segunda-feira , 13 maio 2024
soluciomatica-blog2-recuperadados
soluciomatica-blog2-recuperadados

5 coisas que você precisa saber sobre Recuperação de Dados

Recuperação de dados é o conjunto de técnicas de restauração e tratamento de dados contidos em dispositivos de armazenamento, danificados, falhados ou corrompidos quando não se podem mais ser acessados de modo convencional. Mas isso tudo você já sabe, não é? Nossa equipe fez uma busca por “recuperação de dados” pela internet e achou muita coisa, até mesmo ensinamentos de como fazer por si só esse procedimento. O que nem todo mundo mostra são os riscos dessa tentativa. Não existe um botão mágico que recupere os dados. É necessário muita pesquisa e investimento, pois cada modelo necessita de ferramentas diferentes.

Por isso, juntamos 5 coisas que você precisa saber sobre a recuperação de dados antes de tentar alone ou confiar seu trabalho e/ou lembranças nas mãos de alguém. Confira:

  1. Riscos: muito além do que pensamos
    Além dos erros que conhecemos, o manuseio incorreto do disco e fornecimento de energia inadequado são dois  riscos que muitos não sabem. Os erros humanos envolvem desde uma formatação do disco rígido até a realização de movimentos bruscos, empurrando e carregando o computador ou movendo um HD externo em operação.
  2. O perigo da movimentação
    A mídia dos dados está girando a 7200 rotações por minuto. Nesse contexto, qualquer movimento brusco é capaz de danificar o HD, muitos danos acontecem por movimentação.
  3. Falta de luz ou problemas na fonte
    Falhas no fornecimento de energia elétrica ou uma fonte de alimentação ruim no computador também podem causar uma parada brusca no disco. Os circuitos eletrônicos do HD não estão preparados para isso. Todos os computadores que possuem dados importantes deveriam estar ligados a um no-break ou, pelo menos, a um estabilizador.
  4. Físico ou Lógico
    Uma perda de dados ocorre no nível físico, lógico ou ambos. Danos físicos acontecem devido a infraestrutura precária (falhas elétricas, má acomodação, etc), manuseio incorreto (choques externos, quedas, etc) ou degradação natural do dispositivo (falha nos componentes de leitura e escrita, defeito nos circuitos integrados, etc). Problemas lógicos são causados por exclusão acidental de arquivos, tabelas de partição ou formatação indevida, assim como atualização mal sucedida de sistema ou violação de conteúdo através de acesso não autorizado.
  5. O Procedimento
    Existem diversas variáveis relacionadas ao processo de recuperação de dados. Cada ambiente a ser restaurado exige procedimentos diferentes. As técnicas para recuperar arquivos deletados são diferentes daquelas usadas em um hd formatado, por exemplo. Portanto, experiência, excelência e inovação são essenciais aos profissionais que recuperam arquivos.Aqui na Soluciomática temos equipamentos exclusivos e diferenciados para cada problema citado acima. Confiar seus arquivos nas mãos de quem não entende bem pode gerar muitos problemas para você, sua família ou sua empresa. Possuímos profissionais com alta qualificação para aprimorar e desenvolver softwares, scripts e soluções que possibilitam métodos eficientes de recuperação de arquivos da maneira menos invasiva possível.

    Precisando de um help? Entre em contato com a gente e peça seu orçamento!

Verificar também

App espião: como saber se o seu celular Android ou iPhone é monitorado

Os apps espiões podem monitorar atividades, coletar dados pessoais, acessar a localização do usuário e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.