sexta-feira , 19 abril 2024

Android 11: dez coisas que você precisa saber sobre a atualização

O Android 11 é o novo sistema operacional do Google. O software, lançado oficialmente na última terça-feira (8), está disponível por enquanto para celulares Google Pixel e os modelos Xiaomi Mi 10 e Mi 10 Pro. A atualização traz funcionalidades que facilitam gerenciar conversas de diferentes apps no menu de notificações, além de novas opções de configuração de privacidade.

A nova versão, popularmente conhecida como Android 11R, chega ainda com funções nativas esperadas por usuários como, por exemplo, a gravação de tela do celular. Confira, na lista a seguir, dez recursos inéditos do Android 11.

1. Agrupe as notificações de conversas
A versão mais recente do Android permite agrupar conversas em balões flutuantes, de maneira similar ao Messenger do Facebook. Dessa forma, chats em apps de mensagens como o WhatsApp e o Telegram poderão ser acessados por meio de balões. Assim, não será necessário sair de uma página de pesquisa do Chrome ou de outro app para responder amigos e familiares, por exemplo.

Além disso, no Android 11 a barra de notificação será separada em duas seções: a primeira terá as conversas, enquanto a segunda seguirá com as notificações gerais do sistema. A nova atualização também permitirá atribuir selos de prioridade para chats importantes e, com o recurso, as mensagens ficarão disponíveis no topo da barra de notificações do Android e na tela de bloqueio do celular.

2. Gravação de tela

Com a atualização do Android 11, o sistema ganha um recurso nativo aguardado pelos usuários: a gravação de tela. A nova função não requer download de aplicativos extras para funcionar e permite gravar a tela do celular capturando sons: do microfone, para áudio externo, ou do próprio áudio do smartphone.

3. Novos emojis

 

Com a atualização do Android 11, o sistema ganha um recurso nativo aguardado pelos usuários: a gravação de tela. A nova função não requer download de aplicativos extras para funcionar e permite gravar a tela do celular capturando sons: do microfone, para áudio externo, ou do próprio áudio do smartphone.

O Android 11 também chega com mais emojis em sua plataforma: são 117 carinhas inéditas. Dentre os novos emojis estão uma carinha com uma lágrima e sorriso no rosto, duas pessoas se abraçando, um homem usando um véu e uma mulher de smoking, e uma pessoa alimentando um bebê. Também foram adicionados novos insetos, legumes e frutas, incluindo uma barata, minhoca, besouro, pimentão, azeitonas e mirtilo, além de novos objetos.

4. Mais opções para configurar a privacidade de dados

O Android atual traz outra função relevante em termos de privacidade de dados, dando maior autonomia aos usuários. A partir de agora, o sistema possibilita permissões únicas, ou seja, você pode deixar que o app use microfone, câmera e GPS do celular apenas uma vez. Quando for utilizar esses recursos novamente, o Android revoga as permissões, de forma que o aplicativo deverá pedir o acesso novamente.

Outra novidade é o auto-reset nas permissões de aplicativos pouco utilizados. Quando o Android notar que determinado aplicativo não é mais usado por algum tempo, ele pode redefinir as permissões usadas pelo app, conferindo maior proteção aos dados dos usuários.

5. Conecte o celular ao carro sem cabo
O Android Auto não precisará mais de fios para funcionar. O recurso, que permite acessar os aplicativos do smartphone no visor do carro, não vai mais necessitar de conexão de cabos. Com o Android Auto, usuários podem receber ajuda da Google Assistente e controlar funções do celular por meio de comandos de voz — é possível colocar uma música para tocar no Spotify ou receber instruções de rotas pelo Waze, por exemplo.

6. Novas customizações do modo escuro
O Google segue aprimorando o modo escuro no Android, função que faz sucesso por tornar a tela do celular preta. A versão atual chega permitindo maior customização do smartphone com o tema escuro. A nova ferramenta permite associar temas claros e escuros aos horários em que o sol nasce ou se põe ou, ainda, possibilita a personalização dos temas, definindo a ativação do modo claro ou escuro para momentos específicos do dia.

7. Mais controle dos dispositivos de reprodução de mídia

O Android 11 também promete rapidez e agilidade para gerenciar dispositivos de mídia. No player disponível na tela de bloqueio, o usuário poderá selecionar qual aparelho conectado ao celular vai reproduzir a canção, facilitando a troca de áudio de fones de ouvido para outros gadgets, como caixinhas de som, por exemplo.

8. Selecione os apps mais usados para compartilhar
A atualização do Android 11 também vai permitir maior personalização na hora de compartilhar arquivos ou enviar mensagens entre apps. Com o novo sistema, será possível escolher os aplicativos exibidos na aba de compartilhamento, para que o usuário não perca tempo na hora de enviar algum conteúdo. Assim, se você costuma usar o Gmail para partilhar links, por exemplo, poderá fixar o ícone do app em primeiro lugar na aba em questão.

9. Mais dispositivos smart no menu energia

Com o Android 11 vai ficar mais fácil de controlar os dispositivos inteligentes em casa. Apertando e pressionando o botão de desligar, a atualização acessa um menu com os aparelhos conectados e permite desligar as luzes de cômodos, trancar portas, modificar a temperatura do ambiente e controlar o aspirador de pó. A atualização reúne diversos itens smart em apenas uma área para controle, sem precisar utilizar outros apps, por exemplo.

10. Jogo escondido do gato
Os easter eggs, uma espécie de surpresa oculta em filmes, séries e jogos, são bons conhecidos do sistema operacional do Google. As charadas ou surpresinhas são escondidas em todas as versões do Android, desde o 2.3. Para encontrá-las, são necessários alguns passos, como acessar as configurações do dispositivo, ir até a seção sobre o celular e atribuir alguns toques contínuos sobre a tela com a versão do Android para que algo misterioso apareça no smartphone.

Essas charadas costumam ser interativas, como a do Android 4.1, por exemplo, que permitia brincar com as balinhas Jelly Bean do sistema operacional. Ou, ainda, no Android 5.0 e 6.0 que trouxeram um jogo similar ao Flappy Bird, que ficou extremamente popular no ano de lançamento das versões do sistema operacional.

No Android 11 não seria diferente. O easter egg desta vez lembra o da versão 7.0 do sistema operacional, com um jogo para encontrar gatinhos no celular. A charada permite encontrar novos gatinhos perdidos pelo celular, interagir com eles e renomeá-los.

Via Android 11, Google, TechRadar, Android Authority e Android

Verificar também

Windows 10 vai acabar? Saiba como atualizar e tire dúvidas sobre mudança

A Microsoft anunciou que o Windows 10 chegará ao fim no dia 14 de outubro …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.