terça-feira , 23 abril 2024

Apple libera iOS 11.4.1 com trava contra policiais e espiões

A Apple implementou no iOS uma tecnologia que bloqueia o acesso de aparelhos usados pela polícias às informações digitais salvas nos iPhones e iPads. O modo chamado de USB restrito impede a troca de informações caso o celular ou tablet esteja sem uso há mais de uma hora.

Presente no iOS 11.4.1, a medida visa aumentar a segurança do usuário, impedindo o roubo de dados por máquinas que descobrem senhas de desbloqueio automaticamente, dificultando o acesso a informações pessoais por hackers, agências de espionagem e, consequentemente, autoridades policiais.

 

A fabricante recomenda que usuários instalem a atualização. Ela está disponível em “Ajustes” → “Geral” → “Atualização de Software”.

Os equipamentos que descobrem as senhas dos aparelhos Apple utilizam a entrada Lightning para testar milhares de combinações em pouco tempo. Em média, as máquinas revelam os códigos em duas horas, permitindo o acesso a fotos, documentos e trocas de mensagens dos usuários. Os dispositivos estavam sendo usados por agências de segurança para desbloquear iPhones de suspeitos na participação de crimes.

Um porta-voz da Apple afirmou que respeita as atividades policiais, mas prioriza a segurança das informações dos usuários. “Colocamos o cliente no centro de tudo o que projetamos. Estamos constantemente fortalecendo as proteções de segurança em todos os produtos da Apple para ajudar os clientes a se defenderem contra hackers e ladrões de identidade a seus dados pessoais. Temos o maior respeito pela aplicação da lei e não projetamos melhorias de segurança para frustrar seus esforços para realizar seus trabalhos”, disse ao site AppleInsider.

O recurso, no entanto, pode não ser tão efetivo quanto parece. De acordo com o site 9to5mac, conectar qualquer aparelho na entrada Lightning, como uma bateria externa, por exemplo, antes do prazo de uma hora expirar, abriria margem para que as máquinas pudessem descobrir as senhas.

A nova funcionalidade está ativada por padrão na nova versão do sistema, mas pode ser desabilitada em “Ajustes” → “Touch ID e Código” → “Acessórios USB”. O recurso estava previsto para ser lançado como novidade do iOS 12, esperado para setembro, mas foi adiantado pela Apple.

O iOS 11.4.1 também corrige problema que impedia que usuários visualizassem a última localização de seus AirPods no aplicativo Buscar iPhone. A atualização promete ainda elevar a confiabilidade de sincronização de emails, contatos e notas.

Verificar também

MacBook Air com M3 ou M2? O que muda no laptop da Apple

MacBook Air M3 e MacBook Air M2 são dois notebooks fabricados pela Apple. Ambos fazem …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.