quinta-feira , 25 abril 2024

Entenda a importância do cooler para notebook

Notebooks em alta temperatura podem ocasionar inúmeros problemas à máquina. Para isso, é fundamental ter um bom sistema de resfriamento. O cooler para notebook é peça essencial para a alta performance e vida útil de seu aparelho.

Como funcionam

Os coolers exercem um papel primordial nos aparelhos eletrônicos. Basicamente, sua estrutura é fiel ao ventilador comum que conhecemos. Com pequenas hélices (ventoinha), são responsáveis por evitar superaquecimentos da máquina e pela conservação de inúmeros componentes.

Em PCs, é comum a presença de dois coolers internos: um para resfriar o processador e outro para diminuir o calor da fonte de alimentação. Na maioria dos notebooks, só há um.

Eles funcionam de modo preventivo. Ao ligar a máquina, são ativados para verificar o nível de calor. Feito isso, eles podem pausar o funcionamento, no caso de temperatura estável, ou continuar trabalhando, ao constatar alta temperatura. Isso persiste a fim de manter um bom funcionamento do notebook.

Tipos de cooler para notebook

Existem alguns modelos de cooler que podem suprir a necessidade para cada notebook. São eles:

  • Air Cooler: modelo à base de ar. O mais comum e utilizado nos aparelhos. Recomendado para máquinas que não exigem tanto do processador;
  • Water Cooler: esse tipo de cooler é à base de “água”. Na realidade, dispõe de um líquido específico; é mais eficiente que o Air Cooler, dependo da operação;
  • Heat Pipe: modelos mais incomuns, porém, mais efetivos. São sistemas de transferência de calor, ou seja, apresentam um dissipador e um líquido entre os tubos, o que vai gerar uma refrigeração mais rápida;

Coolers externos

Se o ambiente que estiver a máquina não apresentar boa ventilação, o trabalho do cooler para notebook será mais dificultoso. Diante disso, é habitual optar por um cooler externo para o notebook.

Ele vai auxiliar no trabalho do cooler interno e permitirá uma performance muito mais agradável do aparelho. Geralmente, esses dispositivos externos são aderidos pelo público gamer, já que, na maior parte da vezes, jogos demandam um esforço excessivo do processador, placa-mãe e placa de vídeo.

Suporte com cooler (Coolers Bases)

Suportes para notebook com coolers inclusos (Coolers Bases) estão em alta no mercado. Com entrada USB, podem quebrar um galhão, uma vez que saem mais em conta se comparados com outros modelos de refrigeração.

Como conservá-los

Para não passar apertado e contar sempre com coolers de alta performance, é necessário fazer a perfeita conservação e tomar alguns cuidados ao utilizar o notebook.

Um grande vilão para os coolers é a superfície utilizada pelo notebook. Jamais utilize o aparelho em bases moles e irregulares, como é o caso de almofadas, sofás, camas, entre outros. Deixar no colo também não é nada recomendado.

Atente-se às saídas de ar, onde se encontram dissipador e o próprio cooler. Jamais impeça essa ventilação.

Outro item importante é a limpeza periódica. A cada três ou quatro meses, leve seu notebook à assistência técnica para que toda a poeira e sujeira sejam limpas, o que vai evitar – e prorrogar – a danificação do cooler de seu aparelho.

e estiver no momento de fazer a troca, confira em  nossas unidades alguns modelos de cooler para seu notebook.

Verificar também

Melhor notebook custo-benefício em 2024: 6 modelos para comprar

Os melhores notebooks com bom custo-benefício precisam oferecer uma configuração capaz de executar sistemas modernos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.