segunda-feira , 29 abril 2024

5 erros que você comete ao carregar seu iPhone e precisa parar agora

  • É preciso atenção na hora de carregar o iPhone, uma vez que o celular da Apple é conhecido pelo desgaste dE sua bateria. Práticas como utilizar o smartphone enquanto carrega ou deixar o aparelho ligado na tomada durante toda a noite prejudicam a performance e podem culminar em choques elétricos e até explosões, respectivamente. Também é preciso ter atenção a erros como utilizar acessórios piratas ou carregar o iPhone em temperaturas extremas, os quais podem levar a bateria do celular ao superaquecimento ou à inutilização do próprio aparelho. Na lista a seguir, apontamos alguns dos principais erros na hora de carregar o iPhone e dá dicas para prolongar a vida útil da bateria do celular.
  • Usar o iPhone enquanto ele carrega
  • Para algumas pessoas, não utilizar o celular enquanto carrega parece algo quase impossível. É importante, no entanto, respeitar o tempo de recarga do aparelho. Isso porque o processo de recarga, por si só, já gera calor, que pode ser intensificado com o uso do aparelho para responder mensagens, jogar, navegar na Internet, entre outras atividades. Além de impedir a plena recarga, o superaquecimento da bateria pode prolongar a tarefa de recarregar o aparelho e, em casos extremos, culminar em explosões devido às altas temperaturas.
  • Também é importante compreender que todas as baterias têm um número de ciclos de recarga a completar, que são como a vida útil do componente. Próximo a esse número, a bateria deve começar a apresentar uma diminuição gradual da carga total. Utilizar o iPhone enquanto ele recarrega impede que a bateria chegue à carga máxima e deteriora o componente. Portanto, esperar a carga completa é a maneira mais rápida e eficiente de recarregar o seu iPhone.
  • Deixar o iPhone carregando durante a noite
  • Muitas pessoas optam por carregar o iPhone durante a noite, enquanto dormem, para acordarem já com o celular totalmente carregado. Apesar de prático, o hábito não é recomendado pela própria Apple. Segundo a fabricante, os usuários nunca devem dormir com o iPhone durante o carregamento, pois isso pode “resultar em incêndio, choque elétrico, ferimentos ou danos ao iPhone ou a outras propriedades”.
  • Os perigos são ainda maiores se o iPhone estiver coberto e não conseguir ventilar adequadamente durante o carregamento — próximo ou debaixo do travesseiro, por exemplo. “Não durma sobre um dispositivo, adaptador de energia ou carregador sem fio, nem os coloque sob um cobertor, travesseiro ou corpo, quando estiver conectado a uma fonte de energia. Mantenha o iPhone, o adaptador de energia e qualquer carregador sem fio em uma área bem ventilada durante o uso ou carregamento”, orienta a Apple.
  • Deixar a bateria zerar para recarregar
  • Outro erro comum é deixar que o iPhone descarregue totalmente. A prática, assim como recarregar a bateria de zero a 100%, é desaconselhada por muitas fabricantes, incluindo a Apple. Deixar que o componente chegue a 0% reduz a vida útil e pode causar estresse à bateria. Além disso, levar o telefone até os 100% de carga pode enfraquecer as células de recarga, uma vez que muitos carregadores continuam enviando energia mesmo após a completa recarga do aparelho.
  • Para evitar que a bateria tenha sua vida útil reduzida, a recomendação é de que a recarga chegue a apenas 80% do valor máximo. Já para evitar que o componente se aproxime da total descarga, opte por conectar o iPhone a um carregador sempre que a bateria estiver próxima a 20%. Assim, não haverá estresse de energia, e o aparelho deve durar mais com o componente intacto.
  • Usar carregadores e cabos falsos
  • Algo que nenhum dono de iPhone deve fazer é utilizar carregadores e cabos falsos ou de marcas não recomendadas pela Apple. Produtos da Maçã têm padrões de qualidade para garantir o pleno uso e a segurança de quem utiliza os aparelhos. O uso de cabos e carregadores falsos pode ser tentador em função do valor mais em conta, mas a prática pode cobrar um preço alto na hora de substituir uma bateria avariada ou mesmo o aparelho por completo.

Como saber se um carregador de iPhone é original? Conheça 5 dicas
A dica para não ser surpreendido é utilizar produtos que tenham o certificado “Made for iPhone” na embalagem. A Apple fornece esse tipo de certificação para produtos seguros, feitos por ela ou por parceiros que atendam aos critérios de qualidade da marca. Um desses parceiros é a iPlace.

  1. Carregar o iPhone em temperaturas extremas
    É desaconselhável recarregar o iPhone quando o aparelho estiver em temperaturas extremas. O processo de recarga do smartphone já gera bastante calor. Recarregar o celular sob a luz do sol, em ambiente quente ou com a case acaba por intensificar a temperatura do smartphone. Para não correr riscos, faça a recarga do iPhone em um ambiente fresco, sem a capa protetora e sem contato com outros objetos que possam gerar calor.

Caso o aparelho já esteja quente em função de jogos mais pesados ou acesso à Internet, aguarde o resfriamento automático do iPhone. Quando a mensagem indicando temperatura alta desaparecer, coloque o aparelho para recarregar após esfriar. A medida deve ajudar a prolongar a vida útil do iPhone, em especial nos meses mais quentes do ano.

Verificar também

Realme C67 em review: celular traz câmera de 108 MP e Snapdragon 685

ria o review do novo celular da linha C Series — Foto: Letícia Rosa/TechTudo O …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.