quinta-feira , 25 abril 2024

Dez dicas para Chrome que vão facilitar sua vida

O Chrome oferece uma série de recursos “escondidos” que podem facilitar a vida dos usuários. O navegador do Google permite, por exemplo, abrir diferentes perfis de usuários em um mesmo computador e criar atalhos de seus sites favoritos na Área de Trabalho do PC. O browser também possibilita retomar facilmente as abas fechadas acidentalmente e garante acesso a uma série de ferramentas inovadoras que ainda estão em testes antes que cheguem à versão estável da aplicação. Confira a seguir uma lista de 10 dicas e truques para melhorar o uso do Chrome.

1. Recursos experimentais

O Chrome oferece vários recursos experimentais, ou seja, que ainda estão em fase de testes e podem, um dia, chegar à versão estável da aplicação. Entre eles, está a ativação da função picture-in-picture para assistir a vídeos, mudar a localização da barra de endereços ou impedir a sugestão de sites a partir do histórico.

Para acessar todas as ferramentas em avaliação, digite na barra de endereço “chrome://flags/”, sem as aspas. Então, é só ativar aquelas que forem de seu interesse e confirmar a escolha no botão “Relaunch now”. O próprio Google ressalta que ao usar esses recursos, é possível perder dados de navegação ou comprometer a segurança ou privacidade no browser.

2. Criar múltiplos perfis

O navegador do Google permite criar diferentes usuários em um mesmo computador. Dessa forma, é possível manter históricos, favoritos, entre outros dados e preferências de navegação separados de acordo com o perfil. A função é muito útil para quem divide o computador com familiares, por exemplo, garantindo maior privacidade para cada um e evitando a perda de informações.

O usuário deve clicar no ícone de um boneco no canto superior direito da tela e clicar em “Fazer login no Chrome” para adicionar a primeira conta. Depois que já houver um perfil vinculado, o ícone será substituído pelo nome do usuário. Logo, é necessário clicar sobre ele, selecionar o item “Gerenciar pessoas” e, na janela que abrir, ir em “Adicionar pessoa”. Em seguida, é só nomear, escolher um avatar e, caso queira, vincular o usuário a outra conta do Google.

3. Abrir resultado da pesquisa em outra aba

Por padrão, a barra de endereços do Chrome também atua como ferramenta de buscas: basta digitar o termo desejado e apertar a tecla enter. No entanto, caso o usuário não queira sair da página na qual escreveu a pesquisa e abrir o resultado da pesquisa feita em uma tab diferente, há uma solução. É só apertar as teclas Alt e Enter ao mesmo tempo, depois que escrever aquilo que procura.

4. Encontrar sites favoritos com atalho da barra de endereços

Há uma maneira muito simples de acessar as páginas marcadas como favoritas, através da barra de endereços do Chrome. Para isso, digite * e, logo, aperte a tecla tab. Em seguida, escreva a palavra ou o termo que deseja encontrar nos favoritos e ele aparecerá dentre as opções.

5. Encontrar itens do Windows na barra de endereços

Você sabia que através da barra de endereços do browser é possível buscar por pastas e itens disponíveis no HD do computador? Para isso, escreva “file:///C:/” (sem aspas) na barra de endereço e aperte a tecla enter. Logo, tudo o que estiver no arquivo C da máquina será exibido no Chrome.

6. Continue de onde parou

Falhas acontecem, o navegador pode fechar sozinho e, com ele, todas as abas que estavam abertas. Caso não se recorde de todos os sites, há uma funcionalidade simples disponível para resolver o problema. Escreva “chrome://settings” (sem aspas) na barra de endereços, role a tela até a opção “Reinicialização” e toque sobre o item “Continuar de onde parou”.

7. Recupere uma aba fechada sem querer

Uma situação comum é fechar, sem querer, uma aba que não desejava. O caso piora se o conteúdo for uma matéria antiga ou o usuário a tenha encontrado após inúmeros cliques. Mas a solução é prática: aperte, ao mesmo tempo, as tecla Ctrl + Shit + T e o navegador recuperará a tab. Caso repita o atalho, o browser vai continuar recuperando as últimas tabs encerradas, em ordem cronológica.

8. Criar atalho de uma página no desktop

Todo mundo tem uma página na web que acessa com frequência e facilitar o acesso a ela é sempre uma boa opção. Basta entrar no site, como o faz habitualmente, clicar no ícone de três pontos situado ao lado da barra de endereços para acessar o menu do Chrome. Arraste o cursor até o item “Mais ferramentas” e clicar em “Criar atalho”. Depois, é só confirmar a escolha na caixinha que surgirá na tela. Ao fechar o navegador, o ícone para a página estará disponível na área de trabalho.

9. Liberar a calculadora
O Chrome permite fazer contas simples diretamente de sua barra de endereços. O usuário pode digitar o cálculo que quer fazer (o sinal de * representa a multiplicação e de / indica a de operação de divisão) e apertar a tecla enter. Logo, será direcionado para a página com o resultado.

10. Mover ou fechar múltiplas abas de uma só vez
Para selecionar múltiplas abas no Chrome, é só manter a tecla Shift pressionada enquanto clica sobre as tabs que desejar. Quando todas estiverem marcadas, é possível removê-las da janela, movê-las para antes ou depois das demais ou fechar todas de uma vez. Para executar essa última ação, é necessário clicar com o botão direito do mouse em uma das abas selecionadas e selecionar a opção “Fechar guias”.

Verificar também

Windows 10 vai acabar? Saiba como atualizar e tire dúvidas sobre mudança

A Microsoft anunciou que o Windows 10 chegará ao fim no dia 14 de outubro …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.