quarta-feira , 24 abril 2024

Android 12: Google cria forma de controlar celular sem tocar na tela

Futuros celulares com sistema Android podem incluir um novo recurso digno de filme de ficção científica: o controle a partir de expressões faciais. Na prática, é como se o smartphone entendesse as feições do usuário. Este recurso está presente numa versão prévia do Android 12 ainda em desenvolvimento (Beta 4).

Até o momento, a lista de gestos inclui opções como levantar as sobrancelhas, abrir a boca, sorrir, além de olhar para cima, para o lado direito e esquerdo. Nos testes realizados pelo site XDA Developers, ao abrir a boca, o smartphone abriu o painel de notificações do aparelho. O recurso foi nomeado pelo Google de Camera Switch, algo como Interruptor de Câmera em tradução livre.

O Google também disponibilizou uma extensa lista de ações compatíveis, que podem ser associadas aos gestos citados acima. Desta forma, sem tocar na tela, o usuário deve ser capaz de retornar para a tela inicial do sistema, rolar uma página para baixo e para cima, ou virar a tela da interface para um lado ou para outro. Também seria possível acessar os ajustes rápidos do Android 12, por exemplo.

Sempre que o recurso Camera Switch está ligado, o Android 12 deverá indicar na barra de status da interface principal que a câmera está sendo usada, o tempo todo. Esta também é uma forma de alertar o usuário sobre a sua privacidade.

A nova tecnologia utiliza o algoritmo de reconhecimento facial para detectar os diversos pontos de “movimento” do rosto do usuário. Inclusive, como podemos observar nas capturas de tela do XDA Developers, será possível até mesmo configurar a sensibilidade do reconhecimento facial, pois o recurso seria capaz de perceber se o dono do aparelho abriu pouco ou muito a sua boca.

A edição final do Android 12 será lançado em 2021 para dispositivos compatíveis, ainda sem uma data específica, com a promessa de melhorias em privacidade, assim como no iOS, ferramenta para personalização visual e outras dez funções atualizadas.

 

Verificar também

Passo 3. Confira se há atualizações disponíveis. Se tiver, basta clicar no botão abaixo de “Windows Update”.

O Android 15 pode oferecer em breve conectividade de emergência via satélite para envio de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.