quinta-feira , 28 março 2024

Amazon no Brasil e #10YearChallenge são destaques de softwares em janeiro

O mês de janeiro marcou a chegada da Amazon ao Brasil. Antes funcionando apenas como market place para lojistas venderem seus produtos, a plataforma expandiu a operação no território brasileiro, vendendo mercadorias diretamente ao consumidor final, com direito a entrega rápida de apenas dois dias. O assunto chamou a atenção dos leitores do TechTudo e a matéria ocupa o primeiro lugar entre os destaques da editoria Softwares.

Também no mês passado, o Instagram foi palco de um desafio que virou sucesso no mundo todo. O #10YearsChallenge mostrou as mudanças na aparência das pessoas nos últimos dez anos e a brincadeira virou febre entre anônimos e famosos. Além desses, foram destaque o novo serviço de entrega internacional dos Correios, a consulta gratuita a um CPF na Serasa e o aniversário de 15 anos do Orkut. Confira, a seguir, as dez matérias relacionadas a softwares mais lidas no TechTudo em janeiro.

1. Amazon chega ao Brasil
A Amazon anunciou o início das vendas diretas no Brasil. Desde o último dia 22, os consumidores brasileiros podem comprar produtos vendidos e entregues pela própria empresa – até então, o serviço funcionava como um market place, onde as lojas parceiras anunciavam seus produtos dentro do site. Com a chegada do serviço ao Brasil, 15 novas categorias de mercadorias passaram a ser oferecidas pela plataforma, contabilizando 120 mil novos itens no estoque, entre brinquedos, produtos para bebês, beleza e cuidados pessoais. Um novo centro de distribuição em São Paulo também poderá agilizar as entregas, que, em alguns casos, pode ser de apenas dois dias.

2. 15 anos de Orkut

No mês de janeiro, o Orkut completou 15 anos de criação. Mesmo tendo sido descontinuado em 2014, o serviço continua presente na memória dos brasileiros. Para celebrar a data nostálgica, uma lista reuniu algumas curiosidades sobre a rede social do Google. Entre as polêmicas, estão a dificuldade em recuperar as fotos publicadas no extinto site, e a rivalidade entre Brasil e Estados Unidos após a “invasão” brasileira à plataforma. Alguns hábitos comuns entre os usuários também foram lembrados na retrospectiva, como a briga pelo topo dos comentários, o envio de scraps e as comunidades famosas.

3. Rival do Chrome tem funções inovadoras

O número de usuários do navegador Vivaldi vem crescendo, e algumas funcionalidades exclusivas podem ser a motivação. Disponível para Windows, Linux e Mac, o browser permite customizar a área de trabalho, possui um organizador de abas abertas e ainda disponibiliza uma conta de e-mail e blog gratuitos para os usuários que criarem uma conta no serviço. Por outro lado, assim como o Google Chrome, apresenta alto consumo de memória RAM e pode exigir muito do PC.

4. Consulta ao Serasa de graça

O site Serasa Consumidor permite consultar um CPF de graça, para saber se o usuário tem dívidas ativas e está com o nome negativado, o que pode dificultar a liberação de créditos e financiamentos em instituições financeiras. Para fazer a consulta, basta ter em mãos o nome completo, o número do CPF e data de nascimento.

5. Desafio dos 10 anos

O Instagram foi tomado pelo desafio #10YearsChallenge no mês de janeiro. A brincadeira, que pode ser traduzida como “Desafio dos 10 anos”, consiste em publicar uma montagem com uma foto sua em 2009 ao lado de outra atual, mostrando a mudança da aparência com o passar do tempo. O desafio foi lançado no exterior, virando febre entre famosos e anônimos, e logo chegou ao Brasil. Celebridades como Viola Davis, Madonna, Fábio Porchat, Thiaguinho e Isis Valverde publicaram suas montagens e influenciaram os brasileiros a participarem também. Hoje, o Instagram acumula mais de 3 milhões de publicações com a tag.

6. DPVAT 2019
O seguro obrigatório ou DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre), é cobrado anualmente junto à primeira parcela do IPVA, e oferece reembolso de despesas médicas em acidentes de trânsito, além de garantir indenizações em caso de morte ou invalidez permanente. Um tutorial do TechTudo ensinou como consultar a guia de pagamento do DPVAT através do site da Seguradora Líder, responsável pela administração dos pagamentos. Na matéria, também é possível ver a tabela com os valores a pagar, de acordo com o tipo do veículo.

7. Privacidade e segurança na Internet
Uma lista reuniu sete coisas que você nunca deve postar na Internet, para garantir a segurança das informações e a privacidade, evitando a exposição de dados a pessoas mal intencionadas. Não é recomendado publicar, por exemplo, fotos de ingressos de eventos, cartões de crédito, crianças com uniformes escolares ou cartões de embarque em viagens aéreas. Até sua mesa de trabalho pode conter documentos importantes e informações sigilosas, que não devem ser compartilhadas nas redes sociais.

8. Roubo de dados expõe milhões de e-mails
Um arquivo com mais de 773 milhões de senhas e e-mails foi descoberto sob posse de criminosos no mês passado, no ato, um dos maiores roubos de dados digitais da história. Segundo o especialista em cybersegurança Troy Hunt, o arquivo contém cerca de 21 milhões de códigos exclusivos e um bilhão de combinações de e-mails e senhas. Algumas dessas informações já haviam sido roubadas por hackers anteriormente, mas 140 milhões de endereços vazados agora eram inéditos. É possível verificar se você foi afetado através do Have I Been Pwned.

9. Mantendo a privacidade no Instagram

Algumas atitudes simples podem garantir a privacidade no Instagram, escondendo seus posts de pessoas indesejadas. Além de deixar o perfil em modo privado, ações como desvincular o perfil do Facebook, criar um perfil Dix ou uma lista de melhores amigos pode ajudar a exibir informações apenas para quem você deseja. O próprio Instagram também dá opções de controle de exibição dos seus posts, possibilitando ocultar os Stories de pessoas indesejadas, desativar o status “Online” e bloquear perfis e comentários.

10. Novo serviço de importação dos Correios

Já no fim de janeiro, os Correios lançaram o serviço “Compra Fora”, solução para facilitar compras em sites estrangeiros de forma legal. O recurso permite usar um endereço de outro país (por enquanto, apenas os Estados Unidos estão disponíveis) para adquirir legalmente produtos que não têm frete para o Brasil. Ao usar o endereço estrangeiro na compra online, os Correios recebem sua encomenda no armazém e encaminham para o Brasil, após o pagamento do frete internacional e dos impostos. A novidade permite saber o custo exato de frete e impostos antes de a encomenda chegar ao país, além de possibilitar o pagamento com cartão de crédito.

Verificar também

SSD NVMe 2 TB: 6 opções para turbinar velocidade e armazenamento do PC

SSD NVMe de 2 TB é opção para quem deseja melhorar a velocidade geral do …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.