terça-feira , 23 abril 2024

Apple admite rastrear iPhone 11 Pro mesmo com o GPS desativado

O iPhone 11 Pro estaria tentando acessar a localização do usuário intermitentemente, mesmo quando o os serviços de localização não estão habilitados em nenhum aplicativo ou nas configurações do celular. É o que afirma um pesquisador de segurança do site KrebsOnSecurity, cujo vídeo relatando o ocorrido chegou até a Apple.

De acordo com a publicação, este possível bug no GPS fere a política de privacidade disponível na tela “Serviços de Localização” do iPhone, que informa sobre a possibilidade de desativar completamente a função. Quando isso é feito, a seta diagonal que indica a função desaparece do display.

No entanto, alguns serviços do sistema nesta versão do smartphone da Apple aparentemente continuam a verificar as coordenadas geográficas do dispositivo mesmo com a função desligada, já que o ícone da seta continua a aparecer, periodicamente, depois da desabilitação individual de todos os serviços que usam a função, conforme mostra o vídeo abaixo.

A resposta da Apple

Após compartilhar o vídeo gravado em um iPhone 11 Pro demostrando a situação, o KrebsOnSecurity recebeu uma resposta da Maçã: “Não vemos implicações reais de segurança”, disse um engenheiro da companhia ao site.

O profissional ainda completou: “É esperado que o ícone dos Serviços de Localização apareça na barra de status quando os Serviços de Localização estiverem ativados. O ícone aparece por causa de serviços do sistema que não estão listados nas Configurações”, reforçou o engenheiro.

Desta forma, a Gigante de Cupertino parece admitir que o novo iPhone solicita a localização do usuário sempre que ele se conecta aos dados móveis ou ao WiFi, mesmo que a função tenha sido desativada.

A publicação afirma ter pedido maiores explicações à Apple sobre este funcionamento do sistema de localização mesmo desativado, mas ainda não obteve respostas.

 

Verificar também

iPhone dobrável pode ser cancelado pela Apple, apontam rumores

O possível e aguardado iPhone dobrável pode ser cancelado pela Apple. Segundo rumores, a fabricante …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.