segunda-feira , 29 abril 2024

AMOLED vs LCD – Qual é a diferença?

Tecnologia de exibição é muitas vezes um campo de batalha chave quando se trata de topo dos aparelhos de linha. Mas não é apenas exibir resolução e tamanho de tela que você encontrará em uma folha de especificações,a  fabrica também lista os diferentes tipos de exibição para escolher entre os telefones. Muitas vezes você vai achar que a fabrica opta por um determinado tipo de exibição, como a Samsung com a tecnologia AMOLED ou HTC optar por LCD, citando algumas vantagens sobre a tecnologia das competições.

Então, vamos descobrir se realmente há uma diferença notável entre estas duas tecnologias de telas, se não houver o tipo de diferenças que podemos esperar, e se a empresa hype do marketing é para ser acreditado.

A tecnologia

Primeiro de tudo, vamos rapidamente sobre as diferenças tecnológicas entre os dois tipos de exibição antes de nos aprofundarmos em como isso afeta a experiência do consumidor.

Vamos começar com LCD, que significa Liquid Crystal Display. As propriedades desse cristal líquido é um pouco complicado, mas a coisa mais importante a saber é que o líquido cristais destorcer quando uma carga elétrica é aplicada a eles, o que afeta a freqüência da luz transmitida através dele.Combine isso vai dois painéis polarizados e você pode controlar o fluxo de luz por torcer e destorcer as moléculas de cristal.

No entanto, estes materiais de cristal líquido não emitem luz própria, por isso a luz de fundo é usado por trás da camada de filtro para gerar luz. Uma grade de circuitos integrados é então utilizado para controlar cada pixel, através do envio de uma carga para baixo em uma linha ou uma coluna específica. As cores são criadas pelo uso de vermelho, verde e azul filtros, conhecidos como sub-pixels, que são então misturados com graus variados para produzir diferentes cores.

A construção de um pixel de LCD vermelho.
A construção de um pixel de LCD vermelho.

AMOLED, por outro lado, utiliza lotes de pequenos díodos emissores de luz (LEDs coloridos), para produzir luz e cores diferentes, o que parece um pouco mais simples. Ao ajustar a tensão e, portanto, o brilho, de cada um desses LEDs vermelhos, verdes e azuis, você pode criar uma ampla gama de cores, ou falta de cores (os negros).

O confronto

A diferença mais notável entre estes dois tipos de tela é a gama de cores que podem ser exibidas. As cores disponíveis que podem ser exibidos são conhecidos como a gama de cores, o qual é uma porção de todas as cores que podem ser observadas pelo olho humano.

A maioria dos tipos de mídia se encaixam na gama de cores RBG padrão, o que mais telas LCD visam corresponder. Isso é muitas vezes porque as telas LCD são considerados o mais natural, mas isso é simplesmente porque ele mais se aproxima da gama de cores usada por outros tipos de mídia.Displays AMOLED oferece uma gama muito maior do que LCDs, o que pode causar imagens para olhar muito mais vibrante.

A razão para a grande diferença reside na forma que estas tecnologias trabalham. Porque os LEDs podem ser controlados individualmente para uma extensão muito maior, e o desenvolvimento não é tão preocupados com a qualidade de filtros, como é o caso com LCD, que permite a visualização para produzir uma ampla gama superior, devido à mistura de cores primárias. Outra vantagem é a de AMOLED um maior controlo sobre os negros, o que é conseguido por escurecimento ou desligar os LEDs individuais.

Uma comparação entre a gama de display AMOLED do Galaxy S4 e display LCD do One HTC. A forma curva representa o espectro visível, o triângulo preto é a gama sRGB e da linha branca é gama de cada monitor. Observe os greens adicionais e azuis com a S4.
Uma comparação entre a gama de display AMOLED do Galaxy S4 e display LCD do One HTC. A forma curva representa o espectro visível, o triângulo preto é a gama sRGB e da linha branca é gama de cada monitor. Observe os greens adicionais e azuis com a S4.

No entanto, uma vasta gama de cores nem sempre é melhor, pois pode levar a imagens parecem saturado e pode causar fotos para acabar procurando um pouco distorcida em casos extremos.

O curioso aqui é que embora LCD fabrica muitas vezes não estão satisfeitos com a aparência de seus monitores. Em uma tentativa de fazer suas exposições olhar mais vibrante, possivelmente apenas para manter-se com a comercialização de displays AMOLED, algum dispositivo LCD fabricantes muitas vezes mexer com os níveis de saturação, o que também pode acabar arruinando o equilíbrio de cores. Se você está à procura de cores vibrantes, então você é provavelmente melhor fora com um display AMOLED com um balanço de cor decente, ao invés de um display LCD saturado.

Mas nem tudo é má notícia para os displays AMOLED, a tecnologia tem algumas vantagens sobre o LCD. Para começar, o ângulo de visão tende a ser um pouco maior, como a luz só pode viajar através das moléculas de cristal LCDs e painéis polarizados em um ângulo limitado, mas isso pode variar de aparelho para aparelho. LEDs também reagem mais rapidamente às mudanças na tensão do que as moléculas de cristal, o que significa que os tempos de resposta são muitas vezes mais rápido em displays AMOLED também.

Um último ponto a considerar é o consumo de energia. Como os monitores LCD estão constantemente alimentado por uma backlight, eles tendem a usar mais energia do que as telas baseadas em OLED, que pode desligar LEDs ao exibir imagens mais escuras. No entanto, diferentes LEDs coloridos têm diferentes níveis de consumo de energia, assim sorteio de energia é mais consistente e previsível quando usado a tecnologia LCD.

Este gráfico mostra o tempo de vida de d iferentes coloridas PHOLED s. Embora a tecnologia é um pouco diferente de AMOLED, a diferença de expectativa de vida de cores é típico de todos os displays de LED base.
Este gráfico mostra o tempo de vida de d iferentes coloridas PHOLED s. Embora a tecnologia é um pouco diferente de AMOLED, a diferença de expectativa de vida de cores é típico de todos os displays de LED base.

Os diferentes níveis de energia LED também pode encurtar a vida útil dos monitores. Os pixels azuis em displays de LED exigem mais energia para alimentar, mas isso também significa que eles podem queimar mais rápido. Depois de um longo tempo, isso pode resultar em uma ligeira coloração durante uma parte ou a totalidade de um AMOLED.

Assim que ganha exibição

Eu sei que é um policial, e você pode aqui muito isso, mas no final é realmente uma questão de preferência pessoal. Mesmo dentro dos mesmos tipos de exibição existem vários níveis de saturação, gama, e as diferenças de calibração, para escolher o melhor tipo de exibição para si mesmo não é realmente uma ciência exata. Você poderia gostar de monitores LCD da HTC, mas absolutamente odeio o olhar de LG de. Normalmente, quem procura telas mais vibrantes estarão em melhor situação com AMOLED, mas bem construído e devidamente calibrado LCDs podem proporcionar uma aparência mais realista.

Em cima disso, cada tecnologia tem suas próprias vantagens e desvantagens que também valem a pena considerar. Se você está procurando um monitor de longa duração, então você pode ser melhor fora com LCD para evitar a degradação do pixel, enquanto os consumidores que procuram uma vida melhor bateria e uma ampla gama de cores pode ser melhor fora com AMOLED.

Fonte: Android Authority (tradução google)

 

 

 

Verificar também

iPhone dobrável pode ser cancelado pela Apple, apontam rumores

O possível e aguardado iPhone dobrável pode ser cancelado pela Apple. Segundo rumores, a fabricante …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.