quinta-feira , 28 março 2024

Intel Arc: placas gráficas dedicadas chegam a notebooks em 2022

Intel Arc será a nova marca da Intel para placas de vídeo dedicadas a partir de 2022. O nome começará a aparecer em notebooks futuramente, de acordo com um comunicado divulgado nesta segunda (16). Além de batizar as GPUs, a empresa confirmou que pretende rivalizar com o DLSS da Nvidia e dar suporte a ray tracing em tempo real.

As novas Intel Arc confirmam o investimento em desenvolvimento em hardware para gráficos que vem sendo realizado por alguns anos pela marca e serão opção no mercado hoje dominado por Nvidia com as GeForce e pela AMD com as Radeon.

Apesar do nome novo, muito do perfil técnico das placas já era conhecido. Os designs serão baseados na arquitetura Xe HPG, aposta da gigante de semicondutores para desenvolver uma plataforma de alta escalabilidade: a mesma tecnologia pode ser adaptada para uma GPU integrada de baixo custo, passando por placas de vídeo para gamers e chegando nas aceleradoras usadas em data centers.

Além do anúncio do nome Intel Arc, outra novidade importante diz respeito ao uso de tecnologia similar ao elogiado DLSS da Nvidia. A empresa o chama de super sampling via inteligência artificial (AI).

Apesar de não ter detalhado a solução a fundo, entende-se um recurso de super sampling – o “SS” em DLSS – como um método de extrapolar uma imagem de resolução mais baixa em um resultado de resolução superior, usando inteligência artificial para gráficos de alta qualidade e baixo custo em termos de performance.

Além do DLSS, as Intel Arc também terão a capacidade de gerar efeitos de ray tracing por meio de aceleração em tempo real, algo que depende hoje de hardware especializado no interior do processador gráfico. Atualmente, Nvidia e AMD – além dos consoles da nova geração – oferecem suporte nos produtos mais modernos e robustos.

As novas GPUs dedicadas da Intel já têm codinomes definidos. A série que estreia em 2022 é conhecida como Archemist, enquanto as gerações subsequentes são designadas como Battlemage, Celestial e Druid.

Verificar também

Melhores notebooks de 2024: 6 modelos para comprar

Os melhores notebooks do mercado geralmente vêm com configurações premium e têm valores menos acessíveis. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.