sexta-feira , 19 abril 2024

CEO do Google ameaça: Android pode não ser mais gratuito

A União Europeia impôs ao Google multa equivalente a R$ 17 bilhões por concorrência desleal com o Android. Em resposta à penalização anunciada nesta quarta-feira (18), o CEO Sundar Pichai deu a entender que o sistema para celulares poderá deixar de ser gratuito para as demais empresas de tecnologia caso as exigências sejam acatadas.

No entendimento do bloco, a multinacional age de forma ilegal ao obrigar fabricantes de celulares a instalar o navegador Chrome, a ferramenta de busca oficial Google e outros aplicativos em todos os dispositivos.

Pichai publicou um longo artigo no blog oficial da empresa. Ele disse que desobrigar fabricantes de instalar softwares como Google Maps e YouTube em seus smartphones quebraria o ecossistema do Android e prejudicaria a renda da empresa, que diz receber 50% da sua receita de marketing digital da instalação e uso desses apps.

O CEO alertou que o modelo de negócios do Android pode mudar, e que eles consideram cobrar das empresas pelo licenciamento do sistema. Ele também lembrou que usuários têm a opção de excluir os aplicativos instalados de fábrica e que eles estarem lá não obriga ninguém a usá-los.

Para a Google, a União Europeia ignora o fato de que o Android foi criado para dar oportunidade aos usuários e fabricantes. Segundo dados da empresa, por conta do software gratuito, hoje existem mais de 24 mil smartphones, de preços e nacionalidades variadas. Eles acreditam que isso permitiu aos consumidores adquirir celulares de ponta por valores mais baixos.

Verificar também

Passo 3. Confira se há atualizações disponíveis. Se tiver, basta clicar no botão abaixo de “Windows Update”.

O Android 15 pode oferecer em breve conectividade de emergência via satélite para envio de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.