quinta-feira , 28 março 2024

Cinco coisas que, se você fizer, podem danificar a bateria do notebook

A bateria é uma peça fundamental no notebook e que depende de cuidados por parte do usuário, visto que sua substituição ou conserto pode ser um procedimento caro. Por exemplo, expor o laptop ao calor pode diminuir seu desempenho, assim como deixar a bateria chegar a 0% e guardar o dispositivo descarregado.

Confira, a seguir, algumas atitudes que, se você fizer com frequência, podem danificar e diminuir a vida útil da bateria do seu notebook. Assim, você evita problemas como bateria acabando rápido ou laptop que não carrega.

1. Calor excessivo
O inimigo número um das baterias lítio, que usamos em laptops, é o calor. A alta temperatura prejudica o funcionamento do componente, impedindo que ele atinja sua melhor performance e acelerando sua degradação. Por conta disso, é importante garantir que seu notebook trabalhe a temperaturas mais controladas. Algumas dicas são evitar o uso do computador obstruindo as entradas e saídas de ar do sistema de refrigeração, considerar uma limpeza interna e reaplicação de pasta térmica ou investir em uma base refrigerada.

Se você usa algum laptop com bateria removível, pode retirar o componente toda vez que for jogar, ou rodar uma aplicação pesada. Dessa forma, você limita a exposição da bateria ao alto calor interno, gerado pelo próprio laptop nesses cenários.

2. Carregadores genéricos
Nem todo carregador genérico será ruim, mas é grande a chance de que você esteja usando um acessório com especificações erradas para o seu laptop, além do risco de estar danificando o sistema. Ao comprar um carregador novo, fique atento a dois dados técnicos importantes: a voltagem e a amperagem de saída (também informados como “output”). Compare esses valores com os da sua fonte original. Eles deve ser iguais ou, no mínimo, muito próximos para que você reduza os riscos de acidentes e problemas com o carregador.

Um carregador com especificações incorretas pode sobrealimentar a bateria o tempo todo, aumentando o calor e o desgaste do componente. Em casos extremos, um acessório com especificações incorretas pode causar danos irreversíveis nos circuitos de segurança da bateria.

3. Deixar a bateria esgotar

A medição da bateria de um notebook é feita em ciclos. Testes realizados pelo site batteryuniversity.com mostram que bastam 300 ciclos de descarga completa para que uma bateria perca 30% de sua capacidade. Toda vez que carga chega a zero, significa que um ciclo foi encerrado. Assim, evite ir muito além dos 20% para não drenar completamente a energia da bateria do seu notebook.

4. Usar o notebook apenas na tomada
Alguns fabricantes, como a Apple, recomendam usar o notebook dos dois modos: um pouco na bateria e um pouco na tomada. A medida contribui para que o componente esteja sempre calibrado e elimina uma fonte extra de calor, associada ao uso constante do carregador.

A bateria possui um circuito de segurança que detecta quando seu nível atinge 100% da capacidade e passa a bloquear a passagem de mais energia, evitando que a peça sobrecarregue, algo que pode ser bem perigoso. O problema é que essa energia precisa ir para algum lugar e tende a virar calor. Como vimos, o calor compromete o funcionamento da bateria e também diminui sua vida útil. Por isso, é bom evitar deixar o laptop 100% do tempo na tomada.

5. Guardar o notebook com a bateria descarregada
Vamos supor que você vai viajar ou pretende deixar o notebook sem uso por um período longo de tempo, como semanas e meses. Nesse caso, é fundamental que você antes dê uma boa carga na bateria. Mesmo parado, o componente vai perder energia com o tempo, mas, se você carregá-lo carga antes de guardar, vai encontrar a bateria com energia quando for usá-lo de volta. Assim, evita que o dispositivo chegue a 0%. Além disso, é importante guardar o computador em local seco, sem propensão a esquentar demais.

 

Verificar também

Melhores notebooks de 2024: 6 modelos para comprar

Os melhores notebooks do mercado geralmente vêm com configurações premium e têm valores menos acessíveis. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.