quinta-feira , 28 março 2024

Fim do iTunes: Apple anuncia separação do app em Música, Podcasts e TV

A Apple confirmou o fim do iTunes durante a WWDC 2019, evento para desenvolvedores da empresa que ocorre entre os dias 3 e 7 de junho, na Califórnia, EUA. A partir do macOS Catalina (10.15), o tradicional app de mídia será encerrado e substituído por aplicativos dedicados para TV, Música e Podcasts no sistema operacional de computadores da Apple. A iniciativa, que segue a lógica que já está em prática no iOS, coloca um ponto final no programa que nasceu há 18 anos como reprodutor e loja de mídia.

Vale lembrar que, na época, o popular software revolucionou a forma em que as pessoas compravam música ao promover o acesso a arquivos MP3 via Internet. O iTunes foi uma peça fundamental na popularização dos antigos iPods, bem como das primeiras gerações do iPhone. Nas linhas a seguir, entenda o que muda com o fim do aplicativo.

O encerramento do iTunes também significa mudanças na maneira em que o usuário sincroniza seu iPhone, iPod ou iPad com o computador. A partir do novo macOS, o processo de sincronização com os dispositivos será integrada ao sistema por meio do Finder.

Os novos aplicativos que substituem o iTunes são mais focados em tarefas individuais e apresentam interfaces modernas. O reprodutor de músicas, por exemplo, terá capacidade de analisar o que o usuário consome para indicar novas faixas e artistas. O app Podcasts também conta com ferramenta similar, com a possibilidade de sugerir ao ouvinte outros conteúdos com base naquilo que ele já escuta.

O aplicativo de TV é a plataforma da Apple para os serviços de streaming disponíveis no iOS e no tvOS das Apple TV. Mais que um simples reprodutor de vídeo, o app será a interface oficial para os serviços de streaming, com direito à material de canais como o Showtime e HBO, além de conteúdo exclusivo da Apple, como a série For All Manking, que também foi anunciada durante a WWDC. O aplicativo suporta vídeo em 4K com HDR e é compatível com o Dolby Atmos.

A Apple também afirma que os novos aplicativos terão uma ferramenta de buscas inteligente. Com base em aprendizado de máquina, os apps criam uma hierarquia de resultados mais condizente com o perfil do usuário.

 

Verificar também

Apple pode copiar celulares Samsung e trazer caneta no iPhone; entenda

A Apple entrou com pedido de patente de uma nova Apple Pencil com sensor óptico …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.