Huawei P50 Pro tem melhor câmera do mundo; Zenfone 8 bate Galaxy S21

O recém-anunciado Huawei P50 Pro é o smartphone com o melhor sistema de câmeras do mundo, superando o Xiaomi Mi 11 Ultra por um ponto (114 vs. 113) no levantamento produzido pelo site DXO Mark, especializado nesse tipo de comparativo. A publicação francesa também divulgou resultados que mostram que o Zenfone 8 da Asus tem tecnologia de câmeras superior ao Galaxy S21, opção mais badalada da Samsung.

O site afirma que o P50 Pro se sobressai em fotos estáticas de desempenho impressionante usando os sensores traseiros. O smartphone se destaca também em vídeos sem ruído e no balanço de branco, além de zoom e foco automáticos de alta qualidade, e boa performance de selfies.

O P50 Pro é formado por um sistema de câmeras com quatro sensores, divididos em principal de 50 MP, teleobjetiva periscópica de 64 MP, ultra wide de 13 MP e um último sensor que, com 40 MP, registra imagens em preto e branco, usado para captar contraste e diferença de brilho, essenciais para a representação fiel de cor e o grande alcance dinâmico. Já as selfies têm 13 MP.

O HDR das capturas registradas pelo P50 Pro é um dos fatores que ajuda a explicar o bom desempenho do produto no levantamento. O DXO Mark indica que tanto fotos e vídeos criados com o celular da Huawei oferecem uma margem ampla de diferença entre tons escuros e claros.

Outros trunfos do aparelho são capturas com baixo nível de ruído e performance consistente em condições variáveis de iluminação. Alta fidelidade de cor, grande preservação de nível de detalhes – mesmo em fotos com o zoom acionado – foram pontos de destaque na análise. Em termos de performance no escuro, os elogios recaíram na exposição eficiente para tirar proveito de cada traço de luz disponível no ambiente.

Embora recheado de elogios, a análise encontrou alguns pontos para criticar no P50 Pro: o foco automático pode falhar em situações de baixa luminosidade, a amostra de pré-visualização no app de câmera não é uma representação fiel da imagem salva posteriormente e algumas limitações de profundidade de campo podem prejudicar fotos com modo retrato em fundos com vários planos diferentes (algo como um retrato com uma parede distante e móveis pelo caminho).

Com 120 pontos no total, o Zenfone 8 também supera o S21 com margem mínima, segundo o DXO Mark. O resultado é significativo porque o aparelho da Asus é mais simples e vem montado com apenas duas câmeras: há um sensor principal de 64 MP e uma câmera secundária ultra wide de 12 MP.

Sem teleobjetiva ou macro, o smartphone da Asus ainda assim atingiu pontuação superior porque, no geral, oferece imagens com boa qualidade. Para o site, o sistema de câmera dupla da Asus é eficiente e registra resultados com bons níveis de exposição, de cor e preserva bem detalhes, independente do cenário.

DXO Mark é um site especializado e que produz análises aprofundadas a respeito de qualidade de câmera e tela de celulares. Os estudos são rigorosos, contam com equipamento e tecnologia própria, além do crivo de especialistas para aferir pontuação em uma série de quesitos importantes na hora de ponderar a qualidade técnica de imagem. A pontuação em cada um dos critérios é levada em conta na determinação da nota final de cada aparelho para comparação em rankings de qualidade de tela e também câmera.

Verificar também

iPhone dobrável pode ser cancelado pela Apple, apontam rumores

O possível e aguardado iPhone dobrável pode ser cancelado pela Apple. Segundo rumores, a fabricante …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.