sexta-feira , 19 abril 2024

Como limpar caches do iPhone e apagar dados de apps para liberar memória

Usuários do iPhone (iOS) podem apagar o cache do celular e limpar dados de aplicativos para liberar espaço na memória do celular. O acúmulo de informações em cache pode deixar o funcionamento do smartphone da Apple mais lento durante o uso do sistema ou na abertura de apps. Dessa forma, realizar a limpeza dos dados pode acelerar o smartphone e evitar travamentos.

Os dados armazenados em cache incluem senhas, imagens, scripts de sites e outras informações. Os celulares reúnem esses materiais para que o usuário tenha acesso mais rápido a eles quando visitá-los novamente. Além de ocupar espaço na memória, o acúmulo exagerado dessas informações pode ter efeito contrário. Confira, a seguir, como limpar caches do iPhone e outras soluções para deixar o celular mais rápido.

Limpar cache do Safari
Limpar o cache do Safari eliminará informações armazenadas no navegador, como o histórico de acessos, cookies e dados dos sites visitados, que podem ocupar espaço no celular. Para realizar o procedimento, acesse o app Ajustes e localize o navegador Safari na lista de aplicativos. Então, toque em “Limpar Histórico e Dados dos Sites” e confirme a ação em “Limpar Tudo”.

Vale ressaltar que limpar o cache do Safari também deletará senhas que estejam armazenadas para login imediato no navegador. Portanto, confira os dados antes de realizar o procedimento, pois você será desconectado de sites em que estiver logado. Além disso, o histórico será eliminado de todos os dispositivos em que você possua conta logada no iCloud.

Buscar a opção de limpeza dentro do próprio app
Não há uma opção padrão para limpar o cache de aplicativos no iPhone, mas alguns programas terceiros, como o Spotify, oferecem a opção dentro das suas próprias configurações. Outros serviços permitem excluir informações baixadas nas suas plataformas, como Netflix e Disney+, que possuem um atalho rápido para deletar vídeos baixados para assistir offline. Os apps também mostram quanta memória esses dados estão ocupando no celular naquele momento.

O WhatsApp também possui um gerenciador de armazenamento no iPhone, que permite saber quais conversas possuem mais mídias e ocupam mais espaço no smartphone. Por lá, é possível deletar os arquivos mais pesados e tornar o mensageiro mais leve.

Desinstalar e instalar o aplicativo
Outra opção para limpar cache de apps no iPhone é desinstalar os programas. A ação pode ser feita pelos Ajustes do iPhone, na seção de Armazenamento. Por lá, basta localizar o app desejado e selecionar “Desinstalar app” para removê-lo. Neste caso, o celular ganhará espaço na memória, mas caso o app seja reinstalado, os dados também serão restaurados.

Para apagar os dados definitivamente, é preciso selecionar a opção “Apagar App” – a mesma ação pode ser feita na tela inicial do iPhone, ao pressionar o app e removê-lo manualmente. Nestes casos, os dados não serão restaurados caso você reinstale o aplicativo posteriormente e todos os arquivos serão perdidos. Além disso, há a opção de desinstalar automaticamente apps não usados.

Reiniciar o celular

De modo geral, o iOS faz um gerenciamento correto de memória, mas reiniciar o celular pode ser útil para limpar a memória e garantir que apps ganhem espaço para rodar tranquilamente. Esse processo pode ajudar especialmente o funcionamento de smartphones mais antigos da Apple. Para isso, basta pressionar o botão Power e deslizar o comando da tela para desligar o aparelho.

 

Verificar também

MacBook Air com M3 ou M2? O que muda no laptop da Apple

MacBook Air M3 e MacBook Air M2 são dois notebooks fabricados pela Apple. Ambos fazem …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.