6 recursos do Mac que deixam donos de notebooks Windows com inveja

  • Ainda que a Apple seja bastante criticada pelos altos preços de seus eletrônicos e falta de compatibilidade com produtos de outras fabricantes, os computadores da marca Mac possuem particularidades que podem causar inveja em diversos usuários de Windows. Entre as principais vantagens dos modelos da Maçã destacam-se a eficiência energética de seus processadores, a estabilidade do sistema MacOS, a integração com dispositivos móveis e a qualidade superior de seus aplicativos dedicados. Pensando nisso, listamos seis recursos de computadores Mac que são invejados por donos de computadores e notebooks com Windows. Confira a seguir.
  • Processadores M1, M2 e M3
  • Desde que a Apple inaugurou a série de chips M, com o lançamento do M1 em 2020, seus computadores aumentaram exponencialmente o desempenho, com uma eficiência energética ainda não vista. Isso ocorreu porque a empresa optou por construir os componentes utilizando uma arquitetura baseada em ARM. Essa característica fornece aos chips da série M a condição de executar as mesmas tarefas que os chips mais poderosos da Intel, gastando muito menos energia.
  • Atualmente o chip mais avançado da empresa é o M3 Pro Max. Segundo a empresa, o M3 Max é duas vezes mais rápido que o M2 Max e 2,5 vezes mais rápido que o M1 Max. A arquitetura do componente conta com 16 núcleos de CPU e outros 40 voltados para GPU.
  1. Controle do ecossistema de hardware
    O sistema operacional utilizado em computadores da Apple é o macOS, conhecido por oferecer um controle mais restrito sobre hardware de terceiros em comparação com alguns sistemas operacionais como Windows e Linux. Isso ocorre porque a Apple projeta seu software quase que especificamente para seu próprio hardware. Assim, há uma integração mais próxima entre hardware e software, o que tende a resultar em maior estabilidade e desempenho.

Além disso, ao controlar os drivers permitidos no macOS, a Apple pode garantir um nível mais alto de segurança. Isso envolve a verificação e a certificação de drivers para evitar possíveis vulnerabilidades que possam comprometer a segurança do sistema. Desta forma, dispositivos que dependem de drivers não incluídos no macOS podem não funcionar corretamente ou até serem incompatíveis com o sistema operacional.

  1. Siri
    A Siri, assistente virtual da Apple, pode interagir com o sistema operacional macOS para realizar uma variedade de tarefas, desde a abertura de aplicativos até a alteração de configurações do sistema, como configurações de volume, ativação de modo noturno, envio de mensagens e execução de comandos específicos. Em comparação a outros softwares baseados em Inteligência Artificial (IA), como o Autopilot, do Windows, a Siri pode exercer um controle mais otimizado do sistema, pois é capaz de executar uma maior variedade de tarefas com base em comandos de voz ou de texto.

Entre as vantagens da assistente virtual da Apple ainda pesa a capacidade de controlar eletrônicos de casa inteligente diretamente pela tela do computador ou qualquer outro dispositivo da empresa. Isso significa que você pode usar a Siri para controlar as luzes de sua casa, a temperatura do ar e trancar as portas, por exemplo, enquanto realiza tarefas simultâneas no seu MacBook.

  1. Integração com dispositivos móveis
    Ainda que avanços recentes como o Windows Phone Link tenham aumentado o desempenho da Microsoft no que diz respeito à integração de dispositivos móveis ao desktop, a Apple continua a dominar os recursos e funcionalidades providas pela conexão de forma mais estreita e eficiente. Por exemplo, o recurso Continuity Camera permite conectar a câmera do seu iPhone ao Mac para que você possa usá-la como uma câmera integrada.

Essa ótima conexão entre os dispositivos da Apple também permite que iPads sejam facilmente usados como segunda tela do seu Mac. A função pode ser útil em várias situações, desde aumentar a área de trabalho para tarefas específicas até ter uma segunda tela para referência enquanto trabalha em um projeto no Mac. Além disso, é possível utilizar dispositivos móveis como Apple Watch para desbloquear o seu Mac.

  1. Widgets
    Com o lançamento do novo sistema macOS 14 Sonoma, a Apple passou a disponibilizar recursos exclusivos no que diz respeito a widgets. Se antes eles ficavam situados em uma barra lateral que aparecia e desaparecia, com o novo sistema operacional eles podem ficar dispostos livremente na área de trabalho. Trata-se de uma maneira conveniente e personalizada de acompanhar informações como a previsão do tempo, fuso horário e anotações importantes. Além disso, com o recurso Continuity, é possível adicionar os widgets do iPhone diretamente à área de trabalho do Mac, sem que haja necessidade de instalar os aplicativos correspondentes novamente no computador.
  1. Aplicativos
    A Apple é reconhecida por desenvolver aplicativos próprios que oferecem ótima qualidade, integração perfeita com os dispositivos da Maçã e uma experiência de usuário consistente. No caso do Mac não poderia ser diferente. O editor de vídeos iMovie é considerado melhor que os recursos de vídeo integrados ao Fotos do Windows, devido às suas excelentes ferramentas para organização de mídia, gradação de cores, velocidade, efeitos de tela verde, narração e trilha sonora.

O iWork é outro bom exemplo de aplicativo da Apple que alcança ótimo desempenho. Considerado como uma das principais alternativas gratuitas ao Microsoft Office, o iWork é um pacote de escritório que inclui o processador de texto Pages, o aplicativo de planilha Numbers e o construtor de apresentações Keynote. Além disso, usuários do Mac podem desfrutar do GarageBand, um app gratuito voltado para gravação musical que reflete aproximadamente a estação de trabalho de áudio digital Logic Pro de última geração, ou DCAW.

Verificar também

MacBook Air com M3 ou M2? O que muda no laptop da Apple

MacBook Air M3 e MacBook Air M2 são dois notebooks fabricados pela Apple. Ambos fazem …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.