quarta-feira , 24 abril 2024

4G perto do fim? Conheça apps offline úteis durante as férias

Programas para Android e iPhone (iOS) funcionam mesmo quando não tem conexão.

As férias estão chegando – se é que já não chegaram – e é comum as pessoas viajarem para locais em que o 4G não funciona. Pode ser porque estão no exterior e não querem gastar com roaming, ou porque diversas cidades turísticas brasileiras ainda não contam com ampla disponibilidade de conexão sem fio. Para os momentos offline,fizemos uma seleção de aplicativos úteis que você deveria instalar antes de embarcar rumo ao próximo destino.

É possível assistir filmes, ouvir músicas offline e ler livros e notícias. Além disso, há apps que ajudam a fazer o planejamento da sua viagem e também podem te auxiliar a andar por locais desconhecidos. Os apps funcionam no Android e no iPhone (iOS).

Tempo de férias: dicas matadoras para planejar sua viagem com o celular

Para ouvir música: Spotify

O famoso aplicativo de músicas permite que o usuário da versão paga faça download das faixas para escutar durante o sossego. São 40 milhões de canções, organizadas por artistas, álbuns, gêneros e as mais variadas playlists. O Spotify é capaz de aprender com o gosto musical do ouvinte e fazer sugestões relacionadas. Você pode criar e baixar sua própria playlist de férias, por exemplo. A assinatura do plano premium custa R$ 16,90 por mês.

Para ver vídeos: Netflix

Desde o ano passado, a Netflix permite fazer o download de seus conteúdos no aplicativo para smartphones e tablets. A gigante dos streamings possui um acervo enorme de filmes, séries, desenhos, documentários e shows, incluindo conteúdos originais. Nem tudo que está no catálogo pode ser baixado, mas boa parte oferece essa facilidade.

Nos detalhes do item, é só clicar no botão de download para que você possa assistir mais tarde. A assinatura mensal da Netflix custa R$ 27,90 e o app está disponível no Android e no iPhone (iOS).

Para se organizar: Google Trips

O Google Trips é um gerenciador de viagens que ajuda o usuário a organizar reservas de voos e hotéis, sugere locais interessantes nas proximidades e até faz planejamentos diários. Disponível para celulares Android e iPhone (iOS), o app tem integração com o Gmail e já coleta tudo que tiver relação com viagens, como as reservas que você faz, de forma automática e fácil. O melhor é que o aplicativo permite que tudo seja visualizado também offline.

Para não se perder: Google Maps

Com o app de mapas do Google, você consegue salvar regiões para visualizar e pesquisar endereços e trajetos mesmo sem conexão com a internet. Presente em 220 países, o Google Maps é o mais completo serviço de mapas: ele permite navegação com GPS em tempo real, exibe informações de transporte público, do trânsito e ainda tem detalhes de milhões de locais, como restaurantes, lojas, aeroportos e pontos turísticos. Essencial para explorar qualquer lugar desconhecido. Pode ser utilizado em smartphones Android e no iPhone (iOS).

Veja também: Como usar o download automático de mapas offline no Google Maps

Para não se embananar com idiomas: Google Tradutor

Caso suas férias incluam uma viagem para outro país, o Google Tradutor pode ser muito útil. O aplicativo faz tradução de mais de cem idiomas a partir do texto digitado na telinha do telefone. Algumas delas, incluindo o português, podem também ser traduzidas por voz; no modo manuscrito; ou apenas apontando a câmera do smartphone para uma placa ou rótulo, por exemplo.

Para usar o app offline, é só baixar previamente os pacotes dos idiomas desejados.

Para achar aquela atração imperdível: TripAdvisor

Outro aplicativo voltado para viagens que funciona offline é o TripAdvisor. O serviço concentra informações e opiniões sobre hotéis, restaurantes, atrações turísticas e outros locais em todo o mundo.

Os viajantes podem deixar seus comentários, fotos e avaliações, que ajudam outros a descobrir atividades interessantes ─ e a fugir de problemas ─ em qualquer destino. Você pode ainda criar uma conta e salvar seus favoritos para facilitar o planejamento. É possível baixar o conteúdo referente a uma cidade para acessar depois, sem internet.

Para se divertir com leituras: Pocket

Que tal aproveitar as férias para tirar o atraso na leitura daquelas dezenas de links que você achou ou recebeu nos últimos tempos? O Pocket salva artigos, vídeos e outros conteúdos para que você possa ver mais tarde, inclusive offline. Dá para guardar direto de apps como Facebook e Twitter, com um botão no navegador ou apenas adicionando o link. Além disso, o app, que está disponível para celulares Android e iPhone (iOS), ainda pode ler os textos em voz alta.

Para curtir podcasts: CastBox

O CastBox é um dos melhores agregadores de podcasts e está disponível tanto para celulares Android quanto iPhone (iOS). Por meio do aplicativo, o usuário pode encontrar e assinar gratuitamente podcasts – programas em áudio sobre os mais diversos assuntos – para receber os novos episódios e acessar os antigos, que poderão ser baixados para ouvir quando quiser. O app oferece recomendações com base em categorias ou no seu histórico. São mais de um milhão de podcasts no catálogo.

Para embarcar em novos livros: Kindle

Com o aplicativo do Kindle, não é preciso ter um leitor de e-books para ler os livros virtuais do acervo da Amazon. O app traz uma interface que otimiza os e-books para uma leitura mais agradável no smartphone ou tablet. Você pode, inclusive, fazer ajustes de tamanho do texto e cor de fundo, destacar trechos e marcar páginas.

Os livros podem ser baixados e lidos a qualquer hora. Há ainda a opção de ler o primeiro capítulo de um livro antes de comprá-lo e alguns clássicos da Literatura estão disponíveis grátis. O app Kindle pode ser utilizado em smartphones Android e no iPhone (iOS).

Verificar também

Passo 3. Confira se há atualizações disponíveis. Se tiver, basta clicar no botão abaixo de “Windows Update”.

O Android 15 pode oferecer em breve conectividade de emergência via satélite para envio de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.