quinta-feira , 28 março 2024

Google corrige falha no Android que permitia invadir celular por USB

O Google anunciou, nesta segunda-feira (2), que corrigiu 71 erros do sistema Android no patch de segurança liberado este mês. Dentre estes problemas, 68 vulnerabilidades eram consideradas de nível crítico. A reparação envolveu, principalmente, falhas relacionadas a invasões ao celular, como desbloqueio com digital e conexão pela entrada USB dos smartphones. A atualização de segurança estará disponível para os Androids Oreo (8), Pie (9) e Android 10 nas próximas semanas. Entre as falhas, 48 estavam relacionadas aos chips fornecidos pela Qualcomm, responsáveis pelo desempenho do aparelho.

Segundo o boletim mensal de segurança do Android, a invasão ao sistema via entrada USB daria acesso total ao celular: “A vulnerabilidade mais séria podia permitir que um invasor local, usando um dispositivo USB especialmente criado, executasse um código arbitrariamente”. Contudo, vale lembrar que o hacker precisaria de acesso físico ao smartphone para realizar o ataque.

Outra vulnerabilidade crítica solucionada com o update de segurança permitiria acesso remoto ao celular por meio de um arquivo malicioso caso o hacker tivesse privilégio de usuário. Em sua atualização, o Google também corrigiu um problema que permitia que malwares ignorassem os requisitos de interação do usuário e, assim, pudessem acessar suas permissões.

 

Verificar também

WhatsApp testa recurso de transcrição de áudio no Android; confira

O WhatsApp está testando o recurso de transcrição de áudio nativa para dispositivos Android. Especialistas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.