quinta-feira , 28 março 2024

GeForce Experience: saiba fazer o download do software para GPUs Nvidia

GeForce Experience é um software da Nvidia que permite otimizar a performance de jogos e apps. O programa garante acesso a recursos avançados disponíveis nas placas GeForce GTX e RTX da marca, tanto em desktops como em notebooks com GPU dedicada.

Com a aplicação, é possível utilizar a tecnologia Ansel para fazer capturas de tela caprichadas em games, aplicar filtros que mudam os gráficos e habilitar a atualização automática de drivers, por exemplo. Assim, não é preciso abrir o site da Nvidia atrás de uma nova atualização, já que o GeForce Experience checa a disponibilidade um update involuntariamente e pode até baixar e instalar o pacote. A seguir, você descobre como instalar e usar a ferramenta no seu computador.

Como fazer download do GeForce Experience
Passo 1. Você pode acessar a página do GeForce Experience. Apenas clique no botão “Download” para iniciar a cópia do arquivo para o seu computador. Também é possível instalar o software por meio dos drivers da sua placa de vídeo;

Passo 2. Depois do download realizado, execute o instalador;

Passo 3. Com o app instalado e rodando, você será convidado a criar uma conta da Nvidia, ou usar uma já existente para realizar o login no serviço;

Passo 4. Com a criação de conta, ou o login realizado, você será encaminhado para a tela principal do GeForce Experience.

Otimizando com o GeForce Experience
O software da Nvidia conta com uma série de recursos. A oferta deles pode variar de acordo com o modelo da sua placa: GPUs mais recentes, e poderosas, terão acesso a mais ferramentas. Talvez o principal recurso seja a otimização automática de games e apps, que promete adotar as configurações ideais para a melhor performance possível de acordo com o hardware que você possui.

Passo 1. Para fazer as otimizações, clique em “Configurações”;

Passo 2. Em “Configurações”, selecione “Jogos e Aplicativos”;

Passo 3. A princípio, o GeForce Experience deve encontrar sozinho apps e jogos compatíveis instalados no seu sistema. Para forçar uma verificação, clique em “Verificar agora”;

Passo 4. Para otimizar automaticamente apps e games, selecione a opção “Otimizar de maneira automática”.

Atualizando drivers
O GeForce Experience também é uma ferramenta ágil para atualização de drivers de placa de vídeo. O app é capaz de detectar novas atualizações e notificar o usuário no Windows 10.

Passo 1. Clique na aba “Drivers”;

Passo 2. O GeForce Experience vai checar automaticamente o driver instalado no computador com o mais recente disponível. Caso você tenha direito a uma atualização, poderá dar início ao download e fazer a instalação diretamente pelo app.

Como usar o overlay de jogos
O overlay é como uma barra de tarefas que a Nvidia oferece para acessar recursos de driver dentro de games. Com o overlay, é possível capturar tela e vídeo via Nvidia Ansel, aplicar filtros e até iniciar suas transmissões ao vivo.

Passo 1. A primeira dica é configurar um atalho de teclado para ativar o overlay. Por padrão, a combinação de teclas é ALT + Z, mas você pode alterá-la indo em “Configurações”, “Geral”, “Configurações em Overlay no Jogo” e “Atalhos do teclado”;

Passo 2. O overlay consiste numa barra de atalhos para as funções avançadas do GeForce Experience. Em destaque, as funções “Repetição instantânea”, “Gravar” e “Transmissão AO VIVO” possibilitam gravar vídeos e transmitir sua partida;

Passo 3. No canto esquerdo, “Captura de tela” realiza uma screenshot simples da ação na tela, enquanto o “Modo Foto” usa recursos do Ansel para capturas mais criativas e imersivas em títulos compatíveis. Já “Filtro do jogo” permite aplicar filtros que modificam o aspecto gráfico em diversos games;

Passo 4. No outro canto do Overlay você encontra medidores de performance, nos quais é possível checar a taxa de FPS em tempo real, por exemplo. Também é possível acessar a galeria de capturas recentes, atalhos para interromper gravação da câmera e do áudio do microfone e as configurações gerais do Overlay.

Outras funções e configurações
Como mencionamos anteriormente, o nível e variedade de configurações e recursos disponíveis no software da Nvidia vai depender do modelo de placa de vídeo.

Passo 1. Você pode consultar os recursos suportados pela sua GPU em “Configurações” na lista “Recursos”;

Passo 2. Usuários de placas para notebooks podem usar recursos que tornam a operação da GPU mais silenciosa, ou então aumentar o desempenho geral da placa em “Whisper Mode” e “Battery Boost”.

Verificar também

SSD NVMe 2 TB: 6 opções para turbinar velocidade e armazenamento do PC

SSD NVMe de 2 TB é opção para quem deseja melhorar a velocidade geral do …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.