terça-feira , 16 setembro 2025

iOS 14: cinco configurações que você deve mudar no seu iPhone

O novo iOS 14 trouxe funções inéditas para os iPhones, como os widgets, a Biblioteca de Aplicativos, fazer prints com um toque atrás do celular, escolher o navegador padrão e usar o modo PiP (Picture-in-Picture). As novidades deixam o smartphone mais interessante e soluciona empecilhos antigos de usuários da Apple, como ter selfies automaticamente espelhadas ou não poder organizar a tela inicial com widgets.


As cinco novas configurações que você precisa mudar no iPhone estão disponíveis com a atualização de software da Apple, o iOS 14. Confira a lista a seguir para saber quais são as novidades e como ativá-las.

1. Biblioteca de Aplicativos
O iOS 14 conta com uma nova opção de organização dos apps. A Biblioteca de Aplicativos facilita a busca por programas porque os categoriza automaticamente de acordo com sua função. Por exemplo, os apps de comunicação como WhatsApp, Instagram e até mesmo Telefone e Mensagens, são reunidos pelo próprio sistema em “Redes Sociais”. Os aplicativos também podem ser categorizados por uso, e os novos downloads aparecem na seção “Adições Recentes”.

A nova tecnologia permite maior organização e otimização no tempo de procura dos aplicativos na interface do celular. A função pode ainda ficar mais personalizada ao mostrar ou ocultar as notificações na biblioteca. Para isso, basta ir até “Ajustes” e escolher em “Aviso de Notificações” se quer ativar ou não a função em “Mostrar na Biblioteca de Apps”. Os ajustes vão além e o usuário pode escolher também onde os aplicativos ficarão logo após o download, na Biblioteca ou tela de início.

2. Configurar apps padrão
Outra novidade do iOS 14 é a possibilidade de configurar aplicativos de navegador e e-mail padrão no iPhone. No iOS 13, a artimanha só era possível com aplicativos de software de código aberto, ou seja, o trabalho era maior e a função não era nativa do celular, podendo causar lentidão no uso do smartphone.

Se o usuário determina um app de navegador e e-mail como padrão, ao clicar em um link de mensagem ou web, o browser de sua escolha será aberto para acessar a página na Internet. O ajuste é fácil: por exemplo, para colocar o Gmail como e-mail padrão, basta acessar os ajustes do app e procurar a opção “App de E-mail Padrão”.

3. Desativar configuração para espelhar selfies

Quando tiramos fotos pela câmera frontal do iPhone, a imagem é automaticamente invertida quando a visualizamos na galeria de fotos, e isso incomodava alguns usuários da Apple. Antes do iOS 14, caso o usuário desejasse espelhar a selfie, precisava recorrer a aplicativos terceiros para realizar a edição. Agora o sistema conta com uma configuração nativa para ativar o espelhamento da câmera nos ajustes da câmera.

4. Usar Picture-in-Picture
O iOS 14 traz uma função para assistir a vídeos enquanto utiliza outros apps do celular. Antes, a reprodução era interrompida automaticamente ao sair do aplicativo. Agora o PiP minimiza o vídeo no canto da tela em um player flutuante para assistir aos clipes enquanto troca de app ou vai até a tela de início.

A função funciona para o FaceTime e aplicativos de conteúdos como Twitch, Netflix, YouTube — em contas Premium. Para ativar esta opção no iPhone, vá até os “Ajustes”, toque em “Geral” e procure por “PIP”.

5. Tirar print com toque atrás
A nova atualização do software da Apple traz novidades para acessibilidade e uma delas é realizar a captura de tela com dois ou três toques, deixando a atividade mais simples e rápida. A ferramenta permite configurar os toques para abrir a lupa, ativar o VoiceOver, entre outras atividades para tornar o celular mais acessível com o Controle Assistivo do iPhone.

Para ativar a função, vá até os “Ajustes” do celular, procure por “Acessibilidade” e selecione a opção “Toque”. Depois, assinale “Tocar Atrás” e escolha se quer dois ou três toques, e qual função será ativada.

 

Verificar também

Processador mecânico chega onde nenhum computador digital jamais foi antes

Otimização combinatorial Com todos os avanços na informática, ainda não temos ferramentas adequadas para lidar …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *