sexta-feira , 19 abril 2024

iOS 15: 5 funções do sistema que devem chegar nas próximas atualizações

O iOS 15 foi anunciado da WWDC 2021 em junho com uma série de novas funções para o iPhone. No entanto, parte desses recursos não foi disponibilizada ainda no update, lançado na última segunda-feira (20), porque a Apple optou por adiar algumas das funções. Apesar disso, a maioria dessas funções deve chegar ainda em 2021, com outros updates do iOS 15. Na lista a seguir, confira cinco funções que foram adiadas pela Apple, como o Share Play e a conexão sem fio entre iPad e macOS.

1. Share Play
O Share Play é um recurso que permite compartilhar músicas, vídeos e até a mesmo a própria tela do iPhone pelo FaceTime em tempo real. A função é útil para assistir a clipes junto de amigos, por exemplo. Prevista para ser lançada junto com o iOS 15, o Share Play foi atrasado pela Apple, que não explicou em detalhes o porquê do adiamento.

Apesar disso, segundo a empresa, a função ainda está programada para este ano. Desse modo, deve ser disponibilizada para o público em meados de novembro ou dezembro.

2. Relatório de privacidade
Com o iOS 14, a Apple anunciou diversas funções de privacidade no iPhone. O iOS 15 segue na mesma linha, e um dos recursos que deve ser adicionado em uma atualização futura são os relatórios de privacidade. Com a função, usuários poderão checar uma lista completa com os aplicativos que acessaram seus dados e as permissões do celular nos últimos sete dias. Desse modo, é possível verificar se um aplicativo rodando em segundo plano acessa informações de localização com frequência, por exemplo.

Além disso, o recurso também vai mostrar quando um aplicativo acessou outros domínios para compartilhar informações coletadas do seu iPhone. Dessa forma, fica mais fácil controlar os seus dados e, caso você não concorde com o envio dessas informações, pode deletar o aplicativo do celular. Segundo a companhia, o relatório de privacidade deve ser disponibilizado em uma atualização futura.

3. Identidade no app Wallet
Outra funcionalidade que não foi liberada com o lançamento do iOS 15, mas que está prevista ainda para este ano, é a possibilidade de salvar documentos de identidade no app Wallet. A função permite adicionar a carteira de motorista e a identidade ao iPhone. Vale lembrar, porém, que inicialmente ela valerá exclusivamente para usuários norte-americanos.

4. Controle universal
O controle universal é outro recurso bastante interessante. Com ele, será possível conectar e controlar dois dispositivos Apple remotamente. Usuários poderão conectar um Mac a um iPad ou a outro Mac e usar o teclado e o mouse do dispositivo principal para escrever ou arrastar elementos entre as duas telas, por exemplo.

O recurso ainda não foi liberado, mas deve ser lançado ainda este ano. Vale dizer que, para usar o Controle Universal, também será necessário ter o macOS atualizado para o Monterey, versão que também só deve ser lançada no final do ano.

5. Adicionar contato legado

A função de contato legado permite que usuários adicionem contatos de sua confiança ao seu Apple ID. Desse modo, essa pessoa poderá ter acesso à sua conta e aos conteúdos salvos no seu iCloud em caso de falecimento. Com o recurso, o contato herdeiro não precisa saber a senha de acesso ao iPhone, mas a função exige prova de que o dono do celular faleceu. Apesar de ter sido adiado no lançamento do iOS 15, o recurso deve ficar disponível ainda este ano.

 

Verificar também

iPhone dobrável pode ser cancelado pela Apple, apontam rumores

O possível e aguardado iPhone dobrável pode ser cancelado pela Apple. Segundo rumores, a fabricante …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.