A bola da vez é a IA do grupo financeiro Goldman Sachs, que aponta que a Seleção Brasileira será a grande campeã. Para chegar ao resultado final, a companhia utilizou dados relacionados a desempenho individual de cada jogador e também à performance coletiva dos atletas. Essas informações abasteceram quatro modelos de aprendizado de máquina que as compararam com dados de todas as partidas de todas edições da Copa do Mundo e da Eurocopa a partir de 2005.

powered by Rubicon Project

Segundo a previsão da IA do Goldman Sachs, além do Brasil, Alemanha, Portugal e França também chegarão à semifinal da Copa do Mundo da Rússia. Apesar da empolgação que isso pode gerar, é preciso levar em conta, obviamente, que o futebol tem sempre uma boa dose de imponderável e também que a mesma IA já colocou o Brasil como campeão da Copa de 2014, realizada aqui mesmo.

Recentemente, a simulação da Electronic Arts colocou a França no topo mais alto do pódio da Copa do Mundo. Em 2014, essa mesma simulação acertou ao prever que a Alemanha levantaria o caneco no Maracanã.

Não vai ter jeito, para conhecer o campeão da Copa do Mundo de 2018 será preciso aguardar até o dia 15 de julho. Qual é a sua aposta?