sexta-feira , 29 março 2024

Inventor do mouse do computador morre aos 88 anos

Embora o mouse não se tornou a forma padrão para controlar um computador desktop até que a Apple lançou no Macintosh, em 1984, ele foi inventado 20 anos antes por um visionário veterano da II Guerra Mundial chamado Douglas C. Engelbart, que faleceu esta semana aos 88 anos de idade.

Esquerda: Douglas Engelbart C com um mouse de computador no início de 1968 (Foto via SRI International). Direita: o Magic Mouse da Apple, lançado em 2009.
Esquerda: Douglas Engelbart C com um mouse de computador no início de 1968 (Foto via SRI International). Direita: o Magic Mouse da Apple, lançado em 2009.

O legado de Engelbart vai viver como o pioneiro que exibiu o primeiro mouse em 1968 na Conferência de Computação Joint Fall in San Francisco,Lá na Califórnia , de acordo com o The New York Times , ele mostrou que mais de centenas de cientistas da computação e  líderes mundiais o método de controle de um computador com um mouse e teclado. “Em pouco mais de uma hora, ele mostrou como um sistema de computação em rede, interativa que permite que informações sejam compartilhadas rapidamente entre os cientistas que colaboram”, repórter John Markoff escreveu. “Ele demonstrou como um mouse, que ele inventou apenas quatro anos antes, poderia ser usado para controlar um computador. Ele demonstrou edição de texto, vídeo-conferência, hipertexto e janelas.” Nascido em Portland, Oregon, em 25 de janeiro de 1925, Engelbart era um graduado da Oregon State College, que foi elaborado tarde na Segunda Guerra Mundial. Ele passou dois anos na Marinha como técnico de radar, e mais tarde recebeu um Ph.D. . na Universidade da Califórnia, em BerkeleyO primeiro mouse de computador foi revelada publicamente em 1968 por seu inventor, Douglas C. Engelbart.Ele inventou o mouse do computador em 1964 – duas décadas antes que seria lançado com o primeiro Macintosh da Apple.

O primeiro mouse de computador foi revelada publicamente em 1968 por seu inventor, Douglas C. Engelbart.

A idéia lhe ocorreu quando assistiu a uma conferência de computação gráfica, e ele teve um “brainstorming” de maneiras de mover um cursor na tela. o precoce hardware “mouse” só poderia acomodar até três botões, mas Engelbart sentiu que as futuras versões pode ter até 10 botões de opções maiores de controle .Co-fundador da Apple, Steve Jobs teve uma abordagem muito diferente, o que limita o mouse Macintosh a um só botão para simplificar. O mouse ficou um acessório da  computação obscuro até que a Apple lançou o Macintosh de 128K em 1984. O mouse que acompanha esse sistema de mercado de massa era na verdade uma versão ligeiramente atualizada do mouse criado para o Apple Lisa -. Um computador pessoal menos popular que foi lançado um ano antes do primeiro mouse para Macintosh , modelo M0100, contou com uma bola de borracha para rastreamento, e ligado ao Macintosh através de um conector DE-9. A Apple tem continuado a evoluir o mouse ao longo dos anos, mais recentemente, com o Magic Mouse multi-touch-capaz, lançado no final de 2009. Enquanto o Magic Mouse é muito diferente do primeiro Mouse para Macintosh, ele e mais outros mouses de computador ainda aderem a o mesmo conceito inventado por Engelbart em 1964. Mouses modernos substituíram bolas e com lasers e agora se conectam sem fio, geralmente via Bluetooth, para computadores.

Fonte: Apple Insider

Verificar também

SSD NVMe 2 TB: 6 opções para turbinar velocidade e armazenamento do PC

SSD NVMe de 2 TB é opção para quem deseja melhorar a velocidade geral do …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.