modo que a Apple não têm mais acesso aos dados.

O iOS 15 aprimora a função de transparência de aplicativos do iOS 14.5. Se na edição anterior do sistema usuários passaram a autorizar apps a coletarem ou não seus dados, o novo iOS traz uma nova seção à parte que permite conferir quais programas tiveram acesso às atividades no celular nos últimos sete dias.

A Apple ID passa a oferecer a opção de adicionar contatos confiáveis para auxiliar no processo de recuperação de conta. Também é possível selecionar as pessoas que têm permissão de acesso aos dados da conta Apple no caso de falecimento.

O serviço da nuvem da Apple agora ganha o iCloud+, focado em funções de privacidade e disponível para todos os assinantes do iCloud sem alteração de preço. O novo plano tem como diferencial proteger o histórico de atividades do usuário na Internet. A ideia é impedir que instituições possam rastrear a pessoa para criar um perfil detalhado para fins publicitários.

Novo watchOS ganha textos motivacionais

A atualização do watchOS 8 traz frases e animações para acalmar o usuário e incentivar a concentração. Além disso, agora o wearable pode registrar o ritmo da respiração da pessoa, e as informações podem ser conferidas no aplicativo Saúde. O Fitness+, assinatura de exercícios físicos, também ganha novas opções de treinos. O Apple Watch atualizado agora deixa configurar uma foto para exibição no visor do relógio, com animações responsivas ao toque.

macOS Monterey ganha integração com iPad

macOS Monterey é o novo sistema operacional para computadores da Apple. O software não traz grandes mudanças em relação ao antecessor, macOS Big Sur, mas chega com novidades similares às anunciadas para o iOS 15, como as melhorias para o FaceTime e o modo “Focus”. Um dos destaques do novo software é o chamado “Universal Mode”, que promete uma conexão mais inteligente entre o Mac e o iPad para trabalhar nos dois dispositivos de forma simultânea.

O Safari recebeu mudanças significativas no design com o macOS Monterey. As abas passam a ter uma nova organização e a opção de divisão em grupos, que são sincronizados entre todos os dispositivos do usuário, em tempo real. As extensões, já disponíveis na versão do navegador para Mac, agora chegam também ao iPad e ao iPhone.

Com o recurso AirPlay, agora também será possível espelhar conteúdos de iPhones e iPads diretamente para a tela de um iMac, por exemplo. Os “Atalhos” da Apple também chegam ao macOS Monterey. Com o app, será possível criar automações para abrir programas com poucos cliques ou por meio de comandos da Siri.

Verificar também

Windows 10 vai acabar? Saiba como atualizar e tire dúvidas sobre mudança

A Microsoft anunciou que o Windows 10 chegará ao fim no dia 14 de outubro …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.