Feliz aniversário Google! Motor de busca celebra 15 anos desde o seu início humilde em uma garagem do Vale do Silício

Setembro marca 15 anos desde que os graduados Larry Page e Sergey Brin criou um  pequeno “web crawler” nevegador de uma garagem no Vale do Silício, que passou para se tornar o maior motor de busca do mundo.

O site foi originalmente chamado BackRub, mas foi mudado em 1997 para o Google – um erro de ortografia da palavra googol, que é um termo para o número um seguido de cem zeros.

Há um pouco de confusão em torno de quando o aniversário oficial do Google é, mas relatos afirmam papéis para incorporar a empresa foram registradas em 04 setembro de 1998. A empresa foi incorporada, três dias depois eo domínio foi registrado em 15 de setembro.

navegador_google
Um screenshot da versão beta do Google: setembro marca o 15 º aniversário de quando o Google foi incorporado pela primeira vez pelos fundadores Larry Page e Sergey Brin. A empresa começou em uma garagem no Vale do Silício em 1998 e é hoje a maior do mundo busca motor com mais de 13 bilhões de buscas por mês

Google, no entanto, agora celebra oficialmente o evento com um Google Doodle em 27 de setembro.

Acredita-se que esta data foi mudada como uma tentativa de ganhar a cobertura da mídia há alguns anos, num momento em que o Yahoo estava ganhando terreno no Google.

O local é agora um motor de busca número um do mundo e seu nome tornou-se assim sinônimo de busca, agora é usado como um verbo em seu próprio direito.

Apesar de suas origens humildes em uma garagem alugada que pertencia a Susan Wojcicki – Brin agora sister-in-law – a empresa agora tem mais de 70 escritórios em mais de 40 locais do mundo, incluindo Londres, com a sua sede – conhecido como o Googleplex – em Mountain View, Califórnia.

Seu tamanho e sua reputação cresceu rapidamente nos primeiros anos, com três mil milhões de documentos da web no índice do Google em dezembro de 2001.

Inovações posteriormente lançados pelo Google, que se tornaram parte da vida cotidiana incluem o Google Maps, Google Streetview e o Google Earth, cada um mostrando o quanto a empresa agora se estende por todo o globo.

Seu sistema operacional Android também é o software móvel mais popular do mundo e tem uma parceria com fabricantes como Asus e LG para lançar uma série de dispositivos de best-sellers como o Nexus 4 smartphone e tablet Nexus 7.

Google também comprou a Motorola em 2011 e um novo aparelho Moto X está prevista para o final deste ano.

Olhando para o futuro, o Google Glass é um dos mais recentes produtos da gigante de internet, com o objetivo de oferecer conectividade mãos livres ativado por voz através de um dispositivo wearable.

Além disso, o Google criou uma gama de carros de auto-condução que utilizam sensores e tecnologia de mapeamento para viajar ao redor das cidades sem um condutor.

Especialistas do setor têm elogiado Google para o seu sucesso, no entanto, alguns têm questionado quanto tempo ele pode ficar no topo.

Joseph Lampel, professor de estratégia da Cass Business School, City University London, disse que o Google teve que continuar a inovar para se certificar que ficar à frente da curva para sobreviver nos próximos 15 anos. 

Professor Lampel disse: ‘Eu não estou surpreso que eles tenham sobrevivido até aqui, mas se você está perguntando se eles vão sobreviver até que eles são 25 ou 30, isso é outra questão. 

article-2411002-1B9DC4AB000005DC-286_306x423article-2411002-1B9DC4AF000005DC-839_306x423

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ele disse que houve aumento da concorrência a partir de motores de busca de mercados emergentes, especialmente na Ásia, e acrescentou: “o Google pode não ser capaz de manter o seu nível de domínio, se a indústria se abre para os concorrentes.

“A questão surge também da própria função da Google. O negócio motor de busca irá mudar na próxima década em novas tecnologias e novos dispositivos.

Professor Lampel atribuiu o sucesso do Google à sua velocidade na adição de serviços ao seu motor de busca e seu impulso em hardware com produtos como vidro Google.

“Ao todo, eles fizeram muito bem, e eles tiveram uma enorme influência, sem dúvida”, disse ele.

Colin Cieszynski, analista sênior de mercado da CMC Markets, disse: “É realmente incrível quando você pensa sobre whatGoogle tem feito ao longo deste período de tempo.

