terça-feira , 16 setembro 2025

Apple admite rastrear iPhone 11 Pro mesmo com o GPS desativado

O iPhone 11 Pro estaria tentando acessar a localização do usuário intermitentemente, mesmo quando o os serviços de localização não estão habilitados em nenhum aplicativo ou nas configurações do celular. É o que afirma um pesquisador de segurança do site KrebsOnSecurity, cujo vídeo relatando o ocorrido chegou até a Apple.

De acordo com a publicação, este possível bug no GPS fere a política de privacidade disponível na tela “Serviços de Localização” do iPhone, que informa sobre a possibilidade de desativar completamente a função. Quando isso é feito, a seta diagonal que indica a função desaparece do display.

No entanto, alguns serviços do sistema nesta versão do smartphone da Apple aparentemente continuam a verificar as coordenadas geográficas do dispositivo mesmo com a função desligada, já que o ícone da seta continua a aparecer, periodicamente, depois da desabilitação individual de todos os serviços que usam a função, conforme mostra o vídeo abaixo.

A resposta da Apple

Após compartilhar o vídeo gravado em um iPhone 11 Pro demostrando a situação, o KrebsOnSecurity recebeu uma resposta da Maçã: “Não vemos implicações reais de segurança”, disse um engenheiro da companhia ao site.

O profissional ainda completou: “É esperado que o ícone dos Serviços de Localização apareça na barra de status quando os Serviços de Localização estiverem ativados. O ícone aparece por causa de serviços do sistema que não estão listados nas Configurações”, reforçou o engenheiro.

Desta forma, a Gigante de Cupertino parece admitir que o novo iPhone solicita a localização do usuário sempre que ele se conecta aos dados móveis ou ao WiFi, mesmo que a função tenha sido desativada.

A publicação afirma ter pedido maiores explicações à Apple sobre este funcionamento do sistema de localização mesmo desativado, mas ainda não obteve respostas.

 

Verificar também

Processador mecânico chega onde nenhum computador digital jamais foi antes

Otimização combinatorial Com todos os avanços na informática, ainda não temos ferramentas adequadas para lidar …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *