quinta-feira , 25 abril 2024

Android 8: nove funções pouco conhecidas do sistema

Android O traz uma série de recursos inéditos, como o Picture-in-Picture (que permite assistir a vídeos enquanto se utiliza outros apps), sistema de notificações prioritárias e maior otimização do uso da bateria. No entanto, o percentual de smartphones que receberam a atualização da plataforma ainda é bem baixa, fazendo com que muitos usuários não tenham conhecimento sobre as ferramentas novas menos divulgadas pelo Google.

Para ficar por dentro de todas elas, a gente preparou uma lista com novidades pouco conhecidas do Android 8. Confira a seguir.

1. Seleção de texto inteligente

A seleção de texto inteligente do Android 8 usa a aprendizagem automática nas ações de copiar e colar, permitindo que o sistema reconheça diferentes tipos de conteúdo. Endereços, URLs, números de telefone e e-mails são identificados de forma distinta e, ao serem detectados, podem ativar a execução de aplicativos. Por exemplo, ao selecionar um endereço, o sistema pode exibir a opção de abri-lo no Google Maps. Já ao sublinhar o telefone de um estabelecimento ou de um amigo, é provável que o recurso indique a ação de realizar um telefonema.

2. Ajuste do filtro de luz azul

No Android Oreo, é possível ativar e ajustar a intensidade de luz no modo noturno. Nesse caso, a iluminação fica azulada, tornando mais fácil a leitura em ambientes escuros. Os horários em que o sol nasce e se põe são o que ativam e desativam a coloração, mas, nessa versão do sistema, o usuário é capaz de selecionar a intensidade do tom. A ferramenta pode ser acessada nas configurações de tela do dispositivo, mas não está disponível em todos os dispositivos atualizados.

3. Mudar formato de ícones

Outra novidade pouco comentada é a opção nativa de alterar o formato dos ícones dos apps, sem precisar baixar um tema ou instalar um launcher no smartphone. Para usar o recurso, é necessário estar ativado o modo de uso como Programador. Depois, é só acessar as configurações de tela, ao pressionar por alguns segundo a tela inicial, e acessar o item “Alterar forma de ícone”. Dentre as opções de estilo estão o quadrado, quadrado com cantos arredondados, círculo e lágrima.

4. Modo soneca para notificações

Os usuários do Android Oreo podem colocar as notificações em modo soneca. É possível silenciar um recado por um período que varia de 15 minutos até duas horas. Há ainda a opção de “colocar para dormir” apenas uma notificação específica dentro de um app e não necessariamente todas as mensagens enviadas por ele.

Por exemplo, se em um momento o usuário não puder responder a uma pessoa no WhatsApp, mas quiser lembrar que precisa enviar a mensagem posteriormente, pode colocá-la em modo soneca e o aviso aparecerá novamente após o período estipulado. Para isso, basta tocar sobre a notificação, arrastar o dedo para o lado e clicar sobre o ícone de engrenagem.

5. Autopreenchimento de senhas em apps

O autopreenchimento de login e senhas já existentes no Chrome foi ampliado para os demais apps no Android Oreo. Depois que o usuário optar pelo recurso, ele deverá funcionar em quase todas as aplicações. Segundo o Google, o sistema também está adaptado para trabalhar em conjunto com programas de gerenciamento de senha, que podem acessar apenas as informações necessárias para realizar o preenchimento automático. Por enquanto, somente os gerenciadores LastPass, Dashlane, Keeper e 1Password são compatíveis com a ferramenta, por atenderem os requisitos funcionais e de segurança estabelecidos.

6. Conectar automaticamente a redes Wi-Fi

A versão mais recente do sistema operacional do Google conta com um recurso que conecta o smartphone a redes Wi-Fi automaticamente, mesmo quando a opção “Wi-Fi” está desativada. A função é uma boa aliada para quem esquece de ligar o Wi-Fi e acaba gastando os dados móveis quando chega em casa ou no trabalho. Ao ser ativada a ferramenta, o sistema faz uma varredura periodicamente e, ao detectar uma rede salva, faz com que o dispositivo se conecte a ela.

7. Desativar notificações de programas em segundo plano

O Android 8 passou a notificar quando determinados programas estão rodando em segundo plano. O problema é que, dependendo da quantidade de apps em atividade, esses alertas podem atrapalhar. A ideia é útil, uma vez que o sistema permite desativar os apps que rodam em segundo plano. Caso esses alertas se tornem inconvenientes, eles podem ser desativados facilmente, ao pressioná-los por alguns segundos e acessar as opções referentes.

8. Impedir que apps rodem em segundo plano

Agora é possível desativar os programas que rodam em segundo plano. A funcionalidade é útil já que quanto mais apps executados simultaneamente, maiores as chances de surgirem travamentos ou problemas na execução de diversos aplicativos. O próprio sistema limita o uso de aplicativos ociosos, mas o usuário pode impedir que eles rodem em segundo plano manualmente em poucos passos.

Para isso, primeiramente, é necessário que o aplicativo esteja atualizado para o Android 8. Depois, nas opções de gerenciamento do programa específico, o usuário pode optar por desativar a atividade em segundo plano. Facebook, Musical.ly, Instagram e Google Play Services são alguns dos exemplos de softwares que permitem encerrar a execução quando não estiverem sendo utilizados de forma prioritária.

9. Instalar apps que não estão na Google Play Store

A instalação de apps fora da Google Play Store ficou um pouco diferente no Android Oreo. O usuário do sistema pode dar autorização para que ferramentas específicas façam o download de aplicativos de fontes desconhecidas. Além disso, após dar permissão para que um APK seja baixado no smartphone, o programa poderá também realizar atualizações e instalações futuras, sem precisar mais de qualquer aprovação.

Com informações de Android Developer e Cnet

Verificar também

Passo 3. Confira se há atualizações disponíveis. Se tiver, basta clicar no botão abaixo de “Windows Update”.

O Android 15 pode oferecer em breve conectividade de emergência via satélite para envio de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.