A GOOGLE CRONOLOGIA: Marcos e PRINCIPAIS LANÇAMENTOS

article-2411002-1B9EB1D6000005DC-759_628x376

Setembro 1998 – Google Inc. é fundada por Larry Page e Sergey Brin

Julho 2000 – Google se torna o maior motor de busca do mundo e até dezembro tem 1 bilhão de índices

Julho de 2001 –  busca de imagens é lançado

Fevereiro de 2003 – Google compra plataforma de blogs Blogger

Março de 2004 –  lança o Gmail

Outubro de 2004 – Google lança Desktop Search e por atingir 8 bilhões de índices até dezembro

Junho de 2005 – Um mês movimentado para Google com o lançamento do Google Earth, Maps, Talk e Vídeo

Julho de 2005 – Android é comprado pelo Google

Outubro de 2006 – Google compra site de vídeo YouTube

Setembro 2008 – índice de Pesquisa atinge 1 trilhão e o navegador Chrome é revelada

Julho 2009 – Google lança o seu Chrome OS para netbooks

Julho de 2010 – O primeiro aparelho de smartphones  Nexus – o Nexus One – é lançado 

Agosto de 2011 – Os planos são para que o Google anunciou a compra da Motorola Mobility

Março de 2012 – Google lança loja de jogar com aluguel de TV e cinema, bem como aplicativos

Junho de 2012 – Primeira Google tablet, fabricado pela Asus, lançamentos chamado Nexus 7 e Google Glass é revelada

Junho de 2013 – Google compra empresa de mapeamento e navegação Waze para aumentar seu software de mapeamento e capacidade carro que dirige sozinho

Junho de 2013 – Google balões equipados com transmissores de internet lançado

 

“Eles tomaram a liderança na segunda onda de sucesso da internet, tornando-se a principal empresa. É como se houvesse um abalo, e eles são os únicos que terminaram no topo.

‘Yahoo tem lutado junto, mas muitos outros caíram no esquecimento. Eles continuaram a inovar. A questão é: quanto tempo você consegue ficar em cima de todos os outros?

“Mas este aniversário é incrível para eles – eles ainda estão no topo. Para dominar por tanto tempo é surpreendente. “

Apesar de a data ter sido atingido, o Google não pode ser marcar o evento até o final do mês – tendo colocado para fora do ano passado Google Doodle para comemorar seu 14 º aniversário no dia 27 de setembro.

Uma porta-voz do Google não seria tirada sobre se os usuários podem esperar nenhuma surpresa de aniversário em setembro.

No ano passado, um Doodle do Google mostrou um bolo de aniversário com 14 velas, que tiveram fatias removidos até que o nome do motor de busca surgiram.

Google tradicionalmente marca o seu aniversário com um Google Doodle, como este que foi revelado para comemorar o seu 10 º aniversário. Até 2005, o aniversário Doodle foi inaugurada em 7 de setembro, mas desde essa data o Google agora libera-lo em 27 de setembro
Google tradicionalmente marca o seu aniversário com um Google Doodle, como este que foi revelado para comemorar o seu 10 º aniversário. Até 2005, o aniversário Doodle foi inaugurada em 7 de setembro, mas desde essa data o Google agora libera-lo em 27 de setembro

O primeiro Google Doodle, que é quando o logotipo da Google é alterado na página inicial do site em comemoração de um evento particular, foi em 1998 para marcar o festival Burning Man.
Em maio de 2012, o Google lançou seu primeiro Google Doodle interativo para acelere o 30 º aniversário do jogo de arcade Pac-Man, em associação com a Namco.
Searchers jogar Pac-Man no seu navegador clicando no botão “Insert Coin”.
Quando os jogadores pressionado este botão uma segunda vez, um segundo jogador que entrar no jogo como Ms. Pac-Man.
O jogo era tão popular, o Google tornou-se um local permanente após o Doodle havia sido removido.
Mais tarde no mesmo ano, o Google lançou seu primeiro animado Google Doodle para 70 º aniversário da marca de John Lennon com um pequeno clipe de sua canção “Imagine”.
A Doodle semelhante foi lançado, usando um clipe da rainha “Não Stop Me Now ‘canção, ao 65 º aniversário da marca de Freddie Mercury, em setembro de 2011.

Verificar também

Windows 10 vai acabar? Saiba como atualizar e tire dúvidas sobre mudança

A Microsoft anunciou que o Windows 10 chegará ao fim no dia 14 de outubro …

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